Esticador de Corrente Difererente

Carlos Silva

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Achei bem interessante esse esticador de corrente
Esse não tem perigo de pegar nos raios e tem uma amplitude bem grande...
Alguém sabe se é vendido no Brasil?
achei esse num site gringo,,,,
Ou vou ter que recorrer a um torneiro mecânico
 

Anexos

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Julio Caezar

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Não acho que isso venda em algum lugar, mais parece algo improvisado, olhando bem parece trilho de alguma coisa uma porta de correr ou algo do tipo que ele cortou e soldou e torceu , dai pois as braçadeiras e a roldana de esticar corrente, acho que é possivel faze algo semelhante com aqueles trinho de porta de correr....
 

SBP

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Ainda não tive o tempo para postar, estou no celular e aqui não tenho as fotos.. Irá entender perfeitamente, é simples e muito funcional!
 

SBP

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Olá Pessoal..
O tempo para postar aqui estava meio escasso, mas finalmente trago as imagens..

Minha solução foi simples e muito eficaz, mas.. Passei por outras tentativas antes, já que meu primeiro esticador teve a roldana quebrada com a saída da corrente logo nos primeiros quilômetros de uso, por falta de alinhamento entre coroa e pinhão.. Lição aprendida, agora ao adaptar o cubo de Mobilete não descansei enquanto não obtivesse o ajuste PERFEITO de alinhamento.. Cada dia mexia um pouquinho mais e essa semana DEU CERTO (há um pequeno desalinhamento da própria coroa do cubo, porém é mínimo mesmo e ao contrário da coroa anterior esta deve ficar assim por um longo tempo, sem alterações)! Logo estarei com a motorizada andando novamente.. Nenhum dente, nem do pinhão do motor nem da coroa traseira, ameaça pegar na lateral dos elos, todos entram perfeitamente.. E com o esticador melhorado há uma grande segurança..

Como disse tentei adaptar outros esticadores, sem sucesso (por sorte pude devolvê-los à moto-peças).. Aí tive a idéia de adaptar o original, mas precisava de uma roldana.. Fui a um torneiro e gastei 20 reais, porém dá até pra ver pelas fotos que é de qualidade superior à original do kit. Enfim, não considere este custo pois usará sua roldana original.

Minha idéia era deixar ele auto-adaptável pelo uso de uma mola e um braço móvel, e aí ajustaria a tensão pelo comprimento da mola, cortando-a para encurtar.. Para evitar o desgaste da mola, ou seja, aproveitar ao máximo sua força e assim não precisar de uma mola tão forte, fiz um braço de aço de 18cm, obtendo com isso uma "alavanca" satisfatória. Também comprei na ocasião porcas blocantes para evitar reajustes (até hoje não foi necessário). Com o braço, as porcas, a mola e a furação do esticador original e do braço gastei 8 reais (bastante justo pelo resultado!).

Bom, como imagens falam mais que mil palavras vamos às fotos.
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Este é ele em sua primeira versão, ainda sem ajuste da mola, sem nenhuma lubrificação (corrente e roldana), na coroa antiga, e sem o "limitador" (explicarei adiante). Perceba que para aproveitar a alavanca e obter um ajuste preciso coloquei o furo do "lado direito" do esticador, deixando o ponto "fixo" mais próximo da roldana e da coroa.
Fiquei meio desconfiado e com receio de a mola mesmo assim não agüentar e ceder, então tentei colocar o pedaço restante da mola para aumentar a tensão, o que não é solução e ficou lá poucos minutos (excesso de tensão também é problema). Segue abaixo.
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Vamos ao limitador.. Ao fazer os primeiros testes vi que quando estava acelerando (pinhão girando ativamente e coroa traseira passivamente) tudo ficava ok, porém, quando soltava o acelerador a situação ficava perigosa, a tendência com a coroa girando ativamente e o pinhão passivamente era a corrente puxar a roldana para baixo, possivelmente por pequenos desajustes de alinhamento ainda na coroa anterior. O esticador conseguia manter a corrente sem sair, porém a mola perdia tensão pois trabalhava demais e perdia sua "força elástica". Com isso vi a necessidade de colocar algo para limitar o quanto a roldana podia ir para baixo.. Por sorte o torneiro que cortou e furou o braço fez 2 furos no lado da mola, pois não sabia como seria montado. Isso me fez ter o local perfeito para o limitador, que fiz com corda de raquete, que considerei ser o material ideal no meu caso. Novamente, fotos (ainda na coroa antiga, sem o ajuste minucioso de alinhamento)..
DSC_0333.jpg
E abaixo na coroa nova, recém alinhada, ainda sem lubrificação (fotos de qualidade ruim pois foram tiradas com o celular agora pouco)..
(fotos não estão carregando, vou tentar no próximo post)
 

Anexos

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SBP

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Esquisito, ficou uma miniatura de um anexo que nem coloquei :confused: E que mesmo se for editar o post não é possível remover.. Vai entender..
Enfim, as fotos.. Duas mostram o estado atual e é possível ver a mola tensionada e o limitador, na outra é possível ver o alinhamento da corrente, e na outra ainda é a coroa anterior.. Está difícil carregar as imagens, falha toda hora :S
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A "folga"da corrente não cheguei a medir com régua/paquímetro, mas está em torno de 3cm acredito (é o máximo que o limitador permite). O esticador é importante mas o alinhamento é ainda mais.. Mesmo com ela alinhada há diferenças de tensão o tempo todo, por exemplo quando o elo de ligação (aquele "masterlink" que divide-se em 3 partes) passa pelo pinhão ou pela roldana é possível ver que há um sutil aumento da tensão..
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só postar..
Abraço
 
Última edição:

Ademberd

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Já faço uso de um a mais de 2 anos usando uma roldana de plastico com rolamento, que dentre os teste é a que faz menos barulho, cheguei até a colocar um pião de motor 2 tempos com rolamento pensando em reduzir o barulho, mas puro engano; no início dá um pouco de trabalho para fazer um alinhamento perfeito, mas depois é só alegria.
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SBP

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Olá Ademberd, boa noite.. Muito semelhantes nossos esticadores! Aqui no celular não consegui ver, mas o seu não tem um limitador para proteger a mola de estiramento? Nunca foi necessário?
 

SBP

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Observei que o seu não "fecha" tanto o ângulo inferior da corrente na roldana, possivelmente isso deve estar causando as puxadas no meu.. Sabe dizer quantos elos tirou de sua corrente?
 

Ademberd

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Olá SBP, possui um limitador sim, pois sem ele a corrente corre o risco de soltar da coroa, (no meu caso) além do que, aconteceu que num sábado já quase escurecendo e longe de casa, por não ter o limitador, a mola arrebentou vindo a soltar a corrente, por sorte estava andando devagar, tinha um senhor sentado na calçada que me arrumou um pedaço de arame onde fiz um improviso dando para chegar até casa tranquilo, repare na foto que tem um parafuso Allen que serve de limitador, evitando forçar a mola e impedindo que a corrente afrouxe muito. IMG_20140516_211256123.jpg Quanto a corrente acho que retirei 10 a 12 elos.
 

Fernando jp

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Bom dia , alguem te uma dica pra a instalação da coroa na roda traseira, pois coloquei mas esta torta quando roda e verifico por cima ela esta desinhada ai é perigoso a carrente sair alguem tem alguma dica ? pois fiquei uma hora tentando apertava o prafuso froxava outro e não consegui alinha !!!

obrigado
 

Ademberd

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Olha Fernando, o macete é ir apertando os parafusos em forma de X, eu quando fazia, pegava uma bike, retirava a roda dianteira e com ajuda de um pedaço de arame amarrado no garfo para servir de guia, fazia assim o alinhamento da coroa, sendo que colocava fita crepe na parte externa do cubo para melhor centralizar a coroa em relação ao cubo, fica a dica.
 

Ademberd

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Existe um a venda no ML, quando fiz o meu me baseei nele,
esticadormola.jpg
 

boxshiranai

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Eu usei esse esticador no kit 80cc. Mas na hora de dar o tranco. Não da certo. E se tiver um uma decida tb não dá. Teria que ter um limitador nele.
 
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