Bicicleta parada a 4 meses não se mantem ligada sem afogador.

imneon

New member
Olá pessoal,

Fiquei com a minha bike parada entre 4 a 5 meses. Agora quando fui andar com ela novamente ela só liga com o afogador acionado. Se tento ligar ela normal ela nem pega, a nao ser que segure ela bem acelerada.
Quando fui deixar ela parada deixei a torneira de combustivel fechada e ela ligada algum tempo para queimar a gasolina que estava no carburador e dentro do motor pra nao ficar resto de gasolina.
Quando fui religar esvaziei o tanque e troquei a gasolina para que a velha nao entrasse no motor. Alguem sabe o que pode ser feito?

Fiz um vídeo tentando ligar ela com o afogador desligado. Segue link abaixo.
Espero que possam me ajudar. Abs.

Detalhes: Motor 4 tempos, entre 500 e 600 km de uso.
https://www.dropbox.com/s/72caxfh51rcyekq/IMG_7432.MOV

Ademberd

New member
A minha quando fica algumas horas parada, eu aciono o afogador para ligar em seguida volto o afogador para posição normal, no seu caso, se tiver um descanso central daqueles que a roda traseira fica suspensa, faça o seguinte; deixe o afogador na posição normal, e com uma das mãos segure o acelerador e com a outra puxe o pull start dando ao mesmo tempo uma leve acelerada, ela pega de boa, comigo as vezes acontece isto, aí eu uso este recurso; nunca falha.

imneon

New member
Fala galera,

Bruno e Ademberd valeu pelas respostas mas meu problema vai um pouco mais alem:
Com o afogador acionado basta uma puxada, ela liga e permanece ligada.
Sem o afogador ela não faz nada.
Se dou uma acelerada e mantenho o punho ela pega, mas nao se mantém ligada de jeito nenhum.
Ja limpei o gicle, a marcha lenta já está um pouco mais acelerada que o normal, ja dei uma olhada na vela, troquei a gasolina e nada, sem o afogador ela nao fica ligada.

Ademberd

New member
Que sinistro cara! mas tudo indica que o problema possa estar mesmo no carburador, se já não fez, faça uma verificação minuciosa no carburador, reveja as juntas com possíveis entrada de ar, com ele desmontado, veja se o afogador está realmente funcionando, aquela mangueira que liga carburador no motor se esta bem conectada. Pois o funcionamento deste motor é muito tranquilo para estar dando esta zebra aí contigo.

imneon

New member
Ola,

Como Ademberd sugeriu eu demosntei o carburador dei uma olhada, aproveitei e dei uma limpada, tinha um pouco de residuo no fundo da cuba, graças a nossa super gasolina que vendem por ai.
Porém não adiantou nada. O que já fiz até agora foi: Troquei a gasolina antiga por uma nova / Limpar o gicle / Desmontar o carburador e verificar tudo: mangueiras, aperto de parafuso filtro de gasolina...

Porém notei uma coisa. Se esta com o afogador acionado ela liga e funciona perfeitamente. Se mantenho ela bem acelerada ao ponto de sair sem mexer o punho ela tambem funciona. Ela só nao se mantém na marcha lenta. Ela morre. Já apertei o parafuso da marcha lenta ate o final e mesmo assim não é suficiiente a aceleracao pro motor se manter ligado.

Alguma ideia?

matheus19

New member
Faz o seguinte retira o gicle de lenta (aquele que fica em baixo do parafuso que regula a marcha lenta) depois pegue um cabo de aço de freio de bicicleta e arranque um pedaço do fio de aço, e enfie ele no gicle ate ele sair do outro lado, depois monta tudo de novo e testa.

matheus19

New member
Na minha opinião acho despresivel a alteração no diametro do giclê, tanto que quem recomendou isso foi o Carlos Mayer.

De acordo com os sintomas que você menciona acredito que o problema seja realmente um entupimento no carburador, especificamente no giclê de marcha lenta que fica logo abaixo do parafuso de regulagem da marcha lenta. Basta retirar o parafuso Phillips da marcha lenta e levantar o giclê com a ponta de uma chave de fenda para que saia.

Com ele em mãos, use um fio de cabo de aço de freio ou marcha para desobstruir a passagem de combustível. Reinstale invertendo o processo...

Carlos Mayer - Administrador
Fórum Bicicleta Motorizada

http://bicicletamotorizada.net/threads/1501-Motor-funciona-oscilando

O meu entupiu, passei ar comprimido e mesmo assim não desentupiu, so desentupiu com a utilização do fio de aço.

Última edição:

matheus19

New member
Veja esse vídeo para entender do que estou falando
smile.png

matheus19

New member
Então eu acho que o bom mesmo e so passar o fio de aço como ultimo recurso caso o ar comprimido nao funcione ou mesmo se a pessoa nao tiver. De preferencia o cabo utilizado em marchas pois ele e mais fino do que o do freio.

imneon

New member
E ae pessoal valeu pela ajuda, mas o que já fiz até agora foi: Troquei a gasolina antiga por uma nova / Limpar o gicle / Desmontar o carburador e verificar tudo: mangueiras, aperto de parafuso, filtro de gasolina...
Também troquei a vela dela com uma outra que eu tinha mais nova e nada.

O que acontece com ela é o seguinte, se esta com o afogador acionado ela liga e funciona perfeitamente.
Se desligo o afogador e mantenho ela bem acelerada ao ponto de sair sem mexer o punho ela tambem funciona. Ela só nao se mantém na marcha lenta. Ela morre. Já apertei o parafuso da marcha lenta ate o final e mesmo assim não é suficiiente a aceleracao pro motor se manter ligado.

SBP

New member
E ae pessoal valeu pela ajuda, mas o que já fiz até agora foi: Troquei a gasolina antiga por uma nova / Limpar o gicle / Desmontar o carburador e verificar tudo: mangueiras, aperto de parafuso, filtro de gasolina...
Também troquei a vela dela com uma outra que eu tinha mais nova e nada.

O que acontece com ela é o seguinte, se esta com o afogador acionado ela liga e funciona perfeitamente.
Se desligo o afogador e mantenho ela bem acelerada ao ponto de sair sem mexer o punho ela tambem funciona. Ela só nao se mantém na marcha lenta. Ela morre. Já apertei o parafuso da marcha lenta ate o final e mesmo assim não é suficiiente a aceleracao pro motor se manter ligado.

Olá amigo, acredito que pode estar diante de um problema que já tive 2 vezes! E também fiquei sem resposta muito tempo até buscar informações em sites estadunidenses..
Provavelmente trata-se de uma "entrada de ar" (vazamento de vácuo, vacuum leak,enfim, o nome não importa).
Acontece que se há uma entrada extra de ar fica impossível manter uma boa mistura, e esse vazamento não tem nenhuma relação com o circuito do combustível (também limpei várias vezes todo o trajeto e nada adiantava). Sendo assim, com todo esse ar extra a única maneira de o motor funcionar, mesmo que de maneira oscilante se for o caso, é restringindo a entrada de ar na medida do possível, ou seja, o que vc faz com o afogador (permite que menos ar entre e enriquece a mistura). Isso sempre vai ser insuficiente para compensar todo o ar que entra, principalmente pq ele provavelmente está entrando entre o carburador e o motor, então quando vc aperta o parafuso da lenta não adianta, o que vc faz ali é simplesmente acelerar, virar/abrir a borboleta, e isso não o permite desafogar pois o excesso de ar fará seu motor morrer (mistura muito pobre). No meu caso em uma das vezes ficava "ok" com cerca de 50% afogado, no outro carburador cerca de 80-90% afogado me permitia algum uso.Para entender melhor veja como um carburador funciona, ou seja, o efeito venturi, o ar passa e "puxa" o líquido, vaporizando-o formando a névoa chamada nesse caso de mistura ar/combustível, cuja proporção ideal é 14,7/1 respectivamente. Regular a lenta (borboleta) não interfere no quanto de ar entra pelo vazamento, pois isso é depois do carburador ou no próprio corpo dele, mas após o afogador.
Bom, vamos aos procedimentos. Antes de mais nada faça uma leitura de sua vela. Se tiver um cavalete melhor, se não tiver tombe ela no pezinho lateral de modo a suspender a roda traseira (muito cuidado pois não é o ideal, não deixe o pneu encostar no chão!). Com a roda traseira suspensa, dê a partida e faça o motor funcionar, não importa o quão afogado esteja. Acelere cerca de 3/4 do punho acelerador (se preferir faça uma marcação disso com o motor desligado). Deixe ela acelerada por 3-5 minutos e desligue-a SEM SOLTAR O ACELERADOR (isso, mantenha ele na mesma posição 3/4 até que ela desligue completamente).
Depois disso verifique a coloração da vela. Se ela estiver escurecida, carbonizada, com aspecto de fuligem SECA aderida, indica uma mistura pobre e provavelmente trata-se do que estou falando (afinal, se o afogador enriquece a mistura e está totalmente ou quase isso virado, como a mistura pode estar pobre?). Se quiser te passo material com fotos para leitura de velas.
Próximo passo é confirmar e localizar o problema. Se quiser pular o primeiro passo e partir daqui tudo bem, mas a leitura de vela é sempre interessante. Enfim, agora você precisará de algum combustível gasoso (um gás inflamável), o mais recomendado é o "limpa-carburadores", mas pode ser butano ou outro gás, mas aí o problema será atrelar uma "mangueira" para vc poder direcioná-lo aos pontos de verificação (no caso do produto para carburadores ele tem aquele bico fino de encaixar, ideal). Até pensei aqui se por acaso gás de isqueiro serviria, nunca ouvi falar e não faço idéia se funcionaria. Coloque a bicicleta em funcionamento seja como for a posição do afogador, deixe-a em marcha lenta (o mais desacelerada possível sem morrer e o menos afogada possível também). Pegue o gás inflamável e aproxime de certos pontos do carburador para descobrir onde é o problema. Haverá uma oscilação, aumento ou diminuição do giro quando o gás entrar por onde o ar está entrando e aí saberá esse(s) local(is). No meu caso a primeira vez foi num pequeno círculo à direita do parafuso da mistura, e quando "tampei" ali com silicone de alta temperatura obtive boa carburação. Já a segunda vez foi no local mais comum desse problema: as juntas entre o carburador e o motor. No meu caso após a troca do carburador a junta preta emborrachada trincou, acredito que por aperto excessivo dos parafusos que fixam o carburador e por estar ressecada demais (velha). Nesse caso não recomendo usar o silicone, seria uma bagunça, se suas juntas estiverem danificadas troque-as, compre como eu na Bicimoto o novo kit. Observe que talvez seja apenas um mal encaixe, e aí um detalhe de posicionamento. Talvez no seu caso esteja trincada também. Enfim, agora já sabe como verificar se esse é seu problema, onde é o problema e como corrgir!
Espero que consiga ter uma boa carburação e que o "problema misterioso" seja resolvido!
Qualquer dúvida é só me perguntar.
Abraço, boa sorte!

imneon

New member
SBP muito obrigado.. Se puder me enviar as imagens que vc citou agradeço muito!
Só vou ter tempo de fazer testes no final de semana mas vc já me deu uma luz... eu estava quase desistindo.. agora vamo la denovo!! ^^

Depois posto o resultado aqui.
Abs!!

SBP

New member
Olá Imneon,
antes de mais nada devo informar que pelo sono houve um equívoco na descrição do aspecto da vela :D Acabei te descrevendo uma leitura de vela que é a minha atual pois estou resolvendo problemas de carburação ("jato principal" do carburador).
Enfim, melhor te passar os materiais para que possa tirar suas próprias conclusões à respeito do aspecto e do que está levando a isso.. Se vc por acaso comprar o limpa-carburadores (descarbonizantes tipo CAR-80, ORBI CAR 2000, etc, faixa de 15 reais a lata) para fazer os testes ele também te servirá para limpar o eletrodo da vela em caso de carbonização. Antes que eu me esqueça de um detalhe importantíssimo quanto à velas de ignição, NÃO APERTE EXCESSIVAMENTE. Sem torquímetro, eu costumo rosquear até onde der com o dedo e quando ela parar, se for uma vela nova, mais de 1/4 de volta até no máximo meia volta com a chave. Se a vela não está no primeiro uso/aperto, isso significa que a arruela de pressão dela já cedeu um pouco, então uso 1/8 a 1/4 de volta com a chave.
O melhor seria fazer suas leituras com uma vela nova, ou pelo menos limpa. Outro detalhe é que se puder usar gasolina pura (obtida pela retirada do etanol conforme o post http://bicicletamotorizada.net/threads/1528-Rodando-com-gasolina-pura ) seria o ideal, pois todo material sobre coloração e aspecto de velas foi feito com base em gasolina pura (e não esse absurdo ridículo de 25% de etanol; isso acaba com os motores a gasolina). Se você estiver com uma condição muito "quente" (comum em mistura muito pobre" provavelmente o eletrodo estará arredondado e com poucos resíduos. Outra coisa que pode te indicar essa condição (mas não é regra) é o azulamento do escape com muita facilidade e muita intensidade. Outro fator a se observar na vela é a cor da rosca e do pequeno braço curvo que conduz a faísca na ponta. É normal no máximo a primeira volta da rosca estar escurecida, mais que isso provavelmente indica esta condição muito "quente". Quanto ao braço, se o ideal é que ele apresente coloração "diferente" até a curva de 90 graus. Se for só uma pontinha esta deve ser uma condição "fria"..
Seguem fotos em diferentes sites:
http://www.dansmc.com/spark_plugs/spark_plugs_catalog.html
http://www.verrill.com/moto/sellingguide/sparkplugs/plugcolorchart.htm
http://www.wallaceracing.com/plug-reading-lm.html
http://www.ngksparkplugs.com/tech_support/spark_plugs/faqs/faqread.asp?mode=nml
http://www.ngkntk.com.br/direct/p6.html
Se tiver alguma dúvida é só postar..
Abraço