Como eu mesmo troco o óleo?

Andre Gomes

New member
Está fazendo duas semanas que montei minha motorizada, SHOWWWW.

Gostaria, eu mesmo de fazer a primeira troca de óleo.

Alguem pode me ajudar?

Obrigado

Andre

Carlos Mayer

New member
Olá André

A troca de óleo da 4 tempos é muito simples.

1º Ligue o motor e deixe que alcance a temperatura de funcionamento (2 ou 3 minutos) pois com o motor quente o óleo escorrerá com mais facilidade do cárter.

2º Retire o bujão preto de plástico e o parafuso que fica logo abaixo dele (chave de 10mm).

3º Coloque um vasilhame (eu encaixo uma mangueirinha de chuveiro) e levante frente da motorizada até que todo óleo escorra.

4º Limpe os resíduos de óleo do parafuso e do bujão de plástico.

5º Recoloque o parafuso inferior e aperte-o bem

6º Despeje no cárter 250Ml de óleo mineral 10W30

7º Feche o bujão. retire-o novamente e verifique na vareta se o nível de óleo está correto

Forte abraço

Andre Gomes

New member
Obrigado Carlos pela resposta, você é muito atencioso.
Então, eu mesmo quero fazer isto e outras coisas que for possível,
para evitar idas aos mecanicos (dores de cabeça).

Mais porque, aqui é dificil encontrar entendedores destes motores.
Aqui em Belo Horizonte é mais fácil você ver o Ronaldinho Gaucho
nas ruas do que uma bicicleta motorizada rsrs...

Confesso que a minha está fazendo sucesso, onde paro tem um perguntando
alguma coisa.
As vezes junta gente querendo saber detalhes sobre ela.
Fico até com vergonha, sou muito tímido...

Estou indo ao trabalho com ela, uma media de 14 km por dia.
Ela sobe qualquer rua, (tenho 65 quilos) e tem um bom desempenho
no tansito. Adeus ônibus lotado rsrs...

Esta semana farei então a troca do óleo mas tenho uma outra pergunta.
Achei que o motor ficou muito alto no quadro da bicicleta, (o quadro é
o mesmo que são usados pelas bicicletas já montadas da Bicimoto) e o
afogador está encostado no cano superior do quadro não dando para move-lo
se eu tiver que usar.

Como também o filtro de ar está encostando no outro cano do quadro não
dando para tirar a tampa.
O mecanico que montou para mim (que nunca fez este tipo de serviço) disse
que a bandeja de suporte do motor não abaixa mais, será?

Disse que assim mesmo está muito bom e bla bla bla, ou então eu levasse
para alguem tirar um pouco na bandeja e bla bla bla ou deixa do jeito
que está.
O que faço?

Carlos Mayer

New member
Olá Andre...

Eu também uso uma 4T no dia a dia, na verdade 7 dias por semana chova ou faça sol. Atendo clientes, faço compras enfim aonde quer que eu vá, vou de motorizada...

Um "problema" na montagem de kits de motorização de 4 tempos reside no comprimento do pedivela das bicicletas convencionais... São muito longos e se o motor não for instalado mais alto no quadro (o que imagino ser seu caso) tendem a raspar na ventoinha e na clutch box... As montadas pela Bicimoto tem pedivelas específicos para estes motores e a minha pedivela de bicicleta infantil com apenas 100mm o que permite que o motor seja instalado bem abaixo (em relação ao pedivela original).

Veja nesta imagem a distância do afofador e do filtro de ar em relação ao quadro...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82szGTXEWIRIp0_TLQwT_U7B5GsjR1S35QqueqKSmz1FQBBBIgQrex7fLZtk1K4lMbLcGDawHq9oZysZCwIFTzyZAJtU9VC3CW-ntVcM-B_7zz-ISZyXQt-STA.jpg

Na minha 4T posso retirar a tampa do filtro com facilidade bem como utilizar o afogador se necessário...

Se você puder tire uma foto de sua motorizada de forma que apareça o pedivela e a instalação do motor... A bandeja é regulável (abre e fecha) e acredito que com a substituição do pedivela original por um de 100mm (infantil) será possível liberar mais espaço abaixando o motor...

Fico no aguardo das imagens Ok. Forte abraço

Andre Gomes

New member
Oi Carlos, legal,

Eu já sabia (lendo alguns topicos do forum) que o pedevela teria de ser menor,
e falei com o mecanico, só que ele usou um de 140 mm, não tão menor quanto o seu.

Ele disse que meu quadro é diferente da bicicleta do manual, mas não é.
Depois ele reconheceu que não é. Vou explicar.

Se voce reparar bem no quadro da bicicleta azul da pagina 2 do manual de montágem,
notará que ele é um pouco diferente do quadro da bicicleta vermelha que aparece nas
outras páginas, 10, 16, 19 e 20.

Pouca diferença. Aquele arco que acompanha a barra superior do quadro é mais aberto
na bicicleta vermelha.
Agora não sei se ha diferença nas dimensões do quadro, mas acredito que não.

Bom, o meu quadro é exatamente igual ao da bicicleta azul, até a cor é a mesma.
E na foto do do manual o motor está bem ajustado com os espaços necessários para
manutenção do motor.

Eu acho que a minha bandeja de suporte não ficou totalmente na horizontal.
Ficou um pouco inclinada para cima fazendo o motor aproximar mais ainda do quadro.

Então, resumindo, noto que ele não quer fazer o serviço.
Arrumarei outra pessoa, ou eu mesmo farei.
Como diz o ditado, "quem realmente pega no chifre, é o dono do touro" rsrs...

Pela foto que voce me mandou, seu motor ficou bem aspaçado, parbéns.
É uma pena este meu problema, pois no mais o motor tá funcionando muito bem.
Vou depois colocar uma foto.

Grande abraço,

André

Carlos Mayer

New member
Fico feliz em saber que realmente o problema está no pedivela de 140mm e não no quadro... São diversos fabricantes de quadros e as medidas variam mesmo nos modelos equipados por rodas de 26"... O quadro da vermelha que aparece no manual (que é minha) é um Beach Cruiser da marca Howmer (marca também do preto e prata e da prata).

A solução amigo é comprar um pedivela de 100mm em qualquer bicicletaria, trocar e assim você poderá descer o motor liberando o espaço que precisa para as rotinas de manutenção.

Veja o alinhamento da bandeja de suporte do motor já com um pedivela de 100mm...

PQAAAAEpzcm-e2ucb5WmYQzqmbRtRzJPkh3wX8g5sMMnMVVGbyCoaR5fd-TMAyclOeo0b2TlW1er6ayBbIiWqrX5fZgAm1T1UI6yk4JypvSevJbJggLVPgvDUKDd.jpg

Como pode ver mesmo com o motor instalado sobra espaço...

PQAAAND7Rsd39dxhIpzi7v9pZ2W8i8Wcmo4lUoNAKkoqfwzijZVFNvDK6MQt7yslQM9rksg0P3HzJnRbW5YAjBgCrJkAm1T1UDH34DxqOWj5l9v7Pt9lU2HGMRdN.jpg

Providencie a troca do pedivela que o reposicionamento da bandeja é fácil e te ajudo num passo a passo se quiser... Forte abraço