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MECÂNICA GERAL
Motor 4 tempos
Andar na banguela (no embalo, solta sem acelerar)
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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6133" data-attributes="member: 16"><p>Olá Imneon</p><p></p><p>A questão sobre a banguela (especificamente no caso de motores de 4 tempos) é a seguinte:</p><p></p><p>A embreagem dos kits de 4 tempos é centrífuga logo os pads apenas encostam na campânula da embreagem quando o motor é acelerado e desencostam quando o motor está em marcha lenta por ação das 3 molas de retorno existentes nos pads. </p><p></p><p>Numa situação em que por exemplo pilotando uma bicicleta motorizada de 4 tempos o condutor deixa o motor em marcha lenta para aproveitar a banguela o risco recairá exatamente na hora da reaceleração do motor. Imagine a roda traseira girando em velocidade maior do que os pads, repentinamente o motor é acelerado, os pads encostam na campânula da embreagem causando um tranco que pode levar a campânula a quebrar. Isso não representa em absoluto fragilidade da peça em questão, mas a intenção do fabricante de proteger por exemplo o eixo do motor nestas situações.</p><p></p><p>Uma única vez desliguei minha 4T em uma descida pois a descida era enorme. No final dela religuei o motor quando estava quase parando (ligo o motor com a motorizada andando puxando a cordinha do pull start por baixo da perna direita) e voltei a acelerá-la normalmente. Em descidas curtas o ideal é deixar o motor ligado e controlar a velocidade com os freios e o acelerador. Lembre-se dos limites de frenagem de uma bicicleta bem como da velocidade recomendada para utilização destes motores.</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6133, member: 16"] Olá Imneon A questão sobre a banguela (especificamente no caso de motores de 4 tempos) é a seguinte: A embreagem dos kits de 4 tempos é centrífuga logo os pads apenas encostam na campânula da embreagem quando o motor é acelerado e desencostam quando o motor está em marcha lenta por ação das 3 molas de retorno existentes nos pads. Numa situação em que por exemplo pilotando uma bicicleta motorizada de 4 tempos o condutor deixa o motor em marcha lenta para aproveitar a banguela o risco recairá exatamente na hora da reaceleração do motor. Imagine a roda traseira girando em velocidade maior do que os pads, repentinamente o motor é acelerado, os pads encostam na campânula da embreagem causando um tranco que pode levar a campânula a quebrar. Isso não representa em absoluto fragilidade da peça em questão, mas a intenção do fabricante de proteger por exemplo o eixo do motor nestas situações. Uma única vez desliguei minha 4T em uma descida pois a descida era enorme. No final dela religuei o motor quando estava quase parando (ligo o motor com a motorizada andando puxando a cordinha do pull start por baixo da perna direita) e voltei a acelerá-la normalmente. Em descidas curtas o ideal é deixar o motor ligado e controlar a velocidade com os freios e o acelerador. Lembre-se dos limites de frenagem de uma bicicleta bem como da velocidade recomendada para utilização destes motores. Forte abraço [/QUOTE]
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