Carburador 4T - Defeito de fabricação?

Carneiro

Member
Olá Caros, Quero dividir com os amigos uma situação. Comprei 2 Kits 4t para equipar meus projetos. Dois kits idênticos, comprados ao mesmo tempo. Quando fui testar os motores, um estava perfeito, lenta, transição e alta (dentro dos limites) - um filé, exatamente como todos os outros 4t que já comprei. Mas, o segundo motor, apresentou o seguinte problema: Lenta perfeita, alta perfeita. No entanto, na transição, o motor embola e por vezes até apaga. Entupimento, pensei. Desmontei todo o carburador, mas não havia qualquer entupimento. Vasculhei em detalhes todos os trajetos, furos, giglês e etc. Bom, de qualquer maneira, limpei tudo, remontei e testei. Nada! O mesmo sintoma, embolava na transição. O problema podia até ser "mascarado" abrindo bastante a agulha de mistura, deixando bem rica. Ou seja, estava faltando combustível na transição, que podia ser "compensado" - de certa forma - trabalhando com o motor ligeiramente afogado. Desmontei novamente o carburador e focalizei minha atenção para o circuito de transição, e aí é que veio a surpresa: No carburador do motor que funciona direito, há 3 orifícios de transição para passagem de combustível. Mas, neste motor que está com problema, há apenas 2 furos, veja foto!!!!
Agora o impasse: Uma broca de 0,3mm (usada para circuito impresso) custa em média R$20.00. Um carburador novo no ML que pode ser adaptado facilmente, custa R$17,50. http://produto.mercadolivre.com.br/...mseh-para-motor-brancmini-bugrocadeiraetc-_JM
Bem, sabemos todos que esses materiais xingLing podem realmente apresentar sérios problemas de fabricação, pois muita coisa é refugo rejeitado pelo controle de qualidade. Assim que eu decidir o que fazer, eu posto o resultado.
Abraços

WhatsApp Image 2016-11-14 at 07.52.28.jpg
 

YGC

New member
Carneiro, o meu deu um problema parecido com o seu nessa transição de alta para baixa. Eu como trabalho em uma Faculdade de Engenharia, troquei a bóia, cuba e giclê de marcha lenta e no começo até que os problemas foram sanados, até a limpeza de rotina a cada 200km onde essa transição continua com o motor apagando. Estou pensando mesmo em trocar é tudo. Esse carburador novo do ML que pode ser adaptado facilmente é realmente funcional? Acredito que deve ser algum problema de fabricação também no meu caso, sendo que já fiz de tudo e o problema persiste, além dela gastar muito com 804km rodados, sendo feita todas as manutenções preventivas e algumas corretivas.
Aguardo mais novidades sobre o seu caso!
Boa sorte!
 

Carneiro

Member
Olá, YGC! Cara, no meu caso eu comparei os dois carburadores, e está faltando um dos orifícios do circuito de transição. Dá uma olhada no seu para ver quantos furos tem, quem sabe o problema não é o mesmo. O motor com esse problema gasta muito mais mesmo, pois, para compensar a falta do furo, tem que trabalhar super rico. Quanto ao carburador do ML, pelo preço baixo eu vou comprar 2 pois tenho vários projetos. Deve funcionar sim, mas tem que fazer uma placa de adaptação.
sds,
Carneiro
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Carneiro,
Chegou a avaliar bem as dimensões da fixação desse carburador ? A imagem do link é bem desfocada e não mostra muitos detalhes.
Fiquei curioso em saber se realmente vai funcionar conforme sua expectativa, mesmo precisando de pequenas adaptações.
O fornecedor do carburador que vc comprou (o do kit), justificou ou deu alguma solução aceitável ?
:cool:
 

Carneiro

Member
Olá Nelson, tudo bom fera? As medidas de fixação são compatíveis, o problema é que, no motor os furos não estão na horizontal e no carburador eles estão. Por isso é necessário a placa adaptadora. Também, no original,o parafuso transpassa o corpo todo do carburador. Nesse "genérico" não será assim. Já adaptei vários carburadores em motores similares em alguns motores, sempre funcionou. Em alguns casos, tive que ajustar o jet de alta.
Quanto ao fornecedor, só mantenho contato com eles somente por uma questão de logística pois eles estão há menos de 5 minutos de onde eu trabalho. Já tive sérios problemas com eles com relação ao atendimento logo na primeira compra que fiz. Eles não agiram de forma aceitável comigo. Ainda assim, voltei a comprar neles. Compro, pago e retiro o produto. Não vou além disso. Quanto à garantia, os motores foram comprados há mais de 3 meses. Como é uma coisa boba, prefiro resolver e compartilhar com os brothers aqui.
abraços!!!
 

Carneiro

Member
Bem senhores, o que fiz foi o seguinte: Além de comprar 2 carburadores "genéricos", também encomendei 3 brocas de 0,3mm por R$3,00 cada. Vou tentar fazer o furo que está faltando. Depois eu posto aqui o resultado. Abraços,
Carneiro
 

Carneiro

Member
Boa tarde todos, Atualização. As broca chegaram, fiz o furo com a dremel. Só que ficaram bem mais finos que os originais. Tranquilo, fiz uma ferramenta e alarguei. Espero testar hoje. Postarei os resultados.WhatsApp Image 2016-11-22 at 14.38.37 (1).jpgWhatsApp Image 2016-11-22 at 14.38.37 (2).jpgWhatsApp Image 2016-11-22 at 14.38.37 (3).jpgWhatsApp Image 2016-11-22 at 14.38.37.jpg
 

Gladston

Member
Carneiro, aproveitando o tópico é me permita abusar dos seus conhecimentos, por obséquio me esclareça o que pode estar acontecendo: após uma nova montagem (www.atosedesatinos.blogspot.com.br ) - Bicicleta Chopper Motorizada, venho me deparando com um problema recorrente com o meu carburador, estar encharcando e derramando gasolina pela cuba, ontem um mecânico fez a regularem do mesmo e o motor ficou funcionando perfeitamente, sai com a bicicleta a noite, retornei e tudo bem, hoje a tarde quando tentei fazer uso da mesma a surpresa o motor só funciona com o afogador acionado. O que pode estar acontecendo?
 

Carneiro

Member

Carneiro

Member
Carneiro, aproveitando o tópico é me permita abusar dos seus conhecimentos, por obséquio me esclareça o que pode estar acontecendo: após uma nova montagem (www.atosedesatinos.blogspot.com.br ) - Bicicleta Chopper Motorizada, venho me deparando com um problema recorrente com o meu carburador, estar encharcando e derramando gasolina pela cuba, ontem um mecânico fez a regularem do mesmo e o motor ficou funcionando perfeitamente, sai com a bicicleta a noite, retornei e tudo bem, hoje a tarde quando tentei fazer uso da mesma a surpresa o motor só funciona com o afogador acionado. O que pode estar acontecendo?

Olá Gradston! Tudo bem? Carburador encharcando - Isto é sugestivo de algum problema com a boia. Pode ser ajuste da altura. Também pode haver algo errado com o estilete o a sede do estilete. Veja também a vedação da cuba.

Motor só funciona com afogador acionado - Entrada falsa de Ar, entupimento, ajuste inadequado da mistura etc. Este é um problema bastante comum, e esses são também os motivos mais comuns.

Não esqueça de postar o resultado de suas ações para que todos aprendamos juntos.

abraços,
Carneiro
 

Gladston

Member
Valeu Carneiro, vou verificar estas questões, desconfio que seja a vedação da cuba.

Olá Gradston! Tudo bem? Carburador encharcando - Isto é sugestivo de algum problema com a boia. Pode ser ajuste da altura. Também pode haver algo errado com o estilete o a sede do estilete. Veja também a vedação da cuba.

Motor só funciona com afogador acionado - Entrada falsa de Ar, entupimento, ajuste inadequado da mistura etc. Este é um problema bastante comum, e esses são também os motivos mais comuns.

Não esqueça de postar o resultado de suas ações para que todos aprendamos juntos.

abraços,
Carneiro
 

Gladston

Member
Olá pessoal, consegui resolver o problema, retirei o carburador e fiz uma limpeza geral, o motor voltou a funcionar normalmente. Aparentemente era alguma sujeira que estava impedindo o perfeito funcionamento da boia.
 
Top