Dúvidas gerais sobre motores 80cc - quilometragem e óleo

RudyFox

New member
Boa noite! A quase 1 mês adquiri uma bike motorizada 80cc numa bicicletaria, mas como veio sem etiqueta, não sei qual a marca. Como tenho o hábito de pesquisar e saber o que tenho em mãos, vasculhei a internet, assisti vídeos e convenientemente encontrei esse site. Na época eu não sabia nem sequer que existiam motores 2T e ele me disse que era necessário misturar 1 ou 1,5 tampinha de óleo por litro (medindo depois deu 15-22ml) de gasolina, Lendo depois descobri que era necessário 65ml para motores em processo de amaciamento e 43ml no pós amaciamento. Sabendo disso o indaguei sobre a quilometragem, mas ele não sabia. Mas levando em conta o fato de que ele disse que não a utilizava muito, andava só na vila e tem atingido velocidade máxima de 45km/h quando ando, suponho que esteja amaciando (parece-me que esta é mais ou menos a velocidade que um motor não amaciado atinge, não é?). Sabendo disso, imediatamente drenei o resto da gasolina do tanque e completei a mistura de modo a atingir a proporção 63ml/litro e andarei nessa proporção daqui para frente. O motorzinho realmente é um "filé" para andar, pega de primeira, leva 115kg de boa no lombo (meu peso..) vibra pouco e não noto nenhum barulho anormal até o momento.

Dúvidas:
1 - Vocês acham que a mistura pobre de óleo pode ter danificado de alguma forma o motor até o momento ou não devo me preocupar com as consequências do passado?

2 - Há alguma forma de saber mais ou menos a quilometragem até agora ou ao menos saber se, de fato, já amaciou mesmo? (já instalei um velocímetro)

Desculpem ter postado no lugar errado, depois que me dei conta e não estou conseguindo mover...
 

Anexos

  • WP_20160124_001.jpg
    WP_20160124_001.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 18
Última edição:

Nitcho

New member
Se o motor está andando bem acredito que não tenha prejudicado muito a redução do óleo 2 tempo na Gasolina Comum, use uma seringa para medir os 63 ml de óleo por litro de gasolina comum até os 500 Km.
 

RudyFox

New member
Primeiramente obrigado ao Nitcho, Nelson e Leonardo por ter dedicado um tempinho para mim. Na verdade, Nelson, as minhas dúvidas surgiram justamente porque eu li o manual anteriormente e não achei a resposta. Leonardo, na verdade aqui em Curitiba o transporte público virou uma palhaçada, já que as greves estão ficando cada vez mais constantes e na faculdade isso não é razão para eles adiarem uma prova...
 
Top