Apresento-me

pedroleme3

New member
Olá, procurando pelo google sobre bicicletas motorizadas encontrei o site.

Passei em um concurso público para trabalhar a 4,5 km de casa e apesar de ter carro pensei em obter outro meio para o transporte nesse pequeno trecho.

Cheguei a quase fechar a compra do kit porém fiquei com um certo receio porque para o tipo de trabalho que farei não posso chegar cheirando gasolina/óleo e muito menos sujar a roupa clara.

Me sugeriram então a elétrica, então por enquanto estou com a idéia muito crua do que fazer na cabeça e gostaria de trocar umas idéias por aqui.

Valeu, abraços!!
 

Carlos Mayer

New member
Olá Pedro, antes de mais nada seja bem vindo ao Fórum Bicicleta Motorizada...

Eu tenho motorizadas de 2 e 4 tempos e ainda uma bicicleta elétrica BioBike... Posso te falar com um pouco de conhecimento de causa sobre elas.

As 2 tempos não deixam ninguém "cheirando" a óleo e muito menos a gasolina heheheh quem te passou esta informação pouco ou nada sabe sobre os atuais 2 tempos. Os óleos e motores evoluíram muito e utilizando a mistura correta pouca fumaça produzem e esta é praticamente inodora. Quanto a roupa é mais provável se sujar com a fuligem expelida pelas descargas dos ônibus automóveis do que do diminuto escapamento de uma bicicleta motorizada... Desde 2009 todas as motorizadas comercializadas pela Bicimoto dispõe de catalizador (2 e 4 tempos) o que vem a reforçar os baixos níveis de emissão. Na 2 tempos a partida se dá por tranco. Pedalando e soltando a embreagem.

A 4 tempos não utiliza óleo 2 tempos misturado à gasolina. Sua lubrificação se dá por cárter como em carros e motos. Os níveis de emissões são ainda mais baixos do que nas 2 tempos. E no caso da 4 tempos ainda existe a vantagem da partida pull start (cordinha retrátil). Como a média de uma 50cc 4 tempos passa fácil dos 55 - 60Km/l um tanque de 2,5 litros lhe darão autonomia para muitos e muitos dias de trabalho sem abastecer. A 4 tempos não possui manete de embreagem como as 2 tempos. Basta acelerar e frear como num carro automático.

Elétricas. Muito bonitinhas, limpas, inodoras, fracas e lentas... O poder de vencer aclives em uma elétrica é muito limitado bem como sua arrancada. A autonomia média de uma elétrica com baterias de chumbo ácido (a maioria no mercado) fica em torno de 30 no máximo 40 Km e isso em condições ideais de pilotagem (10 a 15Km/h). Se acelerar para acompanhar o trânsito a autonomia cairá pela metade.

No caso de minha BioBike de 250W em um ano as 3 baterias precisaram ser trocadas. Primeiro problema achá-las, segundo o preço da troca (em torno de R$ 400,00) e por fim o descarte das baterias usadas... Ontem um amigo que me viu por acaso andando na elétrica falou: - Muito bonitinha. Vou dar uma para minha esposa ir a padaria e a academia... Infelizmente este é o espírito.

Para uso diário nada como um motor a explosão. No seu caso por questões de praticidade um 4 tempos de 50cc. Anda junto com o fluxo de trânsito e encara aclives tranquilamente para pilotos de até 100Kg (carga máxima 120Kg). Com R$ 5,00 ou 6,00 enche o tanque. Pode circular na chuva (ao contrário das 2 tempos) e é muito fácil de pilotar mesmo para quem não tem experiência alguma com motocicletas.

Espero ter ajudado de alguma forma a sanar suas dúvidas. Forte abraço
 
Última edição:

pedroleme3

New member
Oi Carlos!!
Obrigado pela receptividade e pelo post esclarecedor!

Pois é, acho que decidi em pegar a 2T 80cc... Me gusta a nostalgia do 2T e a elétrica nem cogito mais, se for pra pagar o preço dela prefiro colocar um pouco mais e pegar uma Burgman, por exemplo.
Não estou muito preocupado com a emissão de poluentes porque sou "do time" do climatologista Luiz Carlos Molion, então estou cientificamente respaldado pra não ligar pra essas baboseiras de efeito estufa e etc heheheh

Achei que o kit tem um bom preço, então na pior das hipóteses (se não servir como utilidade) fico com um brinquedo novo...

Minha única preocupação é com a montagem, não sei nada sobre mecânica, quem será que poderia montar pra mim, o mecânico do meu carro, um mecânico de motos, o bicicleteiro??

Valeu Carlos, abraço!!!
 

Carlos Mayer

New member
Olá Pedro

Uma boa opção... Motor forte e de muito torque...

Este negócio de efeito estufa é papo para boi dormir mesmo... O aquecimento/resfriamento do planeta é cíclico... Sempre foi e sempre será assim... O Luiz Carlos Molion é uma voz em coro do qual faço parte...

Quanto à montagem ela é muito simples, mas se não está familiarizado com este tipo de procedimento uma bicicletaria ou mesmo loja de motos ou scooters pode te ajudar com esta questão sei de alguns membros do Fórum que optaram por este caminho e estão felizes com suas motorizadas, se precisar de qualquer coisa é só falar Ok. Forte abraço
 
Top