Carburador GP15 - para 2T 80cc

budget100

New member
A questão é encaminhada primeiro para o Maurício que já conhece o caminho das pedras. Se alguém mais souber de alguma solução não deixe de postá-la aqui.

Minha motorizada 80cc veio com um carburador GP15. É de gaveta, não tem agulha com altura regulável e a mistura deve ser feia com a troca de giglês. Depois de experimentar vários tipos com aberturas diferentes, chego a conclusão que a mistura do combustível em baixa, média e alta não são proporcionais.

Em baixa e início da média rotação o motor tem um excelente torque e força subindo todas as ladeiras que experimentei. Mas chegando na média ele começa a embolar muito.

Mudo a mistura através do giclê e ele perde força nas baixas rotações mas dá um tiro absurdo no final da média para a alta. Chega a ser impressionante.Mas, infelizmente, ela fica muito "xoxa" em baixa. Chega a dar falta quando não está muito aquecida.

Sei que o Maurício descobriu que fechando um dos furos do pulverizador, que fica na direção da gaveta, este problema se resolveu. Assim, pergunto a ele o seguinte:

1 - Qual o furo você fechou (o de cima - maior ou o de baixo - menor) e com que material? Solda?
2 - Você manteve o mesmo giglê que veio de fábrica ou fez alguma alteração nele?
3 - O fechamento do furo foi total ou parcial?
4 - Se foi parcial, teria idéia do calibre resultante?

Agradeço ao amigo estas precisas e importantes informações.

Abraços a todos.

Ricardo

Carlos Mayer

New member
Tentando trazer uma luz para a questão do seu carburador Budget...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sUouiArFEufDu9G6fbODh0xXFPvIbprYPMiHC8PokTNVgcXShI5QkceUDet56sPT-IMeDohxFIqtLHXrqMAW-HAJtU9VB_UxUVuj3zp0RZoPYMzijgVCrJhg.jpg

O mesmo se trata de um Runtong Chinês e o nome GP15 não é usado nem pelo fabricante do mesmo ( Wenzhou Runtong Motor Vehicle Parts Co., Ltd. ). Ele é uma "cópia" do Dellorto SHA e curiosamente suas medidas de giclê não condizem com a do carburador de origem (Dellorto SHA) já que no original o giclê tem a medida de 5mm contra 6 x 1.00mm da cópia "podendo variar" de acordo com a fonte.

Uma das postagens você pode ler aqui : http://www.mopedarmy.com/wiki/Runtong

Infelizmente encontrei informações sobre o Runtong nos sites e Fóruns Americanos e as colocações giraram sempre em torno de:

* Não vale nada, nem os U$ 11,00 que custa no eBay

* Ou dá falta em baixa ou dá falta em alta, ou engazopa em baixa ou engazopa em alta

* Não consigo ajustar

Sei que a postagem não ajudou em nada, mas infelizmente foi o que encontrei...

Aqui (apenas para ilustrar) o diagrama do carburador que deu origem ao seu... O Dellorto SHA

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v2ZJryaZRZw3g6G2rue2ywmQccfG5ZKEuMA_4fmu0otsqREFkXT_nknrLjQANeVjRp_xX8kfisaMBG9pjdor0CAJtU9VDeKn5MFEfk3RtRfHfU0ljgHQ6mjQ.jpg

Outra (mais legível)

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uNn__cazlfgKfxGPWU4MXZiGecc7Go-VS2rCUPK13uqxkYWGF5FOZaxuZX3HApCOBoQE7VV7T_iJeZHWw3ozZjAJtU9VCDrQMZ3kSAdKXlS_uCJQJGhDSYCQ.jpg

Boa sorte amigo, forte abraço

Carlos Mayer

New member
Desculpa me meter no assunto antes sequer do Mauricio aparecer para responder a tua pergunta...

Maurício me corrija se eu estiver errado...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sD_8sQxRuzub_bR0eX3M1JeT6dN4iBDPkNudcGuyiDuBAQLQsv9m_Go9mVZ2q-IFgHPaewKw_QkAxCr9FpxuTnAJtU9VASQnJAnS7CcWaSdjvBl21VhDHCNA.jpg

NOTA: O Giclê indicado é o 65 para ser utilizado após a alteração :)

budget100

New member
Pois é. É esse mesmo que pretendo fechar. Manhã. de manhã bem cedo já estarei na labuta.
Eu apenas irei tentar fazer uma pequena abraçadeira metálica que se prenda a este difusor. Assim, poderei tampar o furo parcialmente movimentando a mesma. Tipo regulagens de fogão a gás. Acho que se tampar ele todo, mesmo com o .65, pode dar alguma falta em alta. Mas é este o caminho que penso em optar e agradeço ao amigo em ratificar esta providência. Realizando-a, posto aqui os resultados para ninguém que o tenha o jogue pela janela! Abraços a todos.

budget100

New member
Conforme havia dito, cá estou eu dando as notícias das modificações do carburador que, na verdade, é apelidado de GTR15 e não GP15!

Passei toda a manhã com o carburador na mão. Senti-me um verdadeiro relojoeiro fazendo micropeças reguláveis para fechar total ou parcialmente o tal do furo que, tampado, poderia resolver um problema crônico de engasopamento. Fechava o furo parcialmente... pouco acontecia. Fechava totalmente... e nada. Fechava o menor, a moto nem ligava. Fazia novas calibrações com estanho no gicle, em .65, .60 e .55, combinando com várias formas de fechamento dos furos e nada! Demontei a carburação umas dez vezes!

Quando ela andava bem em alta... ficava a zero de torque em baixa. Mudava tudo. O torque embaixo era alto e já a 25Km/h começava a embolar.

Foi aí que me veio a idéia brilhante para resolver o problema definitivamente:

Vou colocar um carburador da Bicimotooooooooooooooooooooo!!!! E ponto final.

Chega! Encheu o pote! Pela primeira vez meus poucos dotes mecânicos jogaram a toalha. Nunca vi algo tão terrível. Temos que escolher andar em baixa ou em alta. Mais nada.

Pode ser que alguém tenha se acertado com o carburador. Ele realmente liga muito fácil e proporciona uma lenta excelente. Se estiver rico, tem um ótimo torque em baixa que sobe qualquer ladeira. Mas isso tudo até 30 Km/h. Depois é só resfriado. Com o giglê original é ótimo para amaciar o motor. Abraços a todos.

Última edição:
1 - Qual o furo você fechou (o de cima - maior ou o de baixo - menor) e com que material? Solda?
O de cima, mas ele é menor que o debaixo. tapei com duas voltar de um recorte de fita isolante e uma pinça.

2 - Você manteve o mesmo giglê que veio de fábrica ou fez alguma alteração nele?
Não fiz alteração alguma. O carburador está original. (nem sei o que é giglê)

3 - O fechamento do furo foi total ou parcial?
Foi total, mas depois de um tempo observando a fita começou a desenrolar e eu tirei ela, então a gambiarra foi desfeita.

4 - Se foi parcial, teria idéia do calibre resultante?
:D

Depois de um certo tempo, desencanei de fazer qualquer alteração, e andei com ele original. as vezes a motorizada anda bem, tem otimo arranque, e chega a velocidades bem altas (60km/h), mas tem dias que ele mal anda, é uma briga pra pegar e anda a 25, 30km/h. pensei em trocar por outro. vi varios carburadores, mas ainda não sei se pretendo realmente trocar muitas peças.

budget100

New member
Não me lembro de nada diferente. A boca onde entra o filtro é bem grande. Que se fecha até o diâmetro do venturi (passagem do ar até a guilhotina). No meio do caminhp, fixada na parte larga que recebe o filtro de ar está a alavanca do afogador... não estou com ele em mãos mas creio ser só isso.

marcelo_racer

New member
tenho este carburador, me parece ser bom, liga facil tem uma boa resposta e da um bom torque, o problema é que quando chega exatamente a 42km/h ele nao anda mais, fica nisso, sinto que a bike sai dos 20km/h q acelero quando chega aos 42 ele nao passa, ainda tem como acelerar mais um pouco mas nao aumenta a velocidade, nao sei se é minha posicao na bicicleta, meu peso (peso 60kg), sei la outra coisa ou o carburador mesmo, o que pode ser feito para nao ter este "limite" de velocidade? tem um video meu nela, vejam um som que ela faz quando acelera, a embreagem faz um ruido alto, o que pode ser? http://www.youtube.com/watch?v=HhHdg2zMsqA

budget100

New member
Prezado marcelo_racer.
Assisti o seu vídeo. Primeiramente cumprimento-o. Sua motorizada parece ter sido muito bem montada e funciona certinho. Imagino que sua motorizada seja de 80cc. Gostaria de saber a quilometragem e de onde você comprou o seu kit para melhorar sua resposta.

Vendo o vídeo reparei que ela funciona perfeitamente até próximo dos 40 km/h, como você falou. A partir daí ela embola.. engasopa. Fica limitada naquela velocidade. Entretanto, o seu torque e arrancadas são muito mais fortes, certo? Passei 4 meses tentando resolver isso. Cheguei a algumas conclusões. Mas preciso saber, primeiro, de onde você comprou o Kit ou se você apenas adquiriru este carburador. Por incrível que pareça esta resposta é importante. Abração

marcelo_racer

New member
Pois é, infelizmente conheci a Bicimoto apenas depois de ja ter comprado meu kit, o lugar donde comprei foi este: <<<link removido pela moderação>>>
ela é de 80cc sim, te uns 320km rodados, na verdade eu e um amigo compramos juntos, 2 motores.o mesmo motor no mesmo lugar, ambos o mesmo montador(uma oficina que mexe com essas bicicletas motorizadas daqui de minha cidade) a diferenca da minha e da dele é que ele acabou de completar os 500km essa semana, sinto que a rotacao baixa dele fica mais silenciosa e estavel, mas no resto é tudo igual, o torque e quando chega aos 42 nao passa disso. também a minha e a dele faz esse som alto enquanto acelera com a embreagem engrenada. ja vi outros motores em minha cidade, e nao ouvi esse barulho nelas, deve ser uma caracteristica desse motor? vou fazer um novo video mostrando esses problemas e te mando o link amanha.

Última edição por um moderador:

budget100

New member
Olá marcelo_racer.
Eu creio ter comprado o mesmo kit que o seu. Veio com o mesmo carburador. Tentando te ajudar:
1 - Quando novo e iniciando o amaciamento do motor, o barulho na embreagem é grande. Mas tende a diminuir com o amaciamento sensívelmente. Entretanto, não seria a hora de dar uma engraxada nas engrenagens da embreagem? Aproveitando que estarás com a mão na massa engraxe, também, o pino da alavanca da embreagem. Aqui no fórum já há um tutorial sobre isso. O barulho cairá para níveis bem aceitáveis. Engraxei a minha 3 vezes durante o período de amaciamento.
2 - Mesmo comprado no mesmo lugar, ao mesmo tempo e montado pela mesma pessoa os motores possuem nuances diferentes. Mas não creio que a diferença seja muito grande entre as duas.
3 - Com 500 Km você já deverá colocar o óleo na proporção normal de funcionamento. Observe como o motor irá se comportar. Ele pode continuar embolando mas, levemente menos.
4 - Para começar a melhorar a história do carburador inicie com uma vistoria no seu escape. Veja se ele está com a saída desobstruída. Limpe-o e sopre-o para ver se está livre. Passe um pouco de lixa, enrolando-a, no interior do cano se houver qualquer restrição de pontas de solda ou se o flange de aperto, onde leva os parafusos, está centrado. Restrições fazem o motor embolar por não expelir a mesma proporção de gases que é admitida. Olhe, também, a junta do escape. Os motores 80 costumam vir com a junta com o orifício circular quando a janela de escape é quadrada. Caso ela esteja restringindo a passagem procure alargar a junta para o tamanho da janela. Eu uso um dremmel com lixa para este serviço.Monte tudo e experimente. Não mexa mais em nada, por enquanto. Vamos ver se melhora. Abraços

budget100

New member
Bom dia Marcelo.

Eu uso graxa a base de "sabão de lítio". Embora o nome seja muito complicado ela é vendida nas "melhores lojas e postos do ramo". Na verdade é uma graxa um pouco melhor do que aquelas comuns que encontramos. Resiste um pouco mais a temperaturas elevadas. Como a lubrificação é feita com certa frequência ela dá conta do recado. Existem outras melhores, com grafite, por exemplo. O que importa é sempre manter embreagem e eixo do pinhão lubrificados. Reduz o barulho e aumenta a vida das peças. Abração

marcelo_racer

New member
Bom dia, ok hoje a tarde vou procurar essa graxa, outra coisa, nao pode ser também a vela que em rotações mais altas nao de conta do recado? caso sim, procuraria aquela bem falada NGK B5HS para trocar, também noto que na junta do escape vaza um pouco de óleo quase preto, eu ja apertei mas ainda assim vaza, talvez a falta de compressão em rotacoes altas?

Carlos Mayer

New member
Marcelo a vela se estiver em perfeitas condições de funcionamento deve responder bem em todos os regimes de giro. Vazamento de óleo pela junta de escape aponta para duas situações ou necessidade de aperto ou troca da junta. Este tipo de vazamento causa perda de compressão e compromete o funcionamento do motor... Quanto ao óleo preto que você mencionou são os resíduos do 2 tempos e não representa defeito ou qualquer relação com a vela. tente primeiro um reaperto moderado, se não der resultado possivelmente apenas a troca da junta de escape resolverá... Abç