Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.

tioruja

Member
Olá Rafael,

O diodo serve para transformar de alternada para contínua pulsada, para conseguir contínua filtrada é necessário um capacitor ligado à terra na saída do diodo, quanto maior o valor do capacitor menos oscilações vai ter. (Eu usei um capacitor de 4700uF 36V)

A tensão fornecida pelo dínamo varia com a velocidade da motorizada, a bateria precisa no mínimo de 13,5V para o processo de carga. Mesmo que o dínamo forneça 17,8V ou mais, a tensão nos terminais da bateria fica entre 13,5V. Na verdade a bateria usa só a tensão necessária para processar a reação química interna, o excesso é dissipado em calor no diodo e na bobina do dínamo. Por isto que os carregadores fornecem tensões sempre acima de 13,5V.

Como a maioria dos dínamos para bicicletas fornece no máximo 0,6A, Qualquer diodo retificador de 1A ou mais podem ser usados.

Acho que um diodo de alternador deva funcionar . Mas não esqueça do capacitor...

Qualquer dúvida é só dar um alô....

Forte abraço.
 

Nelson H

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Wesley,
A resposta está nos posts acima. Bem detalhado. No caso dos leds, vc pode encontrar vasta literatura em como ligar os leds na internet. Pesquise no Google. Belezz ? :cool:
 
A duvida e que eu nao quero usar bateria e outra fiz o esquema e a luz nao ilumina bem fica bem fraca há e o meu dinamo e 12 volts irei refazer de novo para ver se fiz algo de errado me ajude ai
 

Nelson H

Administrator
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Wesley,
Faça a medição da voltagem e amperagem na rotacao do pneu que vc descreveu que a luz estava fraca.
Talvez vc não tenha alcançado a rotação adequada.
Outra coisa, avalie se as lâmpadas não estão além da potência do dinamo.
:cool:
 
Wesley,
Faça a medição da voltagem e amperagem na rotacao do pneu que vc descreveu que a luz estava fraca.
Talvez vc não tenha alcançado a rotação adequada.
Outra coisa, avalie se as lâmpadas não estão além da potência do dinamo.
:cool:

Descobri amigo estava com o ci errado o ci era de 6 volts mas o que preciso e de 12 volts mas muito obrigado pelas dicas
 

fabiodirlei

New member
Olá galera, sou novo no fórum, acabei caindo aqui por pesquisar no google, achei interessantíssimo o sistema inventado por vocês, mas eu no caso, não tenho uma bicicleta motorizada, porém tenho uma cadeira motorizada, pois sou cadeirante, utilizo 2 baterias de 12 volts cada, e a carga delas é sempre um problema, pensei no dínamo de bicicleta e na probabilidade em adaptá-lo a cadeira para repor a carga enquanto ando pra lá e pra cá. No caso minha cadeira trabalha em 24 volts, será que há como utilizar este meio para recarregá-las? Juntas elas fecham em 90 ampéres, será que tem como? Se sim, alguma dica?

Desde já agradeço a atenção de todos!
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ziro,
É possível sim. No caso do dínamo, a potência é de 5 Watts, ou seja, em torno de 0,5 amper por hora. Então, ele carrega uma bateria sim mas vai demorar muito. 0,5 amper por hora. Imaginando uma bateria de 10 amperes, demoraria 20 horas para carregar totalmente. Como disse, é possível, mas Não viavel.
No caso do alternador, é viável e possível mas tera que arranjar um que forneça no máximo 2 amper por hora ou menos que isso, senão, vai cozinhar a bateria. Quanto mais lento o carregamento da bateria, mais preserva a vida dele. :cool:
 

NYDERNOW

New member
Tioruja belo tutorial esse seu, tenho umas duvidas/sugestão (e pelo tutorial vi que vc gosta de desafios), então imagino que te darei uns dias de pesquisa, claro se vc quiser !!!
vi que ja esta autosuficiente seu sistema, mas se eu tiver hj a necessidade de ligar um telefone para carregar, seria possível aproveitar aquela carga que o regulador dissipa para isso? E tbm seria possível ter um alerta de baixa bateria (um led para alertar quando a bateria chegasse a um nível perto de zerar) rsrsrrss, acho que seria um sistema bastante legal não? imagina aqueles que gostão de curtir umas estradas curtas e uzar seu tel de boa com Gps e ate musica rsrsrsrs, e carregando ainda !!!! uma bateria de tel se não me engano deve utilizar de 5 a 5,5 v.


Nydernow
Só pesquisando !!!!

 

MikeRS

New member
depois da carga completa se o dínamo estiver gerando 30V ( 30 km/h), estes 30V vão estar nos terminais da bateria, por isto, não podemos ligar o farol na bateria, queimaria a lampada, a solução é usar um componente chamado regulador

Mas, se o regulador de tensão 7812 suporta no máximo 27V e o dinamo gera até uns 50V+-, como o teu regulador de tensão não estragou?

Dúvida minha: Se eu não utilizar bateria e alimentar o farol diretamente do dinamo, como meu farol é de 12V, então acima de 12km/h o dinamo gerará 12V e o farol irá funcionar normalmente? A corrente dele é constante ou varia também conforme o aumento da tensão? Se sim, com 12V o dinamo gera quantos mA?
 
Última edição:

IURI NATEL

New member
Se eu colocar um dinamo e um retificador eu consigo carregar uma bateria de 36v 15ah ou uma de 36v 9ah??
Sera que eu encontro um dinamo que gere no minimo 12v? E pelo circuito eu consiga essa corrente e tensão que eu preciso ??
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Iuri,
Os dínamos vendidos no mercado são de baixa potência. Isto quer dizer que é possível carregar uma bateria sim, mas a questão é, quanto tempo vai demorar para carregar.
Teoricamente um dinamo em sua plenitude, produz 0,5 Amper por hora. Então, para uma bateria de 9Ah, demoraria 18 horas para carregar completamente.
Outra coisa, os dínamos que vendem no mercado, são 6 volts e não 12v.
Talvez consiga alguma coisa no Aliexpress/Alibaba.
:cool:
 

IURI NATEL

New member
Obrigado pela resposta!!
Mais não acha que se eu usar um retificador eu consigo ampliar tambem a corrente, pra chegar nos numeros que eu preciso?
 
Olá tudo bem me chamo Francis sou um usuário do fórum e futuramente penso em adquirir uma bike elétrica e penso em montar um projeto elétrico pra minha bike usando um dínamo de bicicleta alguém poderia me ajudar?desde já agradeço.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Cuidado para não gastar mais energia rodando a bike do que armazenando.
Dinamos não são 100% eficientes. Perdem eficiência em calor e arrasto.
Agora, se ficar pedalando... aí sim, vai armazenar energia elétrica sem gastar a bateria da bike.
 
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