Carlos Mayer
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O carburador que equipa os motores de 4 tempos é totalmente diferente do que equipa os motores de 2 tempos...
Mas a idéia aqui não é estabelecer as diferenças mecânicas entre ambos e sim passar da forma mais simples possível o procedimento de limpeza externa, ou seja, parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta...
Primeiro a localização das peças que iremos trabalhar... Elas estão do lado esquerdo do carburador...
Para esta limpeza não será necessário retirar o carburador. Ela se limitará ao parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta (este é acessado retirando-se o parafuso da marcha lenta)...
Identifique as peças:
Com uma chave Phillips retire o parafuso de marcha lenta (1).
Com uma chave de fenda retire o parafuso de regulagem da mistura ar combustível (2)
Com a ponta da chave de fenda levante o giclê de marcha lenta (3) que é apenas encaixado no carburador.
O parafuso de regulagem ar combustível (2) você pode lavar com gasolina e um pincel (cuidado para não perder a mola). Idem o giclê de marcha lenta (3) porém neste o pequeno orifício de passagem deverá ser desobstruído. Eu uso um dos fios de um cabo de acelerador, freio ou embreagem que passa bem limpando o giclê. Assopre o giclê para ter certeza de que a passagem está livre.
Reinstale o giglê empurrando-o até que encoste no corpo do carburador. Em seguida reinstale o parafuso de regulagem da marcha lenta apertando-o até que a alavanca do acelerador comece a se mexer e pare.
Por fim o parafuso de regulagem da mistura ar combustível. Aperte-o em sentido horário até que encoste no carburador e depois volte o parafuso 2 voltas completas e 1/2 em sentido anti-horário considerando o ponteiro de horas do relógio como base, ou seja, voltas completas...
Ligue a motorizada e após aquecer o motor faça o ajuste fino da marcha lenta de acordo com a sua preferência...
Simples não? Forte abraço
Mas a idéia aqui não é estabelecer as diferenças mecânicas entre ambos e sim passar da forma mais simples possível o procedimento de limpeza externa, ou seja, parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta...
Primeiro a localização das peças que iremos trabalhar... Elas estão do lado esquerdo do carburador...

Para esta limpeza não será necessário retirar o carburador. Ela se limitará ao parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta (este é acessado retirando-se o parafuso da marcha lenta)...
Identifique as peças:

Com uma chave Phillips retire o parafuso de marcha lenta (1).
Com uma chave de fenda retire o parafuso de regulagem da mistura ar combustível (2)
Com a ponta da chave de fenda levante o giclê de marcha lenta (3) que é apenas encaixado no carburador.
O parafuso de regulagem ar combustível (2) você pode lavar com gasolina e um pincel (cuidado para não perder a mola). Idem o giclê de marcha lenta (3) porém neste o pequeno orifício de passagem deverá ser desobstruído. Eu uso um dos fios de um cabo de acelerador, freio ou embreagem que passa bem limpando o giclê. Assopre o giclê para ter certeza de que a passagem está livre.
Reinstale o giglê empurrando-o até que encoste no corpo do carburador. Em seguida reinstale o parafuso de regulagem da marcha lenta apertando-o até que a alavanca do acelerador comece a se mexer e pare.
Por fim o parafuso de regulagem da mistura ar combustível. Aperte-o em sentido horário até que encoste no carburador e depois volte o parafuso 2 voltas completas e 1/2 em sentido anti-horário considerando o ponteiro de horas do relógio como base, ou seja, voltas completas...

Ligue a motorizada e após aquecer o motor faça o ajuste fino da marcha lenta de acordo com a sua preferência...
Simples não? Forte abraço