Corrente #415 , encavala no pinhao do motor

wesley assis

New member
Pessoal adquiri em uma loja de peças de mobilete uma corrente #415 (inclusive vem gravado nos elos) mas ela não deu montagem, na coroa da roda passa normal, mas no pinhao do motor ela encavala quando tento passa-la , como se os elos fossem maiores, colocando lado a lado é a mesma coisa, alguem ja teve esta surpresa? agora estou receioso pois preciso trocar minha corrente pois a atual não esta confiavel devido a ter arrebentado e eu ja emendei, mas nao sei como saber se uma corrente vao dar la....

Fernando jp

New member
Bom dia Galera tambem tenho o mesmo problema a corrente é do mesmo passo mas na hora de colocar no pinhão não se encaixa no 5 dente cai a junção do gomo encima do dente do pinhão, então no podemos comprar a corrente de outro fornecedor ????

Alguem saberia o que fazer ? obrigado

Fernando jp

New member
e ninguem respondeu, ENTÃO NAO COMPRE CORRENTES AS QUE NÃO FOREM DO MOTOR DE BICICLETA MOTORIZADA !!!! NENHUMA OUTRA SERVE AS DE MOBILETE NÃO SERVE !!! O PASSO PODE SER 415 MAS NÃO SERVE NA HORA DE COMPRA SO COMPRAR DE QUE VEDEM MOTORES PRA BICICLETA UM MONOPOLIO DE VENDA DA PEÇAS !!!!!

VCS TEM QUE COMPRAR DA EMPRESA QUE VENDE MOTOR PRA BIKE NAÕ CONSEGUEM EM OUTRO LUGAR !!! E NEM PARECIDAS FUNCIONAM

Ademberd

New member
Muito estranho isto, pois a corrente de mobilette é passo 415, e na coroa ela também encavala? pois se a corrente tiver com passo diferente também encavalará na coroa; o ideal seria se tivesse um outro pião para se fazer um teste antes de condenar a corrente.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal, normalmente, quando se troca a corrente, tem q trocar toda a relação ( pinhão, coroa e corrente). Peça nova com velha, não encaixa mesmo. Troque a relação inteira. Essa pratica já vem das motos. Beleza?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Qdo uma das peças da relação de transmissão se gasta, é aconselhável trocar todos os componentes (corrente,coroa e pinhão). Se o pinhão for velho e a corrente for nova, pode acontecer de não encaixar direito. Tente fazer isso. Atente-se para a largura da corrente também, isso pode dificultar a montagem e danificar a transmissão.

Fernando jp

New member
Qdo uma das peças da relação de transmissão se gasta, é aconselhável trocar todos os componentes (corrente,coroa e pinhão). Se o pinhão for velho e a corrente for nova, pode acontecer de não encaixar direito. Tente fazer isso. Atente-se para a largura da corrente também, isso pode dificultar a montagem e danificar a transmissão.

bom dia então a questão e a seguinte, montei o kit numa bike e agora to reformando e montando uma rockway chopper o qual a corrnete original não alcança tenjo que alonga-la, sendo que o kit tem apenas 50 km rodados, não é por desgaste, existe o pinhão o qual eu comprei o kit inteiro da mobilete pásso 415 H o qual é mais reforçada grossa, o pinhãotem, 11 dentes e o mesmo é bem mais largo pois tem outro pinhão junto uma ao lado da outra numa peca só, no motor não tem espasso suiciente pra colocar um pinhão de maior diamentro que não a original, no coroa não cheguei atestar na circunferencia total apenas na metade dela, corrente condenada sim pois como a da mobilete é de 11 dentes a menor não serve pra 10 dentes, na caixa do pinhão a corrente da mobilete mais larga não passa pois pega na caixa da embreagem raspa por dentro ! ao colocar a corrente no pinão ela vai bem ate o 4º dente apos este no 5º dente cai justamente na imenda do gomo pois ha uam pequena diferença do passo o qual se apresenta neste dente mais foi isso que eu vi, pensei e conclui, esta e aminha opinião, caso alguem queira tentar a sorte, boa sorte não to querendo repreender ninguem apenas passando o que eu passei de frustração e conclusão, para ajudar os colegas a não terem o mesmo problemas, sorte que o cara que me vendeu o kit pinhão 11 dentes corrente e coroa 60 dentes me reembolsou e recebeu de boa fe o kit devolta se não ia morrer com 70,00 pilas em peças não servem pro meu uso obrigado e desculpe se ofendi alguem não era a intenção apenas de ajudar com minha experiencia que não quero que alguem do grupo passe é isso
valeu

Fernando jp

New member
Última edição:

Fernando jp

New member
10559658_719875034765433_1141680983390960272_n.jpg

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
O pinhão parece em ordem. Acredito que realmente há diferença de passo entre a corrente e Pinhao. Na coroa encaixou bem ? Não sei se é possível mas o idealseria levar o Pinhao qdo for comprar. Estas lojas não conhecem muito bem as especificações de correntes. Podem ter pegado uma industrial e tentar vender como de motocicleta. A forma construtiva é diferente e pode não encaixar. É isso !

Ademberd

New member
Observando imagem da impressão que a corrente por ser nova os seus elos estão meio que duros, não fazendo a devida curvatura no pião, já que na coroa ela passa normal por ter maior diâmetro, a tentativa seria dar pequenas pancadas na corrente junto do pião para ver se vai encaixando até completar a emenda, na minha 1ª 4 tempos aconteceu algo parecido, mas foi o pião que veio com rebarbas e consequentemente a corrente não encaixava após retirar as rebarbas observei que alguns elos da corrente meio que encavalava no pião dando uns estalos, depois de algumas voltas o problema sumiu.

Fernando jp

New member
CLARO QUE NAO TEM PROBLEMAS COM O PINHÃO TEM 25 KM RODADOS !!!! NAO SOU leigo no assunto ao ponto de NAO VER ISSO !!! e a corrente NAO E industrial pois a loja onde comprei so mexe com mobiletes ciclomotores e a corrente passo 415 H e mais reforçada

a diferença é muito grande tentei encaixar na força mas nao e possivel pois a diferençao medida no paquímetro é de 4,5 milimetros, falei como cara da loja de mobiletes e me disse que se era dos motores de bicicleta e disse que sim ai ele disse este nao vai servir mesmo as de mobilete e diferentes pois o padrao 415 e diferente pois este e da china e nao serve tem que comprar com a empresa que lhe vendeu ou que trabalham com estes produtos !!

Fernando jp

New member
mesmo que passe ou encaixasse ele nao iria passar pelo 3 fixação da tampa da embreagem e tambem tentei tampar mas o mesmo e muito larga e raspa na tampa ela fica esmagada quando se fecha a tampa !!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ok Fernando Jp. Estamos apenas tentando entender e te ajudar. Entenda que é difícil ajudar apenas por fotos e descrições. Podemos sim passar informações que vc não concorde. Eu mesmo sou apenas um curioso nesta área de binas mas tenho mais de 25 anos no ramo da engenharia industrial.
Por favor, quando achar a solução, coloque no fórum.

Fernando jp

New member
A solução e simples, devolvi o produto la na loja e comprei da bicimotor mesmo, pois nao tem outra alternativa isso que estou querendo dizer, apesar de ser passo 415 o "padrão" não é o correto deve ser outra medida tipo cm com polegadas, estas correntes é especificas modelo unico so serve esta, não tem outra paralela apenas, tem que comprar especificamente pra bicicleta motorizada, tem vendedores no ML mas o frete não compensa um em MG outro em BA e outro no RS, o que estou tentando avisar aos colegas que não tem jeito tem que compra nas lojas de bicicletas motorizadas BINAS outras fornecedoras de 415 não vao servir esperiencia propria !!! não tem como adaptar !!!

Peço desculpas pelo ocorrido anteriormente mas é isso, caso alguem queira tentar fazer esperiencias fiquem a vontade mas não aconselho !!!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fernando Jp, brother. Obrigado mesmo por compartilhar sua experiência conosco. Eu pelo menos, aprendi com isso e se alguém precisar, repassarei esta informação algum dia. Outra coisa, fica o conselho, mesmo que alguém insista em comprar as correntes em bicicletarias, aconselho levar a antiga para comparar o passo e a largura da corrente.

Fernando jp

New member
então coloquei as 2 correntes uma ao lado da outra o que reparei o gomo espessura da emenda e mais grossa então o espaço é 415 mas somando eles da um comprimento maior o que eu reparei

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Então é isso. Resolvido ! Mais uma para colocarmos em "problemas e soluções entre corrente e pinhão". O seu caso ajudou a enriquecer meu conhecimento. Valeu !:cool:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
FernandoJp, saberia me dizer qual é o passo da corrente ? É que eu quero fazer uns cálculos e chegar no diâmetro ideal para se usar polia dentada e o conjunto de Correia dentada na transmissão. Mesmo sem ter a bicicleta, dá para adivinhar o número de dentes da polia tracionadora.:cool: