Como identificar motor

Nelson H

Administrator
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Joel,
Num sistema de transmissão por corrente, o primeiro que vai pro saco é a corrente. Isso se estiver desalinhado. Em moto, se houver desgaste, tem que trocar coroa/corrente/Pinhao tudo junto. No caso das bikes motorizadas, não sei. Eu não me arriscaria a andar com o conjunto desalinhado (se eu desconfiasse disso). Se a corrente travar com vc andando, vc pode levar um tombinho (para não dizer o pior). Belezz ? :cool:
 

Joel

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Joel,
Num sistema de transmissão por corrente, o primeiro que vai pro saco é a corrente. Isso se estiver desalinhado. Em moto, se houver desgaste, tem que trocar coroa/corrente/Pinhao tudo junto. No caso das bikes motorizadas, não sei. Eu não me arriscaria a andar com o conjunto desalinhado (se eu desconfiasse disso). Se a corrente travar com vc andando, vc pode levar um tombinho (para não dizer o pior). Belezz ? :cool:


Nelson, não sei se está desalinhado, porque a transmissão está muito suave.. se estiver deve estar bem pouco, farei a verificação daqui a pouco com uma vareta, e já retorno o resultado, talvez puxe o esticador um pouco para tras.. estou meio perdido, tive 2 motores e parece q nunca tive.. só pelo fato do pinhão desse motor parecer mais perto do quadro e estar mais alto doque nos motores 2T.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Realmente, a diferença de tamanho entre os dois motores é brutal. Mas acho q vc logo vai acostumar.
As vantagens que o 4T oferece só vai te satisfazer cada vez mais.
A parte da revisão é muito importante, principalmente Qdo influi na segurança. É como o carro, nunca devemos desleixar, senão ele nos deixa na mão.
 

Joel

New member
Boa noite.

É galera, não está facil pro meu lado.. bike parada, não sei mais oque faço, já movi o motor na bandeja mais para a esquerda e a corrente fica escapando, ela está mais folgada que antes.
talvez tenha que retirar um gomo dela, mas acho que ficará curta demais.
Minha roda está desalinhada, amanhá levarei a roda pra alinhar, pra começar a reajustar a corrente.. vou retirar o motor e vou posiciona-lo no meio da bandeja.. ta dando uma canseira isso hein.
Estou deixando de curtir a minha motorizada devido a esse problema de transmissão.. se acerto posição do motor, não consigo acionar o afogador, se ajeito o afogador, a corrente fica folgada, mesmo colocando o esticador para tras e subindo a roldana no maximo, a corrente escapa.. (fica pulando no pinhão.. como se tivesse patinando) quando eu mandar realinhar a roda eu tento resolver o problema da folga da corrente..
 

Nelson H

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Joel,
Imagino que antes de vc mudar a posição do esticador para dentro da corrente isso não acontecia (patinando).
Com essa nova configuração, a corrente tem menos contato com o pinhão, ou seja, tem menos dentes encaixados na corrente. É difícil só ficar falando (no meu caso) e não conseguir ver o problema. Aconselho vc a levar numa bicicletaria de confiança e solicitar ajuda. Coisas que vc deve observar: 1- Alinhamento entre corrente/pinhão/esticador. 2- Esticamento da corrente. 3- Angulo de contato entre corrente e pinhão. 4- Oscilação da coroa (efeito prato rodando na mesa). 5- Descentralização da coroa no cubo. 6- Análise do comprimento da corrente.
Bem, é o que eu lembro.
 
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Joel

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Boa noite!

Galera, eu mandei retirar um gomo da corrente e agroa ela está bem tensionada, nada exagerado, apenas o suficiente para evitar "pulos".
Mas.. la vem outro problema e dessa vez mais sério, estou com o mesmo problema do amigo desse tópico.
http://bicicletamotorizada.net/thre...se-mantem-ligada-sem-afogador?highlight=lenta

Ligo o motor com o afogador acionado, e logo volto ele na posição normal e o motor desliga..e a partir daí posso puxar o pullstart zilhoes de vezes que ela não liga, tenho que mover novamente o afogador, ligar o motor, e assim mover o afogador novamente, e manter ela acelerada.. mas é só parar de acelerar que ela morre..
Sinceramente, estou começando a me arrepender dessa compra.. já tentei passar o fio de cabo de aço no giglê para ver se não é carburador entupido.. oque eu acho absurdo com apenas 3 dias de uso prático do motor.
 

Nelson H

Administrator
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Nao desanima não Joel. Tá ganhando experiência nisso tudo. Pelo pouco que sei (lendo no fórum), vou listar algumas possíveis causas: 1- Combustivel de má qualidade. Tente trocar. Não use aditivada. 2- Entupimento no carburador. Limpou o tanque antes de colocar a gasolina ? O filtro tá limpinho ? 3- As vedações do carburador estao ok ? A vedação do motor/carburador estão ok ? 4- A mistura ar/combustível está ok ? 5- Avalie a cor da vela e veja se a cor esta ok ou se nao esta excessivamente queimada (carbonizada).
Cara, de resto, é esperar que os mestres te ajudem com mais detalhes.
 
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Joel

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Nao desanima não Joel. Tá ganhando experiência nisso tudo. Pelo pouco que sei (lendo no fórum), vou listar algumas possíveis causas: 1- Combustivel de má qualidade. Tente trocar. Não use aditivada. 2- Entupimento no carburador. Limpou o tanque antes de colocar o tanque ? O filtro tá limpinho ? 3- As vedações do carburador estao ok ? A vedação do motor/carburador estão ok ? 4- A mistura ar/combustível está ok ? 5- Avalie a cor da vela e veja se a cor esta ok ou se nao esta excessivamente queimada (carbonizada).
Cara, de resto, é esperar que os mestres te ajudem com mais detalhes.


Consegui arrumar, o giglê ainda estava entupido mesmo após eu passar o fio de cabo de aço, hoje pela manhã, repeti o processo e funcionou.. mas pra não perder o costume.. surgiu outro problema.
Acho que acabei de descobrir o defeito da transmissão, hoje quando fui sair com ela da garagem, escutei um estalo e vi que estourou um raio, e entortou 3.. agora a roda está na bicicletaria pra arrumar, e talvez nem a pegue hoje.
Retirei a coroa de 50 dentes e notei que a borracha de fixação estava só o farelo.. bem fininha e mole.. então é provavel que ao acelerar o torq do motor conseguia mover a coroa para dentro e para fora.
Vou colocar a coroa de 44 dentes que veio no kit com muita tristeza.. já que odeio perder torq, mas pelo menos a borracha é nova, e depois compro outra no site da bicimoto e volto a coroa de 50 dentes, espero não perder tanto torq e parecer um 49cc 2T.
Aproveitando a bike parada, e reposicionei o motor de forma que deixei o afogador livre, inclinando ele para frente.. pouca coisa, pesquisei varios tópicos sobre o assunto e aparentemente está dentro da margem permitida de inclinação... sendo assim, só esperar a roda ficar pronta, e remonta-la com a corroa padrão de 44 dentes, e talvez reajustar a corrente.

Obs: Minha roda é uma calypso Brutus com raiação de inox.. pra ter estourado, a coisa foi séria.

Obrigado pela grande atenção que tenho recebido no nesse forum!
 
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Ademberd

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Olha Joel, passei muito por isto, quebra de raios, coroa desalinhando, emfim só decepção, até que um amigo meu mecânico de bicicleta, me orientou a montar a roda traseira com cubo de mobilete completo, aceitei a ideia dele e nunca mais tive qualquer problema com a roda, porque este motor tem muito torque e força demasiadamente os raios com este sistema original arcaico no meu mode de ver.
 

Joel

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Olha Joel, passei muito por isto, quebra de raios, coroa desalinhando, emfim só decepção, até que um amigo meu mecânico de bicicleta, me orientou a montar a roda traseira com cubo de mobilete completo, aceitei a ideia dele e nunca mais tive qualquer problema com a roda, porque este motor tem muito torque e força demasiadamente os raios com este sistema original arcaico no meu mode de ver.


Faz 2 anos que utilizo bike motorizada para trabalhar, e essa é a primeira vez que tenho um raio arrebentado.. tenho esperança que amanhã após remontar a roda com a coroa de 44 dentes e borracha de fixação nova, o problema acabe.. mesmo perdendo torq,(espero que não muito).. só preciso da bina rodando de boa para ir e vir sossegado do meu trabalho.
Ademberg, para montar essa roda.. acredito que de muito trabalho não?, como conseguiu?.
 

Joel

New member


Daria certo esse cubo?
http://produto.mercadolivre.com.br/...pleto-mobilete-********-monark-ciclomotor-_JM

Se sim.. qual aro e raios utilizou para montagem? meu aro calypso não aceita raiação grossa, então teria que comprar outro aro + raiação (qual?) e como fixou a coroa?.
Um aero Viper com raios grossos com um pneu Kenda Flame daria certo?.
 
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Nelson H

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Ademberd/Joel,
Desconhecia totalmente esse problema de rompimento dos raios até vcs postarem aqui. Gostaria de só comentar sobre alguns incovenientes de projeto das motorizadas chinesas neste quesito:

Basicamente, o que ocorre quando a coroa é acionada, é que os raios sofrem flexão. Tem ainda a tração dos raios toda vez que a coroa é tracionado. Nisso ocorre uma falha chamada de fadiga, aplicada toda vez que é acelerado e desacelerado. A falha se dá pela fadiga , causada pela flexão e pela tração combinados.

Agora, o cubo feito de alumínio: Os furos do cubo onde são fixos os raios, sofrem desgaste por atrito, chegando a até aumentar o furo e causar folgas na montagem. Mesmo os alumínios aeronáuticos não são resistentes ao atrito. O ideal para o projeto da bike motorizada é o cubo de aço. Claro, isso se for colocada a coroa diretamente na flange do cubo (usando adaptador do freio a disco). Se for usado um cubo de alumínio preso a uma coroa, a flange do cubo vai trincar.

A vantagem do cubo da mobilete é que tem um diâmetro grande e reduz drasticamente a flecha de flexão do raio mas é importante sempre fazer o reaperto dos raios, pois elas afrouxam devido às forças que descrevi. :cool:
 

Joel

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Só desgosto.. hoje fui buscar minha roda, e instalei a coroa de 44 dentes com a borracha nova.. até aí tudo bem, deixei ela 100% alinhada.
Instalei no quadro e verifiquei o alinhamento com o pinhão.. estava tudo ok.. quando fui testar o motor que estava um pouco inclinado para frente, deu um tranco e arrebentou o pino do afogador.. e pra piorar quando fui tentar andar na rua, oque acontece? o PINHÃO SAIU!!! isso mesmo.. a PORR@ do pinhão do motor de 1000 reais simplesmente pulou!! agora estou com um motor que usei 2x, + as pretações, e está parado pq a porcaria do motor não consegue parar de me dar prejuizo... que raiva do kct que estou desse mortor, o pior é que perdi a ***** da garantia, já que o mesmo arrebentou o afogador e ainda fez o favor de perder o pinhão.
Agora vou sair na rua a procura do pinhão.. e tentar adivinhar como que recoloca ele no lugar.. (caso encontre) e se não encontrar eu me fod* de novo, já que na loja da bicimoto o pinhão está como indisponivel.


Editando.. Encontrei como podem ver.. encontrei 3 peças.

20141223_201941.jpg20141223_204203.jpg

Qual é o esquema correto de montagem do pinhão? 1 pinhao, arruela, rosca (porca?) pq tentei e ele solta
 

Anexos

  • 20141223_204208.jpg
    20141223_204208.jpg
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Nelson H

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Joel,
Pelo que observei nas fotos, ainda está faltando a porca e a chaveta. Tem outro usuário que teve o pinhão que soltou do motor também. No caso dele, ocasionado por uma queda e o motor era 4t. Vou procurar no fórum e depois passo o link e verá como ele resolveu o problema.
Neste seu caso, o Ademberd poderá te ajudar bastante, pois ele tem uma 4T. Espero que ele possa te socorrer.
 
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Joel

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Muito obrigado pela ajuda, vou tentar a solução desse tópico, apesar do rapaz não ter voltado par dizer se funcionou de verdade.

Comprar rosca de inox ou aço galvanizado + arruela de pressão + utilizar um fixador de roscas.

No site da bicimoto existe um item chamado "chaveta" sera esse o itens que perdi quando a rosca do pinhão saiu?
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos

Porque se for.. ainda não entendi como utiliza, ele seria pressionado pela rosca?..
 

Nelson H

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Muito obrigado pela ajuda, vou tentar a solução desse tópico, apesar do rapaz não ter voltado par dizer se funcionou de verdade.

Comprar rosca de inox ou aço galvanizado + arruela de pressão + utilizar um fixador de roscas.

No site da bicimoto existe um item chamado "chaveta" sera esse o itens que perdi quando a rosca do pinhão saiu?
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos

Porque se for.. ainda não entendi como utiliza, ele seria pressionado pela rosca?..

Então Joel, Acho que nao é essa chaveta da Bicimoto. Fica difícil ficar falando como se monta a chaveta. Acho melhor buscar isso no google. A chaveta serve para 2 coisas, 1- Unir eixo e pinhão. 2-Elemento de segurança. A chaveta é importantíssimo. Nao sei a medida exata da chaveta mas chuto que seja uns 3x3x20 mm. Essa medida é só para vc ter ideia do tamanho da chaveta. Belezz ?
Feliz Natal!
 

Joel

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Então Joel, Acho que nao é essa chaveta da Bicimoto. Fica difícil ficar falando como se monta a chaveta. Acho melhor buscar isso no google. A chaveta serve para 2 coisas, 1- Unir eixo e pinhão. 2-Elemento de segurança. A chaveta é importantíssimo. Nao sei a medida exata da chaveta mas chuto que seja uns 3x3x20 mm. Essa medida é só para vc ter ideia do tamanho da chaveta. Belezz ?
Feliz Natal!

Não tem como eu utilizar o motor sem essa chaveta?, pq ela se soltou sozinha e a perdi.. não posso ficar com o motor parado por isso.
O esquema da rosca com o fixador não funciona?.
Se for preciso, onde posso encontrar essa chaveta? meu motor tem apenas 3 dias de uso pra ser encostado assim.. se soubesse que esse motor 5G tinha essa fragilidade nem teria comprado..
Onde posso conseguir essa chaveta?? se nem na bicimoto tem... o esquema dos tópicos citados, de utilizar uma rosca de inox ou aço galvanizado + rosca de pressão com o fixador de rosca não resolve?..
 
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