Kit 800W Lítio - Dúvidas

rafabarrosrj

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Caros, vi que a bicimoto disponibilizou recentemente modelos de kit elétrico em lítio para 800W, o que me deixou animado em equipar minha bike, pela combinação potência/leveza. Porém, tenho algumas dúvidas (peso 90kg e minha bicicleta, em torno de 10kg), já que preciso de ajuda para terrenos inclinados.

1) Conseguirei subir uma ladeira de 30º/40º por, aproximadamente, 2km, sem auxílio dos pedais?

2) Em conseguindo, qual a velocidade máxima aproximada que vou atingir nas subidas?

3) Se eu precisar percorrer, por dia, 24km, dos quais 4 km numa inclinação média de 35° sem pedalar, a bateria aguenta sem necessidade de recarga no meio do dia?

4) O kit suporta trepidações naturais a um terreno em asfalto com falhas naturais (ex, terreno recapeado) sem que os fios se desconectem ou a bateria sofra alguma avaria?

5) A velocidade de cruzeiro dela me dá a chance de andar na pista dos carros pela direita ou é baixa a ponto de me permitir apenas andar pela ciclovia?

6) O kit aguenta se eu for pego de surpresa por uma chuva?

7) Consigo instalar setas, farol, alarme, buzina e luz de freio vinculados à bateria?

8) Os motores precisam ser amaciados, a exemplo do que ocorre com as bicicletas motorizadas?

9) Qual a diferença em instalar o motor na roda dianteira ou traseira?

10) Qual a diferença em instalar a bateria no bagageiro ou no quadro?

11) Deve-se esperar a bateria descarregar toda para recarregá-lá?

12) A empresa dispõe de assistência para reparos após a garantia (ainda que pagos)?

Desde já, agradeço pela atenção.

Rafael.
 

Carlos Mayer

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Olá,

Uma por uma...

1) Conseguirei subir uma ladeira de 30º/40º por, aproximadamente, 2km, sem auxílio dos pedais?

Nenhum kit a venda no mercado nacional sobe ladeiras de 40º de inclinação. Como mencionei na sua apresentação uma Mitsubishi TR4 está limitada a rampas com 35º de inclinação.

2) Em conseguindo, qual a velocidade máxima aproximada que vou atingir nas subidas?

Como disse, não sobe 40º de inclinação.

3) Se eu precisar percorrer, por dia, 24km, dos quais 4 km numa inclinação média de 35° sem pedalar, a bateria aguenta sem necessidade de recarga no meio do dia?

Sinceramente acho que você está enganado quanto a inclinação... Leia a resposta da primeira pergunta.

4) O kit suporta trepidações naturais a um terreno em asfalto com falhas naturais (ex, terreno recapeado) sem que os fios se desconectem ou a bateria sofra alguma avaria?

Sim. Se corretamente instalado o kit suporta a vibração e impactos decorrente da utilização normal. Os fios não se desconectam pois possuem travas.

5) A velocidade de cruzeiro dela me dá a chance de andar na pista dos carros pela direita ou é baixa a ponto de me permitir apenas andar pela ciclovia?

O uso de bicicletas elétricas em ciclovias não é recomendado. Se for usá-la na ciclovia saiba que a velocidade deve ser limitada a 20 Km/h e usar capacete (a Guarda Municipal coíbe o uso de elétricas em ciclovias fora das condições mencionadas).

6) O kit aguenta se eu for pego de surpresa por uma chuva?

O kit é resistente a água, não a prova d'água.

7) Consigo instalar setas, farol, alarme, buzina e luz de freio vinculados à bateria?

Não. A instalação de qualquer item conectado à bateria cancelará a garantia de seu kit.

8) Os motores precisam ser amaciados, a exemplo do que ocorre com as bicicletas motorizadas?

Motores elétricos não necessitam de nenhum processo de amaciamento.

9) Qual a diferença em instalar o motor na roda dianteira ou traseira?

Vai de gosto. particularmente gosto do motor na dianteira pois acredito que a distribuição de peso é melhor. Já outras pessoas preferem que a tração seja traseira. Vai mesmo do gosto pessoal de cada um.

10) Qual a diferença em instalar a bateria no bagageiro ou no quadro?

O bagageiro foi especialmente projetado para o encaixe da bateria. A trava que evita que sua bateria seja roubada é presa por uma lingueta a base do bagageiro. Instalando a bateria no quadro você perderia a funcionalidade da luz de posicionamento traseira que fica no pack de bateria.

11) Deve-se esperar a bateria descarregar toda para recarregá-lá?

Não. Ao contrário das baterias de chumbo ácido as baterias de Lítio não apresentam o chamado "efeito memória". Logo podem ser recarregadas total ou parcialmente a qualquer momento.

12) A empresa dispõe de assistência para reparos após a garantia (ainda que pagos)?

Sim bem como peças de reposição.
 

rafabarrosrj

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Carlos, muito obrigado pelas respostas. Realmente tiraram muitas das minhas dúvidas. Apenas para ficar completo, qual a inclinação máxima subida por essa bicicleta de lítio 800w? E dentro dessa inclinação máxima, qual a velocidade máxima e a autonomia dentro do padrão mencionado na minha terceira pergunta?

Abraço e muito obrigado mais uma vez.
 
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Carlos Mayer

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Olá, Rafa

Eu calculo que o kit de Lítio de 800 Watts vence aclives entre 21 e 25º digo calculo pois nunca testei de fato em uma rampa graduada, para reforçar esta conclusão me baseei em minhas vivências com a minha elétrica.

Quanto a autonomia devemos sempre considerar uma tocada suave... Explico melhor: Bicicletas elétricas tem excelente arrancada devido ao torque ser entregue desde as rotações mais baixas do motor, com isso rapidamente chegamos a velocidade de cruzeiro. Se ao chegar a velocidade de cruzeiro (uns 25 ou 30 Km/h) aliviarmos o punho do acelerador ela se manterá na velocidade desejada quase que automaticamente entende? Ou seja se por embalo ela passar da velocidade do motor (mantendo o punho do acelerador na mesma posição) o sistema regenerativo passa a recarregar a bateria, se ela diminuir a velocidade o motor é acionado automaticamente retornando-a para a velocidade de cruzeiro. Isso vem com o uso, com a prática e acredite, aumenta e muito a autonomia...

Com relação ao declive que precisa vencer e também a distância mencionada você definitivamente não precisará recarregar a bateria durante o dia. Poderá ir e voltar deixando a recarga para quando chegar em casa.

Alguns outros fatores que colaboram para aumentar a autonomia em uma e-Bike.

* Utilizar eixo rolamentado que tem menor arrasto

* Pneus de perfil street que tem menor atrito com o solo

* Andar sempre com os pneus corretamente calibrados

* Aros corretamente centrados e alinhados

* Manter os freios corretamente regulados de forma que não fiquem encostando no aro (ou disco)

* Criar o saudável hábito de dar 2 ou 3 pedaladas fortes nas arrancadas

* E a rotina que mencionei na postagem acima... Suavidade no acelerador...

Com a minha consegui uma vez chegar aos 65 Km com uma carga, e em outra tentativa ao 71 Km rodados... No mais o kit é de muita qualidade e bem diferente de nossas Bios quando falamos de força, velocidade, tempo de recarga e autonomia.

Forte abraço
 

rafabarrosrj

New member
Carlos, e essa inclinação máxima que você citou seria vencida com que velocidade? O pneu a que você se refere é aquele de mountain bike (tipo biscoito) ou o mais careca um pouco?

Forte abraço!
 

rafabarrosrj

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Kit 800W

Carlos, este kit foi descontinuado por vocês? Ainda há intenção de recebê-lo para venda? Algum feedback dos usuários que o utilizaram? Pelo que entendi, ele chega a 50 por hora em planos contra 40 do kit de 500w. É isso?

Abraços.
 

Carlos Mayer

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Olá, Rafabarros

O kit de 800 Watts que a Bicimoto comercializava era equipado com baterias de chumbo ácido. Com o início da venda dos kits de Lítio o kit de 800 Watts foi descontinuado.

Forte abraço
 

rafabarrosrj

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Estranho... Eu jurava que em maio desse ano eles tinham no catálogo ela em lítio (repara o título original do post e as primeiras respostas...). De qualquer modo, dei uma olhada no post de 500w e me parece uma potência razoável. Só fiquei preocupado com a questão da trepidação. As ruas internas aqui da Barra da Tijuca têm muitos remendos e o bagageiro da minha Biobike sofre, abrindo toda hora. Queria trocar pro da bicimoto, mas sem risco de a bateria se soltar ou avariar.
 

Carlos Mayer

New member
Olá.

Na verdade a culpa foi minha pois deixei "passar batido" o título da primeira postagem... A Bicimoto nunca comercializou kits de 800 Watts com baterias de Lítio mas kits de 350 e 500 Watts... Kits de 800 apenas com baterias de chumbo ácido. Buracos não são exclusividade (infelizmente) das ruas internas da Barra... Aqui na minha rua eles surgem diariamente aos montes... O negócio é andar em uma velocidade compatível com o terreno e no mais manter os parafusos do bagageiro sempre apertados e com arruelas de pressão... Infelizmente este é o país que vivemos...

Forte abraço
 

Celso

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Olá Carlos, boa tarde!

Comprei uma bicicleta da marca Scooter usada (modelo MTB pró - http://www.scooterbrasil.com.br/produtos/produto.php?cat=1) e acho que terei que trocar as baterias, a autonomia está muito baixa e ela recarrega muito rápido. Até onde eu sei, são quatro baterias de 12 v por 9 Ah. A minha pergunta é, se eu colocar quatro baterias de 12 v por 15 Ah, além de aumentar a autonomia, pode ocasionar algum dano ao sistema elétrico da bike?
 

Carlos Mayer

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Olá, Celso

Pode efetuar a troca sem problemas... Fiz o mesmo em minha Bio Bike quando as baterias originais estragaram... Senti sim ligeira melhora na autonomia dela algo em torno de 15%... Forte abraço
 

RONNI

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ola, estou quase comprando um kit de 800w 48v, porem tem uma unica duvida que me encomoda e ate agora nao vi nenhum site falar sobre isso
dividindo-se a potencia pela tensao temos a corrente certo? porem se dividimos 800w por 48v daria uma corrente de 16 ah e a bateria do kit é de 10 ah, porisso tenho medo de que o motor nao consiga atingir os 800w de potencia, ou pior ainda, de que comprometa a bateria por exigir uma corrente maior que a nominal.
nao sei como funciona as bicicletas eletricas, talvez tenha algo que limite a corrente sei lá... se alguem puder me esclarecer essa duvida agradeço pois a bateria é muito cara...
 

Felipe Bruno

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Olá, meu primeiro post, tenho uma dúvida que creio que seja facilmente esclarecida , quero adquirir um kit eletrico 800 watts sem a bateria, isto porque não me agradou muito o bagageiro instalado atrás , apesar de ser muito diferente dos demais , tem uma funcionalidade de luz e uma trava anti-roubo, apesar de trepidar muito nos buracos e fazer muito barulho avariando o case . Então pensei por uma bateria tipo frog bem mais segura e sem ocupar tanto espaço. Só que a minha dúvida é se uma bateria diferente deste modelo da bicimoto pode fazer diferença para funcionar quando instalada, isto é se puder ser instalada? Já que seria um outro produto de outro fabricante. E para um motor de 800 watts uma bateria de 36 v, é mais em custo e eu não precisarei de tanta autonomia assim. Será que é compativel motor 800 watts com bateria 36 volts. A minha dúvida é relevante ou estou apenas ansioso para montar uma bicicleta eletrica já que não consegui esta informação corretamente diretamente com a bicimoto, eles disseram não saber exato se funcionaria , mas disseram que isto ocorreu realmente só que não sabem do resultado, só viram um caso parecido em que compraram separado, mas eles não instalaram a bateria.
 
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Nelson H

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Se todo o conjunto estiver montado corretamente, é possível que funcine sim mas haverá limitações. Como a voltagem será inferior ao solicitado pelo motor, a potência será prejudicada. Seria a mesma coisa que andar numa 250W com mais torque. Mas lembre-se que todos os componentes como os controladores devem ser alterados para esta nova configuração.
Nao sou especialista em bikes elétricas ou muito menos um técnico no assunto mas acho que não vale o risco de ter uma decepção com algo novo. Te aconselho a pesquisar um pouco mais em sites nacionais e internacionais para ter maior certeza das modificações necessárias e ter noção das limitações e vantagens desse projeto.
:cool:
 
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