Como identificar motor

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Num sistema de transmissão por corrente, o primeiro que vai pro saco é a corrente. Isso se estiver desalinhado. Em moto, se houver desgaste, tem que trocar coroa/corrente/Pinhao tudo junto. No caso das bikes motorizadas, não sei. Eu não me arriscaria a andar com o conjunto desalinhado (se eu desconfiasse disso). Se a corrente travar com vc andando, vc pode levar um tombinho (para não dizer o pior). Belezz ? :cool:

Joel

New member
Joel,
Num sistema de transmissão por corrente, o primeiro que vai pro saco é a corrente. Isso se estiver desalinhado. Em moto, se houver desgaste, tem que trocar coroa/corrente/Pinhao tudo junto. No caso das bikes motorizadas, não sei. Eu não me arriscaria a andar com o conjunto desalinhado (se eu desconfiasse disso). Se a corrente travar com vc andando, vc pode levar um tombinho (para não dizer o pior). Belezz ? :cool:

Nelson, não sei se está desalinhado, porque a transmissão está muito suave.. se estiver deve estar bem pouco, farei a verificação daqui a pouco com uma vareta, e já retorno o resultado, talvez puxe o esticador um pouco para tras.. estou meio perdido, tive 2 motores e parece q nunca tive.. só pelo fato do pinhão desse motor parecer mais perto do quadro e estar mais alto doque nos motores 2T.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Realmente, a diferença de tamanho entre os dois motores é brutal. Mas acho q vc logo vai acostumar.
As vantagens que o 4T oferece só vai te satisfazer cada vez mais.
A parte da revisão é muito importante, principalmente Qdo influi na segurança. É como o carro, nunca devemos desleixar, senão ele nos deixa na mão.

Joel

New member
Boa noite.

É galera, não está facil pro meu lado.. bike parada, não sei mais oque faço, já movi o motor na bandeja mais para a esquerda e a corrente fica escapando, ela está mais folgada que antes.
talvez tenha que retirar um gomo dela, mas acho que ficará curta demais.
Minha roda está desalinhada, amanhá levarei a roda pra alinhar, pra começar a reajustar a corrente.. vou retirar o motor e vou posiciona-lo no meio da bandeja.. ta dando uma canseira isso hein.
Estou deixando de curtir a minha motorizada devido a esse problema de transmissão.. se acerto posição do motor, não consigo acionar o afogador, se ajeito o afogador, a corrente fica folgada, mesmo colocando o esticador para tras e subindo a roldana no maximo, a corrente escapa.. (fica pulando no pinhão.. como se tivesse patinando) quando eu mandar realinhar a roda eu tento resolver o problema da folga da corrente..

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Imagino que antes de vc mudar a posição do esticador para dentro da corrente isso não acontecia (patinando).
Com essa nova configuração, a corrente tem menos contato com o pinhão, ou seja, tem menos dentes encaixados na corrente. É difícil só ficar falando (no meu caso) e não conseguir ver o problema. Aconselho vc a levar numa bicicletaria de confiança e solicitar ajuda. Coisas que vc deve observar: 1- Alinhamento entre corrente/pinhão/esticador. 2- Esticamento da corrente. 3- Angulo de contato entre corrente e pinhão. 4- Oscilação da coroa (efeito prato rodando na mesa). 5- Descentralização da coroa no cubo. 6- Análise do comprimento da corrente.
Bem, é o que eu lembro.

Última edição:

Joel

New member
Boa noite!

Galera, eu mandei retirar um gomo da corrente e agroa ela está bem tensionada, nada exagerado, apenas o suficiente para evitar "pulos".
Mas.. la vem outro problema e dessa vez mais sério, estou com o mesmo problema do amigo desse tópico.
http://bicicletamotorizada.net/thre...se-mantem-ligada-sem-afogador?highlight=lenta

Ligo o motor com o afogador acionado, e logo volto ele na posição normal e o motor desliga..e a partir daí posso puxar o pullstart zilhoes de vezes que ela não liga, tenho que mover novamente o afogador, ligar o motor, e assim mover o afogador novamente, e manter ela acelerada.. mas é só parar de acelerar que ela morre..
Sinceramente, estou começando a me arrepender dessa compra.. já tentei passar o fio de cabo de aço no giglê para ver se não é carburador entupido.. oque eu acho absurdo com apenas 3 dias de uso prático do motor.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nao desanima não Joel. Tá ganhando experiência nisso tudo. Pelo pouco que sei (lendo no fórum), vou listar algumas possíveis causas: 1- Combustivel de má qualidade. Tente trocar. Não use aditivada. 2- Entupimento no carburador. Limpou o tanque antes de colocar a gasolina ? O filtro tá limpinho ? 3- As vedações do carburador estao ok ? A vedação do motor/carburador estão ok ? 4- A mistura ar/combustível está ok ? 5- Avalie a cor da vela e veja se a cor esta ok ou se nao esta excessivamente queimada (carbonizada).
Cara, de resto, é esperar que os mestres te ajudem com mais detalhes.

Última edição:

Joel

New member
Nao desanima não Joel. Tá ganhando experiência nisso tudo. Pelo pouco que sei (lendo no fórum), vou listar algumas possíveis causas: 1- Combustivel de má qualidade. Tente trocar. Não use aditivada. 2- Entupimento no carburador. Limpou o tanque antes de colocar o tanque ? O filtro tá limpinho ? 3- As vedações do carburador estao ok ? A vedação do motor/carburador estão ok ? 4- A mistura ar/combustível está ok ? 5- Avalie a cor da vela e veja se a cor esta ok ou se nao esta excessivamente queimada (carbonizada).
Cara, de resto, é esperar que os mestres te ajudem com mais detalhes.

Consegui arrumar, o giglê ainda estava entupido mesmo após eu passar o fio de cabo de aço, hoje pela manhã, repeti o processo e funcionou.. mas pra não perder o costume.. surgiu outro problema.
Acho que acabei de descobrir o defeito da transmissão, hoje quando fui sair com ela da garagem, escutei um estalo e vi que estourou um raio, e entortou 3.. agora a roda está na bicicletaria pra arrumar, e talvez nem a pegue hoje.
Retirei a coroa de 50 dentes e notei que a borracha de fixação estava só o farelo.. bem fininha e mole.. então é provavel que ao acelerar o torq do motor conseguia mover a coroa para dentro e para fora.
Vou colocar a coroa de 44 dentes que veio no kit com muita tristeza.. já que odeio perder torq, mas pelo menos a borracha é nova, e depois compro outra no site da bicimoto e volto a coroa de 50 dentes, espero não perder tanto torq e parecer um 49cc 2T.
Aproveitando a bike parada, e reposicionei o motor de forma que deixei o afogador livre, inclinando ele para frente.. pouca coisa, pesquisei varios tópicos sobre o assunto e aparentemente está dentro da margem permitida de inclinação... sendo assim, só esperar a roda ficar pronta, e remonta-la com a corroa padrão de 44 dentes, e talvez reajustar a corrente.

Obs: Minha roda é uma calypso Brutus com raiação de inox.. pra ter estourado, a coisa foi séria.

Obrigado pela grande atenção que tenho recebido no nesse forum!

Última edição:

Ademberd

New member
Olha Joel, passei muito por isto, quebra de raios, coroa desalinhando, emfim só decepção, até que um amigo meu mecânico de bicicleta, me orientou a montar a roda traseira com cubo de mobilete completo, aceitei a ideia dele e nunca mais tive qualquer problema com a roda, porque este motor tem muito torque e força demasiadamente os raios com este sistema original arcaico no meu mode de ver.

Joel

New member
Olha Joel, passei muito por isto, quebra de raios, coroa desalinhando, emfim só decepção, até que um amigo meu mecânico de bicicleta, me orientou a montar a roda traseira com cubo de mobilete completo, aceitei a ideia dele e nunca mais tive qualquer problema com a roda, porque este motor tem muito torque e força demasiadamente os raios com este sistema original arcaico no meu mode de ver.

Faz 2 anos que utilizo bike motorizada para trabalhar, e essa é a primeira vez que tenho um raio arrebentado.. tenho esperança que amanhã após remontar a roda com a coroa de 44 dentes e borracha de fixação nova, o problema acabe.. mesmo perdendo torq,(espero que não muito).. só preciso da bina rodando de boa para ir e vir sossegado do meu trabalho.
Ademberg, para montar essa roda.. acredito que de muito trabalho não?, como conseguiu?.

Joel

New member

Daria certo esse cubo?
http://produto.mercadolivre.com.br/...pleto-mobilete-********-monark-ciclomotor-_JM

Se sim.. qual aro e raios utilizou para montagem? meu aro calypso não aceita raiação grossa, então teria que comprar outro aro + raiação (qual?) e como fixou a coroa?.
Um aero Viper com raios grossos com um pneu Kenda Flame daria certo?.

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ademberd/Joel,
Desconhecia totalmente esse problema de rompimento dos raios até vcs postarem aqui. Gostaria de só comentar sobre alguns incovenientes de projeto das motorizadas chinesas neste quesito:

Basicamente, o que ocorre quando a coroa é acionada, é que os raios sofrem flexão. Tem ainda a tração dos raios toda vez que a coroa é tracionado. Nisso ocorre uma falha chamada de fadiga, aplicada toda vez que é acelerado e desacelerado. A falha se dá pela fadiga , causada pela flexão e pela tração combinados.

Agora, o cubo feito de alumínio: Os furos do cubo onde são fixos os raios, sofrem desgaste por atrito, chegando a até aumentar o furo e causar folgas na montagem. Mesmo os alumínios aeronáuticos não são resistentes ao atrito. O ideal para o projeto da bike motorizada é o cubo de aço. Claro, isso se for colocada a coroa diretamente na flange do cubo (usando adaptador do freio a disco). Se for usado um cubo de alumínio preso a uma coroa, a flange do cubo vai trincar.

A vantagem do cubo da mobilete é que tem um diâmetro grande e reduz drasticamente a flecha de flexão do raio mas é importante sempre fazer o reaperto dos raios, pois elas afrouxam devido às forças que descrevi. :cool:

Joel

New member
Só desgosto.. hoje fui buscar minha roda, e instalei a coroa de 44 dentes com a borracha nova.. até aí tudo bem, deixei ela 100% alinhada.
Instalei no quadro e verifiquei o alinhamento com o pinhão.. estava tudo ok.. quando fui testar o motor que estava um pouco inclinado para frente, deu um tranco e arrebentou o pino do afogador.. e pra piorar quando fui tentar andar na rua, oque acontece? o PINHÃO SAIU!!! isso mesmo.. a PORR@ do pinhão do motor de 1000 reais simplesmente pulou!! agora estou com um motor que usei 2x, + as pretações, e está parado pq a porcaria do motor não consegue parar de me dar prejuizo... que raiva do kct que estou desse mortor, o pior é que perdi a ***** da garantia, já que o mesmo arrebentou o afogador e ainda fez o favor de perder o pinhão.
Agora vou sair na rua a procura do pinhão.. e tentar adivinhar como que recoloca ele no lugar.. (caso encontre) e se não encontrar eu me fod* de novo, já que na loja da bicimoto o pinhão está como indisponivel.

Editando.. Encontrei como podem ver.. encontrei 3 peças.

20141223_201941.jpg20141223_204203.jpg

Qual é o esquema correto de montagem do pinhão? 1 pinhao, arruela, rosca (porca?) pq tentei e ele solta

Anexos

• 20141223_204208.jpg
    20141223_204208.jpg
    19.5 KB · Visualizações: 6
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Pelo que observei nas fotos, ainda está faltando a porca e a chaveta. Tem outro usuário que teve o pinhão que soltou do motor também. No caso dele, ocasionado por uma queda e o motor era 4t. Vou procurar no fórum e depois passo o link e verá como ele resolveu o problema.
Neste seu caso, o Ademberd poderá te ajudar bastante, pois ele tem uma 4T. Espero que ele possa te socorrer.

Última edição:

Joel

New member

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar a solução desse tópico, apesar do rapaz não ter voltado par dizer se funcionou de verdade.

Comprar rosca de inox ou aço galvanizado + arruela de pressão + utilizar um fixador de roscas.

No site da bicimoto existe um item chamado "chaveta" sera esse o itens que perdi quando a rosca do pinhão saiu?
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos

Porque se for.. ainda não entendi como utiliza, ele seria pressionado pela rosca?..

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Muito obrigado pela ajuda, vou tentar a solução desse tópico, apesar do rapaz não ter voltado par dizer se funcionou de verdade.

Comprar rosca de inox ou aço galvanizado + arruela de pressão + utilizar um fixador de roscas.

No site da bicimoto existe um item chamado "chaveta" sera esse o itens que perdi quando a rosca do pinhão saiu?
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_10879_4847_Chaveta-Semi-Circular-do-Motor-4-Tempos

Porque se for.. ainda não entendi como utiliza, ele seria pressionado pela rosca?..

Então Joel, Acho que nao é essa chaveta da Bicimoto. Fica difícil ficar falando como se monta a chaveta. Acho melhor buscar isso no google. A chaveta serve para 2 coisas, 1- Unir eixo e pinhão. 2-Elemento de segurança. A chaveta é importantíssimo. Nao sei a medida exata da chaveta mas chuto que seja uns 3x3x20 mm. Essa medida é só para vc ter ideia do tamanho da chaveta. Belezz ?
Feliz Natal!

Joel

New member
Então Joel, Acho que nao é essa chaveta da Bicimoto. Fica difícil ficar falando como se monta a chaveta. Acho melhor buscar isso no google. A chaveta serve para 2 coisas, 1- Unir eixo e pinhão. 2-Elemento de segurança. A chaveta é importantíssimo. Nao sei a medida exata da chaveta mas chuto que seja uns 3x3x20 mm. Essa medida é só para vc ter ideia do tamanho da chaveta. Belezz ?
Feliz Natal!

Não tem como eu utilizar o motor sem essa chaveta?, pq ela se soltou sozinha e a perdi.. não posso ficar com o motor parado por isso.
O esquema da rosca com o fixador não funciona?.
Se for preciso, onde posso encontrar essa chaveta? meu motor tem apenas 3 dias de uso pra ser encostado assim.. se soubesse que esse motor 5G tinha essa fragilidade nem teria comprado..
Onde posso conseguir essa chaveta?? se nem na bicimoto tem... o esquema dos tópicos citados, de utilizar uma rosca de inox ou aço galvanizado + rosca de pressão com o fixador de rosca não resolve?..