Envolvente da parte superior do motor "aletas", para que serve, posso remover??

Envolvente da parte superior do motor "aletas", para que serve, posso remover??

Bom dia Carlos!

Considere seu Fluminense vingado, o gremio perdeu pro colorado em pleno campeonato gaucho..:mad:

Mas vamos rapidamente mudar de assunto, vamos ao que interessa..:rolleyes:

Por favor, no tópico referente ao escapamento, tu colocou a foto do teu motor 4t preto, e reparei a ausência das paredes de metal que envolvem a parte superior do motor, aquela com aletas, onde vai o escapamento..
Gosto muito mais com esta parte visível, mas preciso saber para quê serve esse envolvente, e se posso remover o envolvente da minha também, sem comprometer o funcionamento de nada.
A correia do motor joga um pouco de sujeira no motor, estou sempre limpando com aplicação de desengripante e pano limpo, trabalinho chato, pois faço isso todo dia quando volto do serviço, mas nessa parte superior pega muito pouco sujeira, não seria muito problema, exceto se essa sujeira for dificil de limpar, tipo se eu não puder passar o desengripante entre as aletas, ou se essa sujeira fizer mal ao motor..
E aí, posso remover esse envolvente sem problemas, tranquilo e sereno, ou devo deixar como está, por ele fazer parte importante e indispensável do sistema, ou algo do tipo??:confused:

Anexos

• 2013-02-26-876.jpg
    2013-02-26-876.jpg
    95.1 KB · Visualizações: 58
  • 2013-02-26-877.jpg
    2013-02-26-877.jpg
    95.6 KB · Visualizações: 45
  • 2013-02-26-878.jpg
    2013-02-26-878.jpg
    96.5 KB · Visualizações: 47
  • bicimoto carlos.jpg
    bicimoto carlos.jpg
    90.5 KB · Visualizações: 57
Bom dia Carlos,
Por favor, como faço para mudar esse topico de lugar, seria melhor incluí-lo no campo customizações?
E quanto as abas de proteção do motor citado anteriormente, ainda estou na duvida se posso remover ou não, poderia resolver a minha questão quando tiveres tempo?
Abraço..

matheus19

New member
Ollha eu não tenho um 4t mais tenho quase certeza que essa aba ai e do sistema de refrigeração do motor, então se fosse eu deixava com ela, ate porque se ela não servisse pra nada o motor não vinha com ela hehehe.

SBP

New member
Re: Envolvente da parte superior do motor "aletas", para que serve, posso remover??

Concordo com o Matheus.. Com o motor em funcionamento é possível sentir com as mãos o ar percorrendo essas placas metálicas, que direcionam o fluxo (afinal, este motor é cópia de um estacionário da honda, o GXH50, e como motores estacionários não se movem eles precisam criar o próprio fluxo de ar, puxado pela "flywheel"/roda de metal junto ao pull start, e conduzido por estas placas). Sem elas acredito que a refrigeração fica um pouco pior, mas nada absurdamente ruim se a bicicleta estiver em movimento, afinal, será como uma moto (que não tem essas placas e o ar passa conforme a moto se movimenta)..

Última edição:

matheus19

New member
Re: Envolvente da parte superior do motor "aletas", para que serve, posso remover??

Acredito que essas placas elas fazem com que o ar fique por mais tempo nas aletas, melhorando a refrigeração, outra coisa também e que as motos elas não tem refrigeração forçada mas as aletas são o dobro de tamanho em relação a essas.