Escapamento motor 4 tempos azulou!

:pOlá Carlos!!
Chefe, aconteceu uma coisa estranha agora pela manhã, quando rodei 10km de casa pro serviço, olha as fotos, o escapamento ficou azul!
Sendo Gremista não me importei muito, ficaria de cara se tivesse vermelho,heheh, mas fiquei um pouco preocupado, pois se o cano azulou, quer dizer que quando eu tava andando o bicho esquentou tanto que primeiro deve ter ficado vermelho de tão quente, e ao esfriar azulou.
Isso é um problema, ou é comum? notei que nem limpando o cano volta a ser cromado, só estou preocupado com a mecanica mesmo, não me importa a cor, só quero saber se o escapamento não vai ficar quente a ponto de rachar, ou soltar a solda, ou algo assim.
a bicimoto está com uns 200 km, um pouco menos, e tenho andado em média a 45km, chegando no máximo a 50, só que...:eek:, hoje ela chegou a 60km, foi sem quere, eu juro, pois estava destraído quanto ao velocimetro, e ao chegar num ponto de descida na estrada, não diminuí o acelerador e ele foi, foi, foi.... aí quando ví o ponteiro do velocimetro tava na faixa vermelha, a 60km/h, então fui reduzindo no freio motor até voltar a 45km/h, mas acho que fritei o pobre escapamento...:(.
Só quero mesmo saber se corro algum risco com esse escapamento assim, e se caso positivo, preciso saber como proceder:confused:.
Grande abraço!2013-02-22-862.jpg2013-02-22-861.jpg
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Cesar

O azulamento do escape é normal nos kits de 4 tempos... Na minha aconteceu na segunda semana de uso lá pelos 300 Km rodados... No meu caso como já pretendia deixar meu motor full black aproveitei para pintar o cano de descarga e enrolar a curva com fita térmica thermo tape...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v7LrFeq4yikNBBE2p8imBDt-nxMiZ9zgeO3dbt33fCK8bhgnMWkDycGBRrW9M0a4k6PUxOUKvS9pHP7UJf1StJAJtU9VCnPIr6jytPe2n7IdQPJwfUhholZw.jpg


Este azulamento é uma característica dos motores 4 tempos e ocorre devido ao aquecimento e resfriamento do cromo usado no escape. Não se preocupe... Fique no entanto ligado no velocímetro heheheh afinal sua 4 tempos ainda está amaciando... Forte abraço
 
Boa tarde Carlos, Matheus,

Beleza, cara a pintura preta ficou muito bonita mesmo, quando eu tiver um tempo to pensando nisso também, mas só me preocupei um pouco pela falta de conhecimento, mas não me importo com o azul não, se dá nada, beleza.. A minha está chegando nos 300km, exatamente como a tua experiência (Carlos)..
Olha, sexta-feira a minha bicimoto caiu com um pé de vento, mas não deu nada, juntei, liguei e continuei rodando até meu destino, e no sábado também, normalmente, mas no domingo começou a vazar gasolina da mangueira de expurgo excedente, e a partida estava muito ruim, tive de ajustar o afogador e quase fechar a torneira de combustivel para conseguir rodar sem ela cuspir fora um monte de gasolina, fiquei muito preocupado, então hoje de manhã liguei ela novamente para ir ao trabalho, pois aqui tenho a oficina onde consigo mexer nela direito, mas para minha surpresa, o problema foi misteriosamente resolvido, pegou de primeira e rodou bem. Ao chegar, quando tive uma folga agora antes do almoço, fiz uma geral, limpei o filtro de ar, limpei o giglê, verifiquei o óleo, pronto, dei uma volta e nada de estranho. Um colega falou que ao cair provavelmente a bóia trancou, e ao andar novamente, com a trepidação, esta voltou a sua posição normal, e o excedente de gasolina que foi para o carburador na queda foi expurgado corretamente, por isso que não deu nada, tá certo essa afirmação? Grande Abraço!
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Cesar

A afirmação procede sim amigo... Quando a sua motorizada caiu a boia pode ter "encavalado" o que causou o excesso de combustível... Ao andar a vibração pode ter soltado a boia e tudo voltou ao normal... Uma batidinha com o cabo de uma chave de fenda na cuba surtiria o mesmo efeito...

Parabéns pelo cuidado e as rotinas de manutenção... lembre-se de num final de semana daqueles em que não tem nada a fazer de dar uma boa engraxada na clutch box... A transmissão fica ainda mais silenciosa e macia sem falar que aumenta consideravelmente a vida útil de todos os componentes... Eu uso graxa grafitada daqueles de sachê... Antes uma boa lavada nas correntes e engrenagens com pincel e gasolina e depois dá-lhe graxa...

Forte abraço

P.S. Magoei com o 3 x 0 que seu Grêmio mandou no meu Fluminense... Cesar 1 x 0 Carlos heheheh
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Os kits de 2 tempos tem refrigeração a ar enquanto os 4 tempos tem refrigeração por ventoinha, quanto a temperatura de funcionamento do motor acho que o 4 tempos trabalha mais frio do que os 2 tempos mas isso só verificando com um termômetro a laser... Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Não tem a ver com o fato do motor ser de 2 ou 4 tempos mas normalmente ocorre apenas nos de 4 tempos...

Vejam alguns exemplos...

Aqui numa Triumph bicilindrica...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vJnwgDxIsf9_v0tciMqG9owTM0mPJfBqxSwGuQAr4PGIK_WynMPyZijeL4ChGQ4ZPAtv4KeI3BxeiTIVYXZuUzAJtU9VDrLjnxe_xbvPpzbYMtilo9WH0-dg.jpg


Aqui numa Honda 1.000 4 cilindros (escape 4 x 1 da Akrapovic)...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t2OvX7BzUFKZqj4NvU5LLtjimKWdnXF6uW5eMdGVZ_juTVvdQI_BrHO52YsfLs0hD3hY8SFuORARsQtK5tJ-r7AJtU9VBeN3EVXLHi6u5-FIKw_o-SdwttsA.jpg


E finalmente mais uma Triunph (esta de 3 cilindros)

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tdWMQx5shu7hY1siTPlsTwRjreDhEaruOkRsZ_j4kbM4rhN8NZmwOhvLtMkU5pPbqW_mYyJRqvnYsOUc5kbbspAJtU9VB-CjQOWqPkdI0nY2FUQDdDp9eYlw.jpg


Nas rodas de motociclistas muito alegam que o azul é conseguido pelos "pilotos" que só andam no talo do acelerador, mas sinceramente acho que isso é papo de pescador, opps de motociclista heheheh...

Forte abraço
 

Black Hawk

New member
Grande amigo Carlos, como vc mesmo me lembrou ao falar q a sua 4T azulou o escape, lembrei q a Black tb teve seu escape azulado logo de inicio. Na epoca a gente até cogitou trocar o escapamento, mas aí veio sua ideia de pinta-lo com Jet preto 600ºC e tudo acabou ficando Black. hehehe Depois veio a termo tape... Caraca quantas modificaçoes já fizemos...Limpeza do Carburador - 6 de novembro de 2011 (30).jpg Vc se lembra desse dia?? Limpamos o carburador da Black e pintamos o escapamento...
 

Carlos Mayer

New member
Claro que lembro...

No meu caso a pintura começou pelo escapamento, depois a tampa de válvulas até que não resisti e acabei pintando o motor inteiro... Realmente a tinta de 600ºC quebra um galho daqueles quando a gente quer dar uma melhorada no visual... Só está faltando colocarmos as 4T de novo na estrada... Abração
 

SBP

New member
Para acrescentar ao tópico, o azulamento de escape PODE indicar mistura pobre, o que pode até ser "bom" para a performance (no limite, claro, ou seja, apenas um pouquinho pobre) mas é péssimo para a durabilidade, princialmente em motores refrigerados a ar.Quem tiver esse azulamento recomendo fazer uma boa leitura de velas em várias aberturas de borboleta (faixas de aceleração) para ver como está se comportando a mistura, e caso encontre mistura pobre poderá corrigi-la.
 
Top