Chopper motorizada

Gladston

Member
Olá pessoal gostaria da opinião de vocês sobre a solução que encontrei para o sistema de transmissão do motor para a roda utilizando dois esticadores para manter a mesma longe do quadro (ver imagem). Um colega chamou atenção para o fato de que nesta solução a perda de potência em virtude do maior comprimento da corrente e a presença dos dois esticadores. Procede?
Acredito que o atrito com os dois esticadores possa gerar perdas, como também o diâmetro menor e a largura maior do mesmo impliquem em perdas. Mais uma vez o que acham?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gladston,

Ficou muito lindona a bike.

Quanto aos esticadores, realmente eles roubam potência do motor. Quanto exatamente, não sei, mas ficaria em torno de 5%.
São mais dois itens a mais que podem gerar manutenção também.

Pela montagem que vi, acho que o esticador superior poderia ser eliminado e o inferior poderia ser virado para cima, fazendo um novo circuito para a corrente. Ela passaria por dentro do garfo traseiro.

Na sua montagem, o esticador inferior faz com que a pinhão tenha menos contato com a corrente. Nessa condição, são menos dentes tracionando a corrente. Isso pode causar desgastes prematuros na relação pinhão/coroa.

O comprimento da corrente em si não gera tantas perdas. É claro que, quanto mais longo a corrente, mais pesada ela fica. Quanto mais longa, mais guias precisarão para o alinhamento, consequentemente.

Bem, isso na minha visão só olhando as fotos. Pode ser que na real a melhor configuração seja a que vc montou.
 
Top