Como identificar motor

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Não tem como eu utilizar o motor sem essa chaveta?, pq ela se soltou sozinha e a perdi.. não posso ficar com o motor parado por isso.
O esquema da rosca com o fixador não funciona?.
Se for preciso, onde posso encontrar essa chaveta? meu motor tem apenas 3 dias de uso pra ser encostado assim.. se soubesse que esse motor 5G tinha essa fragilidade nem teria comprado..
Onde posso conseguir essa chaveta?? se nem na bicimoto tem... o esquema dos tópicos citados, de utilizar uma rosca de inox ou aço galvanizado + rosca de pressão com o fixador de rosca não resolve?..

Brother,
Sem chaveta o pinhão ficará patinando no eixo e danificará o eixo. A bike andara uns metros e vai ficar tpo perdendo potência. Procure no google "como fazer chaveta". Talvez ache como fabricar o sua propria chaveta. Leva a bike com o pinhão para um serralheiro que ele te faz em 5 minutos.
Nao tente rodar sem chaveta. Mesmo colocando o adesivo mais porca mais arruela de pressão, vai acabar patinando como que aconteceu com o Michell. Tenha calma e dia 26 procure um serralheiro. Belezz ?

Joel

New member
Brother,
Sem chaveta o pinhão ficará patinando no eixo e danificará o eixo. A bike andara uns metros e vai ficar tpo perdendo potência. Procure no google "como fazer chaveta". Talvez ache como fabricar o sua propria chaveta. Leva a bike com o pinhão para um serralheiro que ele te faz em 5 minutos.
Nao tente rodar sem chaveta. Mesmo colocando o adesivo mais porca mais arruela de pressão, vai acabar patinando como que aconteceu com o Michell. Tenha calma e dia 26 procure um serralheiro. Belezz ?

Ta certo, basta saber se o serralheiro saberá oque é uma chaveta hahaha.. mas de boa, obrigado pelo apoio.
Aliás, todo lugar que procurei por "chaveta" aparece algo como no site da bicimoto.. http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos
essa meia lua.
Feliz Natal!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ta certo, basta saber se o serralheiro saberá oque é uma chaveta hahaha.. mas de boa, obrigado pelo apoio.
Aliás, todo lugar que procurei por "chaveta" aparece algo como no site da bicimoto.. http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos
essa meia lua.
Feliz Natal!

Joel,
Pode parecer clichê mas veja o lado bom dos problemas que tem enfrentado. O aprendizado é sempre importante, até mesmo nas adversidades. No futuro, talvez, possa ajudar outros usuários . Parabéns pelo controle da ansiedade e pela paciência.

Joel

New member
Boa tarde,
Alguem teria uma foto dessa chaveta? Todo lugar que pesquisei ela e igual a do site da bicimoto.. preciso da bike pronta em dois dias, pq utilizo para trabalhar.
Nao sei como fazer.. conversei com dois serralheiros e eles nao fazem ideia doq seja essa chaveta. Alguém poderia me ajudar com isso? O desespero ta tirando a minha paz.. nem to conseguindo curtir o natal, ja q em 2 dias estarei saindo do servico de madrugada e nao tenho condução. E la se foi minha calmaria.. paguei 1000 em algo pensando em durabilidade e me dei mal.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel, pior q não conheço ninguém que possa te ajudar na sua cidade..... Estranho, Sto André é tão industrializado.....

Entao vamos lá, te ajudarei a fabricar uma gambiarra para colocar no lugar da chaveta, pelo menos até trocar por uma correta.
Tire uma foto do Pinhão, onde tem o rasgo para encaixe da chaveta junto com uma régua para saber a largura do rasgo. Depois a foto do eixo onde encaixa a chaveta junto com a regua. A regua é só para ter noção de escala.
Com isso, poderei te dizer um material alternativo (temporário) para substituir a chaveta.
Agora depende de vc tirar as fotos e postar aqui para eu poder te ajudar.

Joel

New member
Joel, pior q não conheço ninguém que possa te ajudar na sua cidade..... Estranho, Sto André é tão industrializado.....

Entao vamos lá, te ajudarei a fabricar uma gambiarra para colocar no lugar da chaveta, pelo menos até trocar por uma correta.
Tire uma foto do Pinhão, onde tem o rasgo para encaixe da chaveta junto com uma régua para saber a largura do rasgo. Depois a foto do eixo onde encaixa a chaveta junto com a regua. A regua é só para ter noção de escala.
Com isso, poderei te dizer um material alternativo (temporário) para substituir a chaveta.
Agora depende de vc tirar as fotos e postar aqui para eu poder te ajudar.

Nelson, é aí que está o problema, eu não faço idéia de onde seja o encaixe da chaveta, já que não sei como é uma.. isso que ta matando.
Algum usuário do forum que possui um 4T T-Belt teria que mostrar como é uma.
Vou tentar tirar a foto amanha com varios ângulos como me pediu.. o pinhão tem um pequeno chanfro onde encaixa no eixo.. só isso que sei, agora onde a chaveta deveria estar e como ela é.. isso pra mim é um mistério.
Além desse problema, ainda tem o pino do afogador que quebrou.. e laia.. é muita "sorte" pra uma pessoa só.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nelson, é aí que está o problema, eu não faço idéia de onde seja o encaixe da chaveta, já que não sei como é uma.. isso que ta matando.
Algum usuário do forum que possui um 4T T-Belt teria que mostrar como é uma.
Vou tentar tirar a foto amanha com varios ângulos como me pediu.. o pinhão tem um pequeno chanfro onde encaixa no eixo.. só isso que sei, agora onde a chaveta deveria estar e como ela é.. isso pra mim é um mistério.
Além desse problema, ainda tem o pino do afogador que quebrou.. e laia.. é muita "sorte" pra uma pessoa só.
Eu chuto que a chaveta tenha 3x3x20 mm. Joel, imagina uma barra (minúscula) com largura de 3 mm e altura de 3 mm e profundidade de 20 mm. A chaveta encaixa no rasgo que tem no furo do pinhão. Parece um dentinho só que tem nesse furo. Então, a chaveta encaixa aí. Agora no eixo, tem um rasgo comprido (uns 20 mm) e a chaveta tem que encaixar aí também. Então vc vai perceber que os dois rasgos ( pinhão e eixo ) tem que ficar alinhado.
A chaveta tem que ter uma altura tal para que fique encaixada no eixo e também no pinhão. Assim, não deixa o pinhão girar em falso no eixo. Esse é um dos objetivos da famigerada chaveta. Observe a chaveta da Bicimoto e avalie se encaixaria bem no rasgo que tem no eixo. Pensando bem, pode ser aquele formato da Bicimoto sim. Acho que esse tipo de chaveta se chama Woodruff. Farei amanhã um desenho para seu maior entendimento. Easy man!!!

Última edição:

Ademberd

New member
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_5234_4847_Chaveta-junta-semicircular-
Estas são imagens da chaveta, pegue o pião leve a um serralheiro, peça para cortar um pedaço de ferro (tipo cunha) que encaixe na ranhura do pião, que não seja muito comprido para poder colocar a arruela e a porca, ou se o serralheiro for perto leve a bike junto, pois estas chavetas são muito fáceis de fabricar desde que se tenha material e ferramentas apropriadas, abraços.

Joel

New member
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_5234_4847_Chaveta-junta-semicircular-
Estas são imagens da chaveta, pegue o pião leve a um serralheiro, peça para cortar um pedaço de ferro (tipo cunha) que encaixe na ranhura do pião, que não seja muito comprido para poder colocar a arruela e a porca, ou se o serralheiro for perto leve a bike junto, pois estas chavetas são muito fáceis de fabricar desde que se tenha material e ferramentas apropriadas, abraços.

Bom dia,
Encontrei um site que fabrica chaveta..
http://www.rezler.com.br/produtos/chavetas-1/meia-cana-5

Vou tentar levar o pinhão a um serralheiro, tem como me ajudar a identificar a chaveta correta por esse site? pq posso mostrar a foto para o serralheiro e ele olhando o pinhão logo imagina a forma adequada, tenho que comprar arruela de pressão tb.. achei estranho nessa chaveta tanto o da bicimtoo como o do site rezler, pq é só mente uma meia lua lisa.. como isso impede o pinhão de rodar em falso?.. isso que não consigo compreender, a não ser que a chaveta do site da bicimoto tenha um "pino" que encaixe no pinhão.. mas o site é bem vago, só tem uma foto tirada de qualquer jeito, sem explicação de nada.

Joel

New member
galera, acompanhe meu raciocinio.. hoje fui retirar o pinhao para levar ao serralheiro, e retirei tb uma arruela espaçadora que estava atras do pinhão.. eis que escuto um barulho de algo caindo no chão.. e veja oque encontrei.
Se essa é a chaveta, não sei se tenho muito azar o muita sorte, se for.. como recoloco a danada no lugar dela ? Olha o tamanho disso.. é minusculo!
20141226_095706.jpg20141226_095734.jpg 20141226_100502.jpg

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
galera, acompanhe meu raciocinio.. hoje fui retirar o pinhao para levar ao serralheiro, e retirei tb uma arruela espaçadora que estava atras do pinhão.. eis que escuto um barulho de algo caindo no chão.. e veja oque encontrei.
Se essa é a chaveta, não sei se tenho muito azar o muita sorte, se for.. como recoloco a danada no lugar dela ? Olha o tamanho disso.. é minusculo!
View attachment 2204View attachment 2205 View attachment 2206

Que sorte, Joel. Quando for montar, nao esqueça de colocar uma arruela de pressão para q este problema nao ocorra novamente. Presente do Papai Noel.

Ademberd

New member
É esta mesma Joel, geralmente a parte liza da chaveta fica no eixo, faça uma análise da fenda eixo e pião, pode ser que encaixe ao contrário, tem que encaixar bem justinho. abraços.

Última edição:

Joel

New member
Caramba, dei sorte, cheguei ate a comprar 2 chavetas na bicimoto.. se chegar as corretas, já deixo de backup.
Consegui encaixar novamente a chaveta no eixo, pinhão recolocado e só de tentar girar na mão, a correia gira.. agora vem o passo 2, comprar arruela de pressão.
Não consigo compreender como um motor com tanta força é vendido com um sistema de trava do pinhão tão pobre... já já remonto ele novamente no quadro, e provavelmente preciso retirar um gomo da corrente, já que coloquei a coroa de 44 padrão.. já o afogador.. o pino quebrou devido o motor estar inclinado pra frente, a força foi tanta que o aperto nas roscas de fixação da bandeja não segurou e ele voltou o motor a posição "padrão" reto.. esse pino tem como fazer uma "gambiarra"? ou só comprando outro carburador por 100 reais mesmo?..

Novamente agradeço a grande ajuda de vcs do forum.. são vcs que fazem a pós venda da bicimoto, do jeito que sou, já teria metido a marreta no motor e mandado a bicimoto a m**** faz tempo.

Editado.

Foto da forma que coloquei. 20141226_113652.jpg20141226_113835.jpg

Passei em 3 depósitos e não tem arruela de pressão.. é mole?. vou ver na minha caixa de ferramentas pra ver se tem alguma, vai que a sorte funcione com arruelas tb.

Edit2.

Acho que o santo protetor das binas lembrou de mim hoje hahaha.. o São Bineiro 20141226_115711.jpg

Ok.. chaveta em mãos, pinhão recolocado, agora arruela de pressão, e a porca.
Após o pinhão tem uma arruela lisa.. vcs acham melhor eu colocar uma que tem ranhuras?
20141226_120043.jpg

Desculpe a amolação, é que não quero cometer falhas..

Última edição:

Joel

New member
Galera, levei a corrente pra tirar um gomo e tal.. e mesmo assim a bike anda dando soquinhos.. e logo em seguida a corrente escapa.
Mas o pior é que a maldita porca de fixação do pinhão não para de sair.. não importa a força q eu coloque, mesmo colocando arruela de pressão, não consigo andar 5 metros que a rosca solta novamente.
Afinal de contas, como que prende isso? parece que está faltando algo ainda.. 20141226_145706.jpg

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Galera, levei a corrente pra tirar um gomo e tal.. e mesmo assim a bike anda dando soquinhos.. e logo em seguida a corrente escapa.
Mas o pior é que a maldita porca de fixação do pinhão não para de sair.. não importa a força q eu coloque, mesmo colocando arruela de pressão, não consigo andar 5 metros que a rosca solta novamente.
Afinal de contas, como que prende isso? parece que está faltando algo ainda.. View attachment 2211

Joel, não se preocupe com tantas adversidades. Vc está fazendo o seu máximo. Não use a arruela estriada, use a lisa. A sequência seria primeiro o pinhão, arruela lisa, arruela de pressão e por fim, a porca. Tenho ainda 3 recomendações, 1- Troque a arruela de pressão por outra nova, essa sua, já perdeu a pressão. 2- Coloque mais uma porca e a use para travar a primeira porca. 3- Não tão importante mas ajuda, é o trava roscas.
Outra coisa, observe se, mesmo com a chaveta, o pinhão não está rodando em falso no eixo.

O caso dos soquinhos , acho que é a corrente encavalando no pinhão. Tem alguma coisa desalinhada aí.:cool:

Joel

New member
Joel, não se preocupe com tantas adversidades. Vc está fazendo o seu máximo. Não use a arruela estriada, use a lisa. A sequência seria primeiro o pinhão, arruela lisa, arruela de pressão e por fim, a porca. Tenho ainda 3 recomendações, 1- Troque a arruela de pressão por outra nova, essa sua, já perdeu a pressão. 2- Coloque mais uma porca e a use para travar a primeira porca. 3- Não tão importante mas ajuda, é o trava roscas.
Outra coisa, observe se, mesmo com a chaveta, o pinhão não está rodando em falso no eixo.

O caso dos soquinhos , acho que é a corrente encavalando no pinhão. Tem alguma coisa desalinhada aí.:cool:

Nelson, vou esperar o motor esfriar e vou reposicionar lateralmente até a corrente ficar 100%, aparentemente o lado de cima. está mais para fora do que o de baixo.
Sobre a arruela, ela é nova, mas como saiu novamente, vou dar uma entortada nela com o alicate pra ver se ajuda já que não tenho outra.
Vou colocar a arruela lisa dessa vez, parece q tanto ela como o pinhão, tem lado para ser colocado.. sobre a porca, não tem espaço para uma segunda.
Isso que está estranho, é só a bike dar 3 soquinhos que lá se vai a rosca do pinhão.. ele não está rodando em falso.. só roda em falso quando a rosca que firma ele sai, e ele escapa da chaveta.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vendo melhor a foto, parece que a corrente pode estar pegando na lateral do motor, não acha ? Acho q vai ter virar o pinhão...... Avalie.

Joel

New member
Bom.. estou em uma luta acirrada com esse motor.. o tranco q o motor deu foi tão forte q acabou arrancando aquela ponta da chaveta, mas ainda assim o pinhão conseguiu firmar, prendi novamente com a rosca lisa original, e o lado do pinhão virado para dentro.
Joguei o motor mais para a direita fazendo ajuste lateral, e mesmo assim.. a corrente da os "tranquinhos", se eu empurrar a bike olhando para a corrente, consigo notar q a parte superior da corrente ainda está mais para fora e a parte de baixo para dentro.. mas não tem mais ajuste a fazer já que o motor está todo para a direita.. daqui a pouco vou inclina-lo mais para frente para deixar a corrente mais tensionada.. já que toda vez que eu o ligo, ele folga a corrente um pouco.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Se o motor está se deslocando, é preciso reforçar a fixação. Observe que o Ademberd fez uma melhoria colocando uma haste para evitar este deslocamento. Inicialmente use um paliativo, depois faça uma peça final.
Saiba que não é comum os problemas que tem enfrentado, ou melhor, zica.
O ajuste correto existe mas infelizmente nem todos tem a oportunidade de fazê-los com conhecimento técnico. Resta nos auxiliar no fórum com as ferramentas que temos.:cool: