Bom dia Ricardo...
Quando comecei a me interessar por customização o primeiro passo foi pesquisar no mercado nacional fabricantes de quadros. Nesta breve pesquisa descobri duas coisas. A primeira é que são poucos no máximo uns 5 ou 6 me atreveria a dizer, e em segundo lugar que não tem absolutamente o menor interesse em bicicletas motorizadas já que pedem de R$ 2.000,00 a 6.000,00 por um quadro "feito a mão"" (como se os outros fossem feitos pelos pés) e até, pasmem, 6 meses de prazo para entrega.
Como meu irmão é engenheiro e trabalha na área de metalurgia a quase 30 anos recorri a ele para conhecer mais sobre os vários tipos de aço, perfis etc. Através do Facebook e dos Fóruns americanos dos quais sou membro pude trocar muitas idéias e principalmente buscar inspiração do que seria o "modelo ideal" de um quadro para uma bicicleta motorizada...
Alguns pontos ficaram bem claros para mim.
* Maior distância entre eixos.
* Material de melhor qualidade, aqui diria que o uso do Cromoly é quase essencial
* Bandejas de fixação dos kits de 2 e 4 tempos já incluídas no projeto
* Garfo e bandeja traseira com abertura suficiente para receber pneus mais largos que garantam maior estabilidade, segurança e conforto
* Tanque de combustível integrado ao quadro e com capacidade entre 3 e 4 litros (tira um pouco o aspecto "louva deus" heheheh)
* Garfo dianteiro reforçado no estilo springer (já com amortecimento)
* Selim instalado o mais baixo possível
* Suporte para esticador de corrente previsto no projeto e substituição da roldana plástica por pinhão de 10 dentes e passo 415#
Um exemplo de bicicleta motorizada que incorpora alguns dos pontos mencionados (observe a qualidade das soldas quase invisíveis)...
Isso é solda o resto é piada...
Tanque ergonômico e com 4 litros de capacidade aproveitando tampa e torneirinha do kit...
Suporte do esticador soldado ao quadro (mas ainda com roldana logo pode ser melhorado)
Com algumas melhorias para mim este projeto está muito perto do que desejo em termos de bicicleta para motorizar...