Customização

budget100

New member
Olá Carlos.

Aproveitando o post do Sidney, mando para o fórum 4 fotos de bicicletas customizadas que achei muito especiais. A bicicleta azul, sem motor é de um bom gosto e de uma classe fenomenal. Se olhares com cuidado verás que seu primeiro quadro, conforme o projeto que vocë mandou, poderá ser muito parecido com este.
AZUL.jpg
As duas seguintes, inspiradas nas Racers, recebem tanques de motocicletas que podem ser fácilmente aproveitados e encontrados por nós.
Marrom.jpg


Preta.jpg

A ultima, vermelha, apresenta um cano de descarga que creio que dentro de um projeto harmônico poderá resolver muitos dos problemas de "sujar" partes da motorizada, diminuir o barulho e lhe dar uma aparência mais "Séria".

Vermelha.jpg

A idéia de produzir quadros achei genial. Já candidato-me a adquirir o primeiro!!!! Não poderia ser diferente mas a motorização das bicicletas "normais" as deixam, por vezes, com uma idéia meio de "louva-Deus motorizado". A produção de um quadro mais reforçado, baixo e alongado e com a parte inferior do quadro em arco, arredondada, para que o motor possa ser instalado baixo, maior abertura para receber pneus mais largos... ficará um espetáculo. Sem falar no conforto e prazer de pilotagem que deverá aumentar muito a partir daí qualquer aumento na customização será benvindo.

Há uma outra, preta, em que foi preparado um quadro um pouco mais comprido e foi instalada uma roda um pouco maior do que a dianteira. O banco ficou quase na mesma altura da moto. Ficou igualmente bonita.

A verdade é que para termos bicicletas mais bonitas temos que ousar, experimentar e nos propor a certas alterações. Não critico as motorizadas que recebem o motor, apenas. A minha primeira será isso ou... quase isso. Mas poderá ser o início de uma brincadeira muito especial e compensadora.

Tenho a idéia de como fazer o tanque. Já soldei muito mas andei tendo algumas surpresas desagráveis com a visão. Como tenho usado fibra e resina em muitos trabalhos que faço, tentarei fazer um tanque com este material. Porém, antes de começar, gostaria de receber a sua idéia do tanque de fibra. A idéia pode ser muito boa, me fará aprender um pouco mais e pode adiantar o serviço. Com ele pronto, instalo na bicicleta junto com um jogo de aros com dupla raiação que, sem sobra de dúvidas, fica muito mais bonito - Além de aumentar a rigidez das rodas.
 

Carlos Mayer

New member
Bom dia Ricardo...

Quando comecei a me interessar por customização o primeiro passo foi pesquisar no mercado nacional fabricantes de quadros. Nesta breve pesquisa descobri duas coisas. A primeira é que são poucos no máximo uns 5 ou 6 me atreveria a dizer, e em segundo lugar que não tem absolutamente o menor interesse em bicicletas motorizadas já que pedem de R$ 2.000,00 a 6.000,00 por um quadro "feito a mão"" (como se os outros fossem feitos pelos pés) e até, pasmem, 6 meses de prazo para entrega.

Como meu irmão é engenheiro e trabalha na área de metalurgia a quase 30 anos recorri a ele para conhecer mais sobre os vários tipos de aço, perfis etc. Através do Facebook e dos Fóruns americanos dos quais sou membro pude trocar muitas idéias e principalmente buscar inspiração do que seria o "modelo ideal" de um quadro para uma bicicleta motorizada...

Alguns pontos ficaram bem claros para mim.

* Maior distância entre eixos.

* Material de melhor qualidade, aqui diria que o uso do Cromoly é quase essencial

* Bandejas de fixação dos kits de 2 e 4 tempos já incluídas no projeto

* Garfo e bandeja traseira com abertura suficiente para receber pneus mais largos que garantam maior estabilidade, segurança e conforto

* Tanque de combustível integrado ao quadro e com capacidade entre 3 e 4 litros (tira um pouco o aspecto "louva deus" heheheh)

* Garfo dianteiro reforçado no estilo springer (já com amortecimento)

* Selim instalado o mais baixo possível

* Suporte para esticador de corrente previsto no projeto e substituição da roldana plástica por pinhão de 10 dentes e passo 415#

Um exemplo de bicicleta motorizada que incorpora alguns dos pontos mencionados (observe a qualidade das soldas quase invisíveis)...

PQAAABPV0FPT9T5wIxQrAa8kWioCRcDz8Adz1ZVL3IcNU6RniTfYa1kimpftr2zQ8OEDl5MDyDVcjbp5m4cMUn3lz7EAm1T1UGiMOt6bCvfQSCwS0UhVcH6RRFXj.jpg


Isso é solda o resto é piada...

PQAAAKq4KrofsJUgz6s_lRi-7gvoYAHPhvjxWM23Ff1Dx5Zn9jj6qXztU--jWHqYxWq4jcGdP6rtuzI0o51hQotUZaUAm1T1UJVMUVpP6zIt5tuID3X2ASMWXkbT.jpg


Tanque ergonômico e com 4 litros de capacidade aproveitando tampa e torneirinha do kit...

PQAAADmMdTzawUQX1B54cjKvIa3PqZuOMNs08Mten9K_3yFkV8ZwoGTfDKV9qP_HAVxW0bkt20yUZ3lAS-9RdDTPQxUAm1T1UMz47NuFkOxvN0p7B__t4ZzXzyT5.jpg


Suporte do esticador soldado ao quadro (mas ainda com roldana logo pode ser melhorado)

PQAAAP6Hp5TRSzffn9naOUKW4Q_CWAA5C_Cz3fRPB7A1tcCgWaxh4RNmZK09-k1z5nLjVE1eRuDM_XDXWhyZc3weluQAm1T1UGKT2n1y8nwWeB8mmcOlGeFUqj93.jpg


Com algumas melhorias para mim este projeto está muito perto do que desejo em termos de bicicleta para motorizar...
 

Carlos Mayer

New member
Sidney cheguei a fazer uma brincadeira com uma de minhas 4T e um escape velho que tinha aqui em casa, mas em respeito aos vizinhos ficou só por um ou dois dias... Barulho demais amigo...



Muito lindas as duas bikes...

Ricardo aproveito para te mostrar a low rider que eu fiz...



Acabei trocando o garfo springer por uma suspensão Zoom overzised que condiz mais com a realidade das ruas onde ando (infelizmente)...
 
Última edição:

budget100

New member
Olá Carlos.

Logo que vi esta bike na internet fiquei impressionado com o primoroso acabamento de suas soldas. Já vi boas soldas, mas estas parecem que não existem e os tubo nos remetem a pensar que nasceram "unidos naturalmente para sempre". Chama muita a atenção esta bike. No meu olhar, eu apenas reduziria o tamanho reservado para a traseira, chegando-a mais próximo do banco e não deixando muitos espaços entre os canos curvados da traseira sem, entretanto, perder a largura para abrigar rodas e pneus mais largos. Algo que evitaria é o aparecimento do tubo do banco. O selim deve ficar o mais próximo do quadro para dar uma idéia de integração. Concordo com o amigo, também, que é imprescindível a construção do quadro integrando o tanque definitivamente a ele. Como opção de quadro reforçado temos os das Beach Cruiser com o reforço do quadro e suporte da roda traseira em arco. No caso do novo quadro a idéia poderia ser abandonada para haver um segundo tubo, possívelmente paralelo ao superior, para abrigar um tanque mais fino porém mais visível. Quem sabe, já que irá ficar fixo, com o abaulamento daquela bicicleta azul que mandei. Perfeita a idéia de já fazer no quadro o suporte para um eficiente e definitivo esticador bem como a preparação para receber o motor de forma menos adaptada.

É sempre bom salientar que o objetivo aqui é de, primeiramente, divagar sobre o assunto e com o "segundamente" habilitare incentivar-nos a algumas experiências. Enquanto isso nada de errado em colocar os motores em nossas bicicletas que são, no momento, soluções práticas, divertidas e, sobretudo, econômicas. Mas que uma customizada como esta que você mandou dando uma passeada pela rua... vai agradar muito mesmo.

Para não perder o jeito mando uma foto de uma customizada, com a roda traseira maior e também de muito bom gosto. Para mim, é a mais bonita motorizada que usa o tanque parecido com o dos kits que recebemos.

Roda Grande.jpg
 

Carlos Mayer

New member
Ai você pegou pesado Ricardo heheheh esta é uma Whizzer americana e do motor ao tanque tudo é diferente dos nossos kits. Repare atentamente na lateral do motor, nas aletas de refrigeração do cilindro e no sistema de tração dela por correia de borracha... Confesso que cheguei a pensar em importar uma destas a uns 2 anos atrás mas além da total falta de interesse por parte do vendedor esbarraria na falta de peças de reposição...

Um diferencial bacana destas Whizzer's é que elas vem de fábrica com um magneto suficientemente forte para acender farol em luz alta e baixa, luz de posicionamento e de freio... O chicote está prontinho e é só conectar os acessórios.

Tenho uma coleção de imagens desde a primeira Whizzer e até de encontros dos proprietários destas máquinas. Vou abrir um Tópico pode ter certeza...

Enquanto isso a gente vai compartilhando e amadurecendo idéias em busca da motorizada "perfeita". Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Esta é outra Whizzer americana como a que foi postada pelo Ricardo (Budget)... Se a gente reparar bem ela tem clara inspiração nas Harleys da década de 50... Adoro estas bikes heheheh Abç
 

barbecu3

New member
prezados, perdoem-me se estiver falando alguma besteira mas acho pouco provável que o acabamento dos encaixes seja feito apenas com solda.
acredito que deve ter sido usado algum tipo de massa plástica ou até mesmo estanho para preencher os "gaps" da solda e depois disso esse material foi desgastado para ficar assim liso. acho que até seria possível fazer isso na solda em sí, mas provavelmente diminuiria muito a resistência.

um abraço,
João Dias.
 

Carlos Mayer

New member
Também pensei nisso quando vi a primeira bike... Só entendi o processo depois que vi um passo a passo da fabricação... Para não me estender na postagem vou procurar o link e posto aqui para você conferir como são feitas estas belezas... Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Eu adoro os programas que passam na Tv paga sobre restauração, customização e afins...

É impressionante o trabalho que fazem principalmente na América onde parece existir um tipo de "tradição" nesta área... Calhambeques das décadas de 20 e 30 transformados em poderosos Rot Rods ou Dragsters, Harleys com 50 anos ou mais impecáveis e por ai vai... Deve ser muito interessante participar de todo o processo... Ainda chego lá heheheh... Forte abraço
 

barbecu3

New member
na América existem kits para fazer qualquer coisa, enquanto nós estamos adaptando do jeitinho brasileiro, motores de opala em chevettes os americanos estão montando os incríveis motores 318 em Ford T`s por aí. Um dia também chego lá, mas por enquanto vamos descendo a lenha nas motocletas :)
 
Top