Olá Rafael,
O diodo serve para transformar de alternada para contínua pulsada, para conseguir contínua filtrada é necessário um capacitor ligado à terra na saída do diodo, quanto maior o valor do capacitor menos oscilações vai ter. (Eu usei um capacitor de 4700uF 36V)
A tensão fornecida pelo dínamo varia com a velocidade da motorizada, a bateria precisa no mínimo de 13,5V para o processo de carga. Mesmo que o dínamo forneça 17,8V ou mais, a tensão nos terminais da bateria fica entre 13,5V. Na verdade a bateria usa só a tensão necessária para processar a reação química interna, o excesso é dissipado em calor no diodo e na bobina do dínamo. Por isto que os carregadores fornecem tensões sempre acima de 13,5V.
Como a maioria dos dínamos para bicicletas fornece no máximo 0,6A, Qualquer diodo retificador de 1A ou mais podem ser usados.
Acho que um diodo de alternador deva funcionar . Mas não esqueça do capacitor...
Qualquer dúvida é só dar um alô....
Forte abraço.
O diodo serve para transformar de alternada para contínua pulsada, para conseguir contínua filtrada é necessário um capacitor ligado à terra na saída do diodo, quanto maior o valor do capacitor menos oscilações vai ter. (Eu usei um capacitor de 4700uF 36V)
A tensão fornecida pelo dínamo varia com a velocidade da motorizada, a bateria precisa no mínimo de 13,5V para o processo de carga. Mesmo que o dínamo forneça 17,8V ou mais, a tensão nos terminais da bateria fica entre 13,5V. Na verdade a bateria usa só a tensão necessária para processar a reação química interna, o excesso é dissipado em calor no diodo e na bobina do dínamo. Por isto que os carregadores fornecem tensões sempre acima de 13,5V.
Como a maioria dos dínamos para bicicletas fornece no máximo 0,6A, Qualquer diodo retificador de 1A ou mais podem ser usados.
Acho que um diodo de alternador deva funcionar . Mas não esqueça do capacitor...
Qualquer dúvida é só dar um alô....
Forte abraço.