Custo x benefício.

Grillo

New member
Olá,

Estou para adquirir um kit eletrico de 800 para ir trbalhar de bike. O meu problema é que o deslocamento diário que tenho que fazer é de aproximadamente 60 Km. (plano).Então a pergunta é : por ter que dar 02 cargas diárias, minhas baterias terão a vida útil muito reduzida. (O preço da bateria é alto)

abraços

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Grillo,
Para as baterias de lítio, a vida é de aproximadamente 800 recargas. Então veja bem se vale a relação que deseja avaliar. As baterias de chumbo ácido, tem a vida menor, acho que 500 recargas. Pela distância diária que vc quer percorrer, te aconselho a comprar uma de motor a explosão (2t / 4t). Belezz ? :cool:

Grillo

New member
Pois é Nelson; tenho uma Sahara 96 e um Fiesta 2000 e 03 Bicicletas. A moto e o carro ficam parados,só ando de bike. Acho que é a idade. Hoje não mato mais nem formiga prá não ir contra a natureza. Brincadeiras a parte é que a partir de janeiro/15 vou morar mais longe (60 Km) do meu trabalho e uma bike eletrica seria o canal.
abraços

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pois é Nelson; tenho uma Sahara 96 e um Fiesta 2000 e 03 Bicicletas. A moto e o carro ficam parados,só ando de bike. Acho que é a idade. Hoje não mato mais nem formiga prá não ir contra a natureza. Brincadeiras a parte é que a partir de janeiro/15 vou morar mais longe (60 Km) do meu trabalho e uma bike eletrica seria o canal.
abraços

Grillo,
a bike elétrica tem a vantagem de ser silenciosa e não chamar a atenção ma s vai te dar um trabalho diário ficar carregando. O começo pode ser interessante mas depois fica maçante. Imagino que em menos de 6 meses vc terá que trocar a bateria de lítio. Infelizmente o brilho que tinha a bike elétrica, acabou. Talvez mais uns 5 anos e fique mais viável. :cool:

Grillo

New member
Nelson, uma pergunta.
800 recargas é a mesma coisa que ciclo. 800 recargas por 02 recargas por dia daria 400 dias ou 1 ano e poucos dias de uso das baterias aproximadamente . Tenho que dizer que sou zero em eletrica, eletronica e afins.
abraços.

Em tempo : Li sua ponderação anterior. Hoje pago R$ 1.000,00 de aluguel e, esta casa prá onde vou é meu barraco. Já é uma economia. A recarga seria dada no meu trabalho pois, trabalho 08 Hs/dia. Sou func. Público Estadual.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nelson, uma pergunta.
800 recargas é a mesma coisa que ciclo. 800 recargas por 02 recargas por dia daria 400 dias ou 1 ano e poucos dias de uso das baterias aproximadamente . Tenho que dizer que sou zero em eletrica, eletronica e afins.
abraços.

Em tempo : Li sua ponderação anterior. Hoje pago R$ 1.000,00 de aluguel e, esta casa prá onde vou é meu barraco. Já é uma economia. A recarga seria dada no meu trabalho pois, trabalho 08 Hs/dia. Sou func. Público Estadual.

Entendi. Imagino que sábado e domingo vc não usaria a elétrica e sim a normal. Sendo assim, duraria em torno de 1 ano e uns 3 meses. Então, a cada tempo desses, teria que gastar em torno de R$ 900,00 na bateria de lítio. Outra coisa, compre com potência superior a 350 W. Bateria de 48v 10ah lítio. Se for de chumbo, prefira com amperagem superior a 15 ah. Beleza ?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
São bonitas mas eu achei o preço bem salgado dessas bikes. Eu ficaria mesmo com as bicicletas motorizadas que se montadas por nós mesmos pode ficar em menos de R$ 1.000,00.
Imagino também que o Grillo não dispensaria o processo de montagemdo kit na bike.
Quanto mais opções tivermos, melhor. Alguém mais poderia dar mais dicas para o Grillo ?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Blz Nelson,
Gostaria tb de ouvir as ponderações do nosso moderador Carlos Mayer.
Grillo,
Parece que o Carlos Mayer já não participa mais desse fórum. Infelizmente isso aconteceu.
Muitos mestres ainda são bastante ativos no fórum, como Ademberd, Julio Caezar, SBP, entre outros. Sempre respondem a uma dúvida.:cool:

Julio Caezar

New member
Bem na verdade uma elétrica esta completamente fora de questão pois a distancia não é de 60 km e sim de 120 km, pois é ida e volta( se for 60 km total esquece o que falei dos 120) porem vc terá que ter cuidado redobrados , pois aqui no fórum tirando poucos , que eu saiba usam a bike pra trabalhar, a grande maioria usa para lazer e passeios e deslocamentos curtos do dia a dia, 60 km e uma distancia considerável e atente que durante os primeiros 500 vc não poderá ultrapassar a margem de segurança do motor amaciando que é de 25 a 30 km/h, isso aumentara o tempo de percurso destes 60 km que poderia ser de 1 hora(se esta fosse a velocidade padrão dos nossos motores, o que não é....) vc terá de abastecer diariamente , ainda mais durante o período de amaciamento onde o consumo é maior, isso se for 60 km ida e volta se for só isa então são duas vezes por dia, lembre-se ter um recipiente pra misturar a gasolina e também pequenos frascos deste que se compra em farmácia que possui medidas em ml.. para por varias dosagens de óleo 2t , pois vc terá que abastecer tanto na ida quanto na volta, compre uma galão de cinco litros(cao não tenha um , isso vai evitar idas sucessivas no posto, e use embalagens e oleo 2t vazias de 2 litros pra por a gasolina ja misturada e levar contigo na bike ...

Bem acho que ai são todas as considerações a se fazer... se alguém se lembrar de mais alguma posta ai...

Ademberd

New member
Um motor 4t para ele seria mais viável, pois fazem cerca de 50 a 60Km por litro e usam gasolina pura, mas esbarra num problema que é o quadro, pois poucos quadros deste novos cabem o motor, o quadro da minha tive que comprar no Ml, pois o único que achei por aqui o motor ficava muito inclinado para frente.

Grillo

New member
Obrigado, mas como disse , minha intenção é andar metade desses 30 km em ciclovia que com motor a explosão fica esquisito. Então minha preferência ainda e a elétrica. Tenho que dizer ainda que pressa terei na ida ao grampo. Na volta posso pedalar quase a volta inteira.
Abraços.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Grillo,
Em algumas cidades, não é permitido andar de bikes elétricas nas ciclovias. Avalie junto aos agentes de trânsito/pol militar se não haverá problemas. Oficialmente ao órgão fiscalizador do seu estado/cidade.

Goga

New member
Com a nova legislação, as bicicletas elétricas até 350W sem acelerador são equiparadas a bicicletas comuns, logo não há problema em utilizar ciclovia.