Pegando as palavras do Budget como gancho...
Tenho uma 50cc 2 tempos que foi comprada dia 23 de Novembro de 2009 (fará 4 anos de uso este ano).Foi a minha primeira bicicleta motorizada. Como na época eram novidade e de fato nunca havia visto uma andando montei o kit cheio de cuidados e melindres... No dia da instalação do kit instalei também um velocímetro pois sabia que seria primordial controlar a quilometragem, mas apenas para saber quantos quilômetros por hora andava ou quantos quilômetros por litro faria... Mas o amaciamento...
Nos primeiros 500Km de uso NUNCA passei dos 30 - 35Km/h não dei nenhuma "esticadinha" para "testar" o desempenho. Não mexi nas regulagens de fábrica, não abri motor nem cabeçote para ver como eram por dentro. Não emprestei para nenhum amigo pois mais que sempre me solicitassem...
O resultado destes cuidados? Uma cinquentinha hoje com quase 4 anos e chegando aos 19.000 Km de uso. Quem me conhece sabe o carinho que tenho por ela. É tipo a lembrança da primeira namorada... Esta dorme no meu quarto as outras na oficina...
Os motores dos kits de 2 e 4 tempos são ótimos mas ao mesmo tempo sensíveis a forma como são instalados, amaciados e cuidados... Não existe esta história de "esticadinha" pois apenas uma "esticadinha" pode comprometer seriamente alguma peça ainda não assentada e certamente mais cedo ou mais tarde esta peça apresentará problemas muitas vezes vindo a comprometer outras...
Para se utilizar uma bicicleta motorizada deve-se de cara entender suas limitações de desempenho, estabilidade e freios... Afinal estamos ou não estamos falando de uma BICICLETA motorizada?
Bicicletas motorizadas podem ser usadas diariamente (eu mesmo uso as minhas pois vendi meu carro a quase 3 anos)...
Bicicletas motorizadas podem percorrer grandes distâncias...
Mas devemos nos lembrar sempre... São bicicletas com um kit de motorização e não motos...
Basta darmos uma olhada geral no Fórum para encontrar inúmeros relatos de esticadinhas, bicicletas motorizadas sem velocímetro, erros na quantidade e até no tipo de óleo 2T misturado à gasolina, "receitas" de gasolina aditivada é muito melhor, motorizadas sem escape, sem filtro e o pior sem manutenção...
Acredito em erro de fabricação, em peças defeituosas mas a experiência que adquiri montando, consertando, envenenando e pilotando motorizadas me mostrou que em mais de 90% dos casos as motorizadas não quebram por defeitos ou problemas mas por mal uso...
Espere a resposta da Bicimoto e no mais conte com a gente no que precisar... Forte abraço
Fica aqui uma foto de meu motor 50cc 2T com 4 anos de uso... Que sirva de inspiração...