Dúvida, melhor eu comprar 4T ou 2T 50cc? Prós e Contras?

Francis

New member
Boa noite pessoal do Fórum Bicicleta Motorizada!
Pesquisei bastante no fórum e não consegui chegar à uma conclusão ainda.
Meu nome é Francis, sou novo no Fórum, possuia uma Gios FRX-HI que eu usei durante 3 anos indo pro trabalho e fazendo trilhas, mas roubaram quando eu fui viajar ano passado... eu queria montar em cima dela, uma pena! E então estou pretendendo comprar uma bicicleta motorizada somente para ir e voltar ao trabalho até uns 40km / dia (estou desempregado no momento, mas buscando emprego na cidade) e de vez em quando para lazer no final de semana uns 100km, pois de carro eu gasto um absurdo! Qual vocês me aconselhariam entre 2T e 4T de 50cc? Excluo a 80cc por motivo de problema com a legislação aqui em Farroupilha - RS.
E sobre a questão entre 2T e 4T, qual seria prós e contras?
OBS: Eu tenho uma moto titan 150 ano 2005 velhinha(que faz 25km/l), mas prefiro bicicleta pelo motivo de economia e saúde, mas não posso chegar suado também, hehe!
Aqui na cidade tem no máximo 2 bicicletas motorizadas e eu vejo quando elas passam que as pessoas começam a olhar estranho pra elas, que feio! kk
Perguntas que eu precisaria que me respondessem para retirar umas dúvidas:
1) Motor de mesma cilindrada 2T tem mais torque que motor 4T nas subidas leves num asfalto de uns 25º?
2) Motor 2T realmente tem um cheiro forte, faz muito mais barulho e vibra mais do que a 4T?
3) Se eu quiser andar com ela somente pedalando normalmente, teria problema com ela ser muito pesada pelo motivo da corrente do motor acabar travando um pouco a roda?
4) 2T dá mais manutenção do que 4T? Pois uns dizem que sim e outros que não.
5) Tem a chance do motor morrer tentando subir um morro se for muito ingrime, não aguentar e abaixar a RPM ou a embreagem se ativa automaticamente? Pois a centrifuga funciona a partir de uma taxa de RPM. Pois irei emprestar no começo para minha mãe ir no trabalho, como estou desempregado, ai não gasto gasolina com o carro levando ela, pois ela não tem carteira (mas a policia não incomoda aqui).
6) Como funciona essa coisa de pedalar a bicicleta e fazer ela ligar, só vi na 2T? Não queria ficar toda hora puxando a corda pra fazer ligar, pois vai que ela se desliga do nada no trânsito, na sinaleira.
7) Qual dica você me dá em termo de experiência que tem com sua bicicleta motorizada e qual é ela 2T ou 4T? Em questão de cuidados, peças de reposição em estoque, formas de aceleração, combustível com octane booster ou podium, comum, aditivada.
Futuramente ainda vou querer colocar um shift kit pra melhorar o desempenho se for necessário em termo de talvez ela não aguentar a subida em um dia que eu estiver exausto (mas acho que será difícil, pois a bicicleta tem marchas pra pedalar).

Estou de olho nessas duas:
http://www.bicimoto.com.br/biciclet...a-motorizada-49cc-4-tempos-quadro-de-aluminio
e
http://www.bicimoto.com.br/biciclet...-motorizada-48cc-2-tempos-quadro-de-aluminio#
Desde já agradeço! :D

Ademberd

New member
Olá Francis, tudo bem! Já tive uma 2 tempos que só me deu problema (acho que foi azar meu) agora tenho uma 4 tempos que roda liso muito boa, estou vendendo pois estou sem espaço para guardar a mesma, DSC00455.jpgDSC00457.jpgDSC00458.jpg
quanto a suas dúvidas:
1- se equivalem quanto ao torque nas subidas, mas o 4 t sobe bem melhor em qualquer subida pois se precisar parar num aclive é só dar uma ajudinha no pedal acelera e vai embora.
2- com certeza.
3- sim, com ambas, fica um pouco pesada.
4- Sim dá, 4 t basicamente é só encher o tanque e verificar as trocas de óleo do Carter.
5- Na 2 t as chances são muitas, principalmente com motor amaciando; e se morrer no meio da subida ou desce até ele pegar ou sobe o morro empurrando, o 4 t funciona quase igual a um motor de moto, pois possui embreagem centrifuga, quando para o mesmo continua funcionando normalmente em baixa, para sair é só acelerar.
6- O 4 t estando a lenta ajustada, dificilmente acontece, mas acontecendo é só dar uma puxadinha que pega fácil, o que se tem de evitar num 4 t, é acelerar bruscamente nas saídas pois o motor costuma apagar nestes casos.
7- Na 4 t é só checar os apertos da coroa junto aos raios (na minha coloquei um cubo de moby, pois acho ridículo este sistema de sanduíche) e a troca de óleo no Carter. gasolina pode ser a comum mesmo, eu intercalo comum e aditivada o óleo tem que ser semi sintético ou sintético.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ademberd,
Boa noite.
Puxa, é uma pena que esteja vendendo sua motorizada.
Sua bike está muito bonita. Espero que consiga vender logo e por um valor à altura.
:cool:

Francis

New member
Olá Ademberd, tudo bem!
Muito obrigado pelo retorno e sua bicicleta está muito bonita, parabéns! :D
Bom, vou ver a questão de pegar uma 4T então.
Esqueci de fazer uma pergunta.
Alguém já andou na chuva? Vejo direto o pessoal comentando que estraga um tal de "magneto" quando pega uma chuva. Ai eu fiquei em dúvida, se um dia eu for trabalhar e na hora de voltar acabar chovendo, eu vou ter que ensacolar o motor ou voltar pedalando só? :(

Ademberd

New member
Realmente, com motor 2 t não dá para andar na chuva, pois molha o magneto e pode até queimar o mesmo, o 4 t não tem este problema, pois o magneto do mesmo é blindado e você pode andar na chuva tranquilamente, abraços.

Francis

New member
Olá Ademberd,
Muito obrigado pelo retorno, vou ficar com a 4T! Vai que me dá vontade de fazer uma trilha num dia de chuva! kkkk
Abraço!