E ae pessoal valeu pela ajuda, mas o que já fiz até agora foi: Troquei a gasolina antiga por uma nova / Limpar o gicle / Desmontar o carburador e verificar tudo: mangueiras, aperto de parafuso, filtro de gasolina...
Também troquei a vela dela com uma outra que eu tinha mais nova e nada.
O que acontece com ela é o seguinte, se esta com o afogador acionado ela liga e funciona perfeitamente.
Se desligo o afogador e mantenho ela bem acelerada ao ponto de sair sem mexer o punho ela tambem funciona. Ela só nao se mantém na marcha lenta. Ela morre. Já apertei o parafuso da marcha lenta ate o final e mesmo assim não é suficiiente a aceleracao pro motor se manter ligado.
Olá amigo, acredito que pode estar diante de um problema que já tive 2 vezes! E também fiquei sem resposta muito tempo até buscar informações em sites estadunidenses..
Provavelmente trata-se de uma "entrada de ar" (vazamento de vácuo, vacuum leak,enfim, o nome não importa).
Acontece que se há uma entrada extra de ar fica impossível manter uma boa mistura, e esse vazamento não tem nenhuma relação com o circuito do combustível (também limpei várias vezes todo o trajeto e nada adiantava). Sendo assim, com todo esse ar extra a única maneira de o motor funcionar, mesmo que de maneira oscilante se for o caso, é restringindo a entrada de ar na medida do possível, ou seja, o que vc faz com o afogador (permite que menos ar entre e enriquece a mistura). Isso sempre vai ser insuficiente para compensar todo o ar que entra, principalmente pq ele provavelmente está entrando entre o carburador e o motor, então quando vc aperta o parafuso da lenta não adianta, o que vc faz ali é simplesmente acelerar, virar/abrir a borboleta, e isso não o permite desafogar pois o excesso de ar fará seu motor morrer (mistura muito pobre). No meu caso em uma das vezes ficava "ok" com cerca de 50% afogado, no outro carburador cerca de 80-90% afogado me permitia algum uso.Para entender melhor veja como um carburador funciona, ou seja, o efeito venturi, o ar passa e "puxa" o líquido, vaporizando-o formando a névoa chamada nesse caso de mistura ar/combustível, cuja proporção ideal é 14,7/1 respectivamente. Regular a lenta (borboleta) não interfere no quanto de ar entra pelo vazamento, pois isso é depois do carburador ou no próprio corpo dele, mas após o afogador.
Bom, vamos aos procedimentos. Antes de mais nada faça uma leitura de sua vela. Se tiver um cavalete melhor, se não tiver tombe ela no pezinho lateral de modo a suspender a roda traseira (muito cuidado pois não é o ideal, não deixe o pneu encostar no chão!). Com a roda traseira suspensa, dê a partida e faça o motor funcionar, não importa o quão afogado esteja. Acelere cerca de 3/4 do punho acelerador (se preferir faça uma marcação disso com o motor desligado). Deixe ela acelerada por 3-5 minutos e desligue-a SEM SOLTAR O ACELERADOR (isso, mantenha ele na mesma posição 3/4 até que ela desligue completamente).
Depois disso verifique a coloração da vela. Se ela estiver escurecida, carbonizada, com aspecto de fuligem SECA aderida, indica uma mistura pobre e provavelmente trata-se do que estou falando (afinal, se o afogador enriquece a mistura e está totalmente ou quase isso virado, como a mistura pode estar pobre?). Se quiser te passo material com fotos para leitura de velas.
Próximo passo é confirmar e localizar o problema. Se quiser pular o primeiro passo e partir daqui tudo bem, mas a leitura de vela é sempre interessante. Enfim, agora você precisará de algum combustível gasoso (um gás inflamável), o mais recomendado é o "limpa-carburadores", mas pode ser butano ou outro gás, mas aí o problema será atrelar uma "mangueira" para vc poder direcioná-lo aos pontos de verificação (no caso do produto para carburadores ele tem aquele bico fino de encaixar, ideal). Até pensei aqui se por acaso gás de isqueiro serviria, nunca ouvi falar e não faço idéia se funcionaria. Coloque a bicicleta em funcionamento seja como for a posição do afogador, deixe-a em marcha lenta (o mais desacelerada possível sem morrer e o menos afogada possível também). Pegue o gás inflamável e aproxime de certos pontos do carburador para descobrir onde é o problema. Haverá uma oscilação, aumento ou diminuição do giro quando o gás entrar por onde o ar está entrando e aí saberá esse(s) local(is). No meu caso a primeira vez foi num pequeno círculo à direita do parafuso da mistura, e quando "tampei" ali com silicone de alta temperatura obtive boa carburação. Já a segunda vez foi no local mais comum desse problema: as juntas entre o carburador e o motor. No meu caso após a troca do carburador a junta preta emborrachada trincou, acredito que por aperto excessivo dos parafusos que fixam o carburador e por estar ressecada demais (velha). Nesse caso não recomendo usar o silicone, seria uma bagunça, se suas juntas estiverem danificadas troque-as, compre como eu na Bicimoto o novo kit. Observe que talvez seja apenas um mal encaixe, e aí um detalhe de posicionamento. Talvez no seu caso esteja trincada também. Enfim, agora já sabe como verificar se esse é seu problema, onde é o problema e como corrgir!
Espero que consiga ter uma boa carburação e que o "problema misterioso" seja resolvido!
Qualquer dúvida é só me perguntar.
Abraço, boa sorte!