Como medir o nível de combustível no tanque ?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Alguém do fórum usa um meio diferente de verificar o nível de combustível no tanque, além do visual e cálculo da km rodado ? Talvez um tubo plástico transparente conectado por fora para visualizar o nível....:cool:

SBP

New member
É exatamente isso que estou adaptando em meu novo tanque de plástico, já vi em fóruns estadunidenses sendo usado, não tem pq não funcionar!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
É exatamente isso que estou adaptando em meu novo tanque de plástico, já vi em fóruns estadunidenses sendo usado, não tem pq não funcionar!

SBP,
Já pensou em colocar um tanque de gasolina no vão (logo abaixo do seu tanque) do quadro da bike ? Entendeu o lugar que pretendo colocar ? Acho que ficaria melhor no conjunto da bike ao invés do calombo do tanque acima do quadro. A sua bike é uma beach, certo ? Estou pensando nesta possibilidade..... Acho que ficaria muito bom. Só tem que achar quem o faça. Inicialmente, faria um "mock up" (protótipo) de papelão e iria moldando para melhor design e encaixe.....:cool:

SBP

New member
SBP,
Já pensou em colocar um tanque de gasolina no vão (logo abaixo do seu tanque) do quadro da bike ? Entendeu o lugar que pretendo colocar ? Acho que ficaria melhor no conjunto da bike ao invés do calombo do tanque acima do quadro. A sua bike é uma beach, certo ? Estou pensando nesta possibilidade..... Acho que ficaria muito bom. Só tem que achar quem o faça. Inicialmente, faria um "mock up" (protótipo) de papelão e iria moldando para melhor design e encaixe.....:cool:

Tentei fazer isso Nelson, mas não há espaço disponível (é uma MTB mesmo, não é cruiser)..
Se fosse 2t até teria o espaço, mas sendo 4t não há..
Cansei de ferrugem em tanque de metal (a grande porcentagem de álcool favorece isso, pois carreia mais água). Tenho o tanque original que uso, mas está amassado devido ao único tombo que tive, e vive com ferrugem, que desce junto com o combustível e para nos filtros da torneira e da mangueira.
Comprei um tanque de plástico, de KTM 50, mas tem apenas 1L (no meu caso não tem problema). Não instalei ainda devido a alguns desafios de montagem/fixação. Uma solução possível pra quem tiver altura disponível num 4t seria também os tanques do estacionário, que são de plástico e são montados acima do motor, fixados nele. Não sei qual a capacidade, mas com certeza é pequena pois os estacionários trabalham em baixas RPM..
Quando conseguir colocar o tanque gravarei alguns vídeos da bina..

SBP

New member
SBP,

Aliás, a adaptação é a seguinte:
Dois conectores em T colocados, um na torneira de combustível e outro no respiro do tanque (o do tanque KTM é um tubinho plástico cujo diâmetro se assemelha ao das mangueiras de combustível). Entre eles uma mangueira de combustível transparente que segue rente ao tanque (ou seja, da tampa até a torneira). Todas as conexões estão com braçadeiras, pra garantir que não se soltem facilmente.

SBP

New member
O desafio é só ter uma boa fixação ao quadro, mas já fechei as idéias e só falta executar e ver se na hora não aparecerão surpresas, mas por enquanto acredito que será montado sem problemas..

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
O desafio é só ter uma boa fixação ao quadro, mas já fechei as idéias e só falta executar e ver se na hora não aparecerão surpresas, mas por enquanto acredito que será montado sem problemas..

Fico na expectativa então. Espero que dê tudo certo. Curioso por saber como ficará.

No meu caso, para a bike cruiser/beach, estou pensando em fazer de fibra de vidro.... Só preciso avaliar se será resistente à gasolina/álcool. Acho q a resina pode não resistir. Se for de fibra, eu mesmo poderei fabricar (mesmo nunca tendo feito), visto q no fórum, tinha outro louco que tinha se aventurado com este composto. O máximo que pode acontecer é não dar certo. Considero o aprendizado como resultado. :cool:

SBP

New member
Exatamente, temos que arriscar!
Acredito que a fibra de vidro deve ser resistente à gasolina, mas não tenho certeza nenhuma disso, só suspeito mesmo.. Agora, resta saber se ela também resiste à nossa gasolina alcoolizada :mad:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Exatamente, temos que arriscar!
Acredito que a fibra de vidro deve ser resistente à gasolina, mas não tenho certeza nenhuma disso, só suspeito mesmo.. Agora, resta saber se ela também resiste à nossa gasolina alcoolizada :mad:

Veja só o que achei neste fórum sobre a fabricação de tanque personalizada para bikes beach: http://bicicletamotorizada.net/threads/292-Tanque-em-fibra-de-vidro-para-quadros-Beach-Cruiser

Os Mestres Carlos Mayer e Budget mostrando como se faz um tanque de fibra. Excelente!!!! Super, hiper detalhado. Masters !

Julio Caezar

New member
Veja só o que achei neste fórum sobre a fabricação de tanque personalizada para bikes beach: http://bicicletamotorizada.net/threads/292-Tanque-em-fibra-de-vidro-para-quadros-Beach-Cruiser

Os Mestres Carlos Mayer e Budget mostrando como se faz um tanque de fibra. Excelente!!!! Super, hiper detalhado. Masters !

Eu ia justamente citar este tópico pra vcs . eu já fiz o molde do meu , vou por ele por cima do quadro igual ao tanque de uma moto, aquelas customizadas, o budget e eu estávamos trocando e-mail sobre isso , ele estava testando uma nova resina que era resistente ao combustível, porem tem tempo que não nos falamos , mas ele ficou de me ajudar a confeccionar o meu quando eu fisese o molde, porem tempo ficou curto e acabei pr ficar no esquecimento , o tijolo de espuma é uma boa opção ele vende barato em lojas de jardinagem e decorações paisagísticas....

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Julio, por favor, logo que retornar ao projeto, mostre-nos o desenvolvimento da mesma. Tenho interesse especial na visualização das dificuldades e soluções da empreitada, principalmente com o tanque cobrindo o quadro.
Estarei sempre à disposição para te ajudar, se precisar.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
A partir do dia 15/12, terei mais tempo disponível e tentarei fazer (virtual) um tanque (que envolve o quadro) no software de CAD Solidworks ou Catia V5. Pelo menos, teremos uma visão de como ficará o tanque em suas várias versões. Vou ter que desenterrar da memória como se usavam esses softwares.

Quanto a resistência dos materiais à gasolina, se tiver possibilidade, faça alguns corpos de prova e deixe mergulhado na gasolina para ver se ocorre alguma reação. :cool:

Samuca3d

New member
Ola vcs poderia me ajuda apos eu corta um caninho' que tem dentro do cano de descarga do meu motor bicimoto 80cc ela esta esquentando muito so em liga o motor ja fica fervendo ja olhei a camisa o pistão ta tudo novinho' desconfio desse caninho que eu cortei ajudem pf

Samuca3d

New member
motor 80cc fervendo mais em perfeitas condiçoes

Ola vcs poderia me ajuda apos eu corta um caninho' que tem dentro do cano de descarga do meu motor bicimoto 80cc ela esta esquentando muito so em liga o motor ja fica fervendo ja olhei a camisa o pistão ta tudo novinho' desconfio desse caninho que eu cortei ajudem pf

Nelson H

Administrator
Membro da Staff

Julio Caezar

New member
Julio, por favor, logo que retornar ao projeto, mostre-nos o desenvolvimento da mesma. Tenho interesse especial na visualização das dificuldades e soluções da empreitada, principalmente com o tanque cobrindo o quadro.
Estarei sempre à disposição para te ajudar, se precisar.

Eu ja fiz o formato do tanque o problema e decidir se vou por ele por cima (ficaria com um formato quase de gota ou algo parecido) , ou se encaixo ele de cima pra baixo(que é bem mais difícil...), o molde esta só cortado , não dei oacabamento, primeiro porque dependo do budget , saber se ele tem tempo e se conseguiu resolver o problema da corrosão, e segundo por minha própria falta de tempo, e certa escassez de recursos, por incrível que pareça ja gastei mais de 2 mil reais somando a bike + peças de customização e ajustes que fiz e outros que terei de fazer fora o que vou precisar criar... O meus orçamento final aproximado pra esa bike é de +- 4000 mil reais... Sei que muitos vão dizer que seria mais facil comprar uma pronta ou mesmo pegar uma moto, porem eu vos digo que ela sera unica e isso não tem preço!!!!...( ate tem mais vai ser bem caro)

vou tira uma foto do molde e do quadro com ele por cima e ele por baixo pra vc ter uma ideia ok...

Ademberd

New member
Realmente Júlio, tem coisas que não tem preço, eu mesmo possuo duas, uma bicicleta com motor 4 tempos que montei do meu jeito com bateria, farol, setas, lanterna traseira com luz de stop e buzina, e uma outra com motor 2 tempos tipo moby, e quando saio com uma delas para um passeio é só admiração e elogios, e o melhor é que as bichinhas andam pra caramba, já fui até parado numa blitz o cara queria saber como fiz a montagem dos acessórios e onde consegui o motor etc, é como você citou, é fácil ir na agencia comprar uma moto, mas cade a graça? será apenas mais uma no meio de tantas.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Julio,
se for usar o tanque por cima do quadro, terá que fazer a interligação das duas seções. Pode ser usado conexões pneumáticas e tubo vinil. São baratos e resistentes à gasolina. Segundo o Leonardo Nunes, tem fabricantes no exterior que já fabricam o quadro com o tanque de gasolina embutido. Achei legal.:cool:

Última edição:

SBP

New member
Julio,
se for usar o tanque por cima do quadro, terá que fazer a interligação das duas seções. Pode ser usado conexões pneumáticas e tubo vinil. São baratos e resistentes à gasolina. Segundo o Leonardo Nunes, tem fabricantes no exterior que já fabricam o quadro com o tanque de gasolina embutido. Achei legal.:cool:

Olá pessoal, ando meio sem tempo de visitar o fórum, mas esta é rápida:
acredito que os referidos tanques são principalmente os GT2-A (para 2t, tem até um "apoio" para fixar o motor) e GT2A-S (2t e 4t, mas devo advertir que a montagem do 4t é bemm "apertada", já vi muitos gringos terem problemas e precisarem de diversas adaptações pra dar certo). Segue exemplo de um revendedor dos EUA (são dezenas deles).
http://www.kingsmotorbikes.com/category_262.html
Esses quadros são feitos na China e já até pensei em comprar um, pois o preço total dependendo do vendedor(ou seja, frete + valor declarado) não seria um absurdo. Existem apenas 2 poréns: alguns dizem que a montagem do quadro é fraca, que ele com o tempo tende a rachar soldas, sofrer torções, etc, mas nunca vi nenhuma foto disso também, apenas pessoas dizendo. O segundo problema é que essa cor dourada aí é um Primer que é proibido em muitos países, mas não lá, por ter efeitos carcinogênicos (ele favorece mutações celulares e suas conseqüências). Lembro que pesquisei bastante à respeito do primer usado e sei o que estou dizendo. Mas, não é nada que algumas camadas de uma boa pintura não resolva! Só não é recomendado deixar ele no dourado original, direto em contato com a pele e em uso constante.
Existem também outras opções, mais confiáveis e mais caras.
Existem vários da marca Felt, nenhum deles feito diretamente com tampa de combustível etc mas tudo "facilmente" adaptável, muito usado em motorizações nos EUA (inclusive no site do SickBikeParts costumava ter um na homepage).
Outro fabricante é o Sportsman Flyer, que vende bikes board trackers e partes, incluindo quadros. O tanque também é no quadro mas um pouco diferente dos demais ( http://www.sportsmanflyer.com/ ). Para quem acessar o site verá que são várias combinações possíveis, mas que custam no mínimo 1.300 dólares (isso mesmo, só o quadro com um tanque, sem motor). Verão também que o modelo mais caro deles é vendido por 7.800 dólares! À propósito, eles fizeram a bike dessa categoria mais rápida (recordista).
Outro é o da PhantomBikes ( http://phantom-bikes.com/shop/parts/ ), excelente, alumínio T6 sem primer (é prateado, vejam no link), e todas as bikes Phantom são montadas nesse quadro. Segundo o último email que troquei com John King, proprietário da empresa, o quadro não pintado sairia por 265 dólares, pintado por 360, mais frete cerca de 80. As 4 cores disponíveis eram bronze fosco, verde cinza e preto brilhantes (pintura automotiva comum). Pelo que senti dele não posso afirmar se enviaria como presente (sem valor comercial) ou com valor reduzido, mas particularmente acredito que não e preferi não correr o risco (60% onera demais), mas foi o quadro que pensava seriamente em comprar.
Se houverem interessados nesse tipo de compra, lembre-se de incluir no cálculo:
PRODUTO EM DÓLARES (converter em real, do dia)
IOF (6,38% do valor do produto)
FRETE (depende do local e vendedor, mas inclui-se no custo em dólares, ou seja, sujeito ao IOF)
TAXA DE IMPORTAÇÃO (cobrado aqui para retirar, sobre o valor total da compra, ou seja, frete + produto, sem o IOF)
Simulação hoje desse quadro, sem pintura, ficaria assim:
265(produto) + 80 (frete) = 345 dólares
345*2,6(conversão) = 897 reais
IOF (6,38% de 345 dólares/897 reais) = 57,23 reais
taxa de importação (60% sobre 345 dólares/897 reais) = 538,20
TOTAL -> 897 + 538,20 + 57,23 = 1492,43
Sei que não é absurdo comparado à diversos quadros de bikes vendidos pelo país afora (quadros para ciclistas profissionais e "amadores sérios", que valem no mínimo isso aí), mas ainda assim ficou fora dos meus planos e é mais caro que a grande maioria (senão todos) dos quadros motorizados no Brasil.. Mas, quem sabe em alguma montagem futura? Não está 100% fora dos planos, mas para agora está!
Espero ter ajudado