bicicleta dando tranco e acelerando quando aquecida

thiago avila

New member
Boa tarde a todos! venho no fórum pedir socorro pra tentar solucionar o problema da minha bike motorizada. Motor 2 tempos 80 cc. Acabou de sair do amaciamento.
no amaciamento usava 65 ml de óleo semissintético e reduzi pra 50 nos últimos 100 km tentando resolver o problema. após amaciamento reduzi pra 40 por instrução do mecânico.

Desde que montei ela tem um problema que depois de andar cerca de 1 km começa a dar trancos e fazer barulho agudo no instante do tranco quando desacelero ou mantenho velocidade constante, também não podia soltar o acelerador de jeito nenhum e deixar ir na inércia que ficava dando tranco - como se faltasse gasolina.
A princípio pensei que fosse entrada falsa de ar, coloquei adesivo pra juntas e vedei todos os lugares possíveis de entrada de ar falsa. Mas persistiu o problema. até que levei em um mecânico que disse que mexeu no escapamento, cortou um pouco e furou a saída. Colocou óleo mineral e a bike voltou nova funcionando perfeitamente, porem quando acabou a gasolina e fui colocar mais com meu óleo semissintético, voltou gradualmente a dar o problema e agora voltou totalmente a dar os trancos. Quando voltou da oficina coloquei 50 ml e faltava 100 km pra acabar o amaciamento - e após coloquei 40ml de óleo semissintético: agora está de novo com o problema. Já tentei de tudo e não consigo descobrir o problema e resolver.
Não sei se é a questão do tipo de óleo - mineral ou semissintético - ou a quantidade.

Peço ajuda pois nem o mecânico consegue resolver e uso a bike pra trabalhar de entregador na minha cidade, de repente posso resolver em casa e não ter que levar mais no mecânico que cobra e não consegue achar o problema.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Thiago, bom dia.
1- Reduza a quantidade de óleo semi sintético para 30 ml. 65 ml seria só para óleo mineral.
2- talvez não seja nem o óleo. Pode ser a corrente encavalando no pinhão. No meu caso tinha isso. Tive que dar dar uma "cavadinha" no motor onde estava pegando. Ocorre que muitas vezes, o pinhão vem com rebarbas no dente e também pode atrapalhar. Tive que limar todos os dentes.
Faça essas avaliações e volte para mostrar os resultados.
 

thiago avila

New member
Boa tarde!
Eu fiz a análise da corrente e vi que ela corre livre no pinhão - também quando ando com a embreagem apertada em descidas por exemplo a corrente corre livre, também reduzi o óleo semissintético para 30 ml pra ver se poderia melhorar. Mas o problema continua, percebi que depois de alguns km andados ela começa a dar os trancos mas parece que é uns trancos para frente, como se o pistão de repente desse um salto mais rápido, querendo correr, se deixar ela acelera sozinha dando esses trancos e quando reduzo ela da mais trancos ainda até chegar a menos de 20 km/h. No momento ela só anda bem a menos de 20 km se tentar passar dessa velocidade ela começa com os trancos. Percebi que se apertar a embreagem e deixar ela parada ela funciona normal, parece que só se engatar que começa.
não sei se é a questão do carburador que é aquele fire red que vem no kit: ja ouvi dezer que ele é bem problematico e pode deixar a bike acelerada.
Eu tento regular o afogador pra ver se melhora também não adianta nada...
Antes eu tinha mudado a agulha pra ir menos gasolina ela tinha ficado mais estável mas analisando a vela vi que estava quase branca então coloquei de volta na posição central e ai voltou esses trancos.
to perdido... peço ajuda pra ver se consigo ajeitar ela
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Avalie se o filtro de ar está limpa.
Avalie se o filtro de gasolina que fica dentro do tanque está limpa.
Os parafusos da tampa do motor estão bem apertados ?
 

thiago avila

New member
Boa noite! O filtro do carburador eu lavei esses dias e sequei também chequei o aperto dos parafusos estão bem apertados coloquei também adesivo para motores a diesel pra se tivesse qualquer entrada falsa de ar: que era minha principal suspeita no início. Mas nada adiantou. O filtro de dentro do tanque eu ainda não olhei mas cheguei que a válvula libera gasolina constante: testei se tinha algum impedimento nela e na entrada de gasolina do carburador e nada também. Também testei o sistema da boia e está ok vedando bem o ar assoprado. Então tô temendo o pior... que seja algo no pistão ou virabrequim. Tem um detalhe também: a junta do cabeçote de cima veio de fábrica um pouco amassada como se tivesse forçado o encaixe . Mas acredito que o adesivos pra motores a diesel iria selar não é? Ou poderia ser ali um problema de entrada falsa de ar? Acaba sendo uma questão quase impossível de descobrir
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vazamento da compressão pode causar falhas, mas não egasgos fortes assim. Em todo caso, deixe a superfície da junta plana e sem amassados. Cuidado com excesso da cola. Pode alterar a altura do cabeçote e consequentemente a camara de combustão.
 

thiago avila

New member
Certo, vou comprar uma junta nova e ver se melhora. Mas se nao seria entrada falsa de ar será que há algo que possa causar o problema? eu vi por exemplo que aquele carburador pode acelerar a bicicleta, penso que por acelerar e eu tentar desacelerar na mão, pode ser que falte gasolina e ela engasgue como se quisesse morrer. sera que poderia ser isso? fora isso nao sei se a vela poderia interferir. Ela fica assim depois que aquece, antes não da problema. Não entendo da parte mecânica do virabrequim mas pela lógica não vejo como poderia causar esse problema. Suspeito da bobina e se a vela pode ser que esteja falhando
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Acho que não é bobina nem vela. A bobina, ou tá boa 100% ou não tá. Nao fica ruim de vez em quando.
Infelizmente, não tenho mais idéia de como ajudar. Se piora qdo esquenta....
Não seria alinhamento do pinhão e coroa ?
 

thiago avila

New member
Realmente avaliei que a corrente fica pulando muito para os lados quando ando fazendo algum barulho: pensei que poderia ser normal. Será que esse problema pode causar esses trancos? eu percebo que é como se a bike quisesse correr mais mas não consegue: dá trancos pra frente. Eu vi alguns vídeos falando do carburador fire red que tem algumas características ruins: acelera a bike, morre na lenta ou parado no sinal. Então desconfio um pouco do carburador querendo correr mas a bike com certeza tem algum problema pq se fosse só isso não daria tranco certo(realmente não sei)? mas voltando a corrente eu percebo esse problema também quando solto o acelerador e deixo ir na inércia ela começa também os trancos: então também desconfio da questão do pinhão ou algo ali na embreagem, mas não exatamente nas engrenagens do motor.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Sim, o alinhamento interfere dando trancos. Encoste uma regua de 60 cm ou uma trena na lateral da coroa e veja se se alinha com o pinhão. Se estiver fora, vai ficar forçando (esticando) a corrente. Nesse teste, tire a corrente da coroa.
 

thiago avila

New member
Boa tarde! Eu deixei a bicicleta de novo no mecânico e realmente a corrente estava muito frouxa e tendendo a querer sair, desalinhando com o pinhão. Voltou melhor porem ao aquecer ainda dá um pouco das falhas, fazendo um barulho similar a uma moto quando dá a partida elétrica. Dá a impressão de ser perda de compressão mas se não é não sei mais o que fazer pra resolver... hoje vou trocar a vela pra ver pois soube que a vela que vem no kit estraga rápido - vou trocar como ultima esperança, se não resolver vou vender pra me livrar... desde que comprei só deu dor de cabeça até agora... penso que pode melhorar pois o mecânico tinha colocado óleo mineral - que tem mais taxa de petróleo puro - e tinha ficado boa sem dar problema:; então penso que pode ser um problema de falha na queima de combustível ou algo assim. Se não for também como falei vou vender pois só decepcionou. lembrando que é um motor que comprei sem ser aqui da bicimoto comprei da marca nakasaki. Um colega de trabalho tem o da bicimoto e é ótimo não da problema....
 
Top