Andar na banguela (no embalo, solta sem acelerar)

imneon

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Em algum tópico do fórum vi uma mensagem misturada em outra que alguém comentava sobre andar na banguela sem acelerar e quais seriam as consequências disso para o motor. Porém como estava no meio do tópico não encontrei novamente.

Se alguém souber a explicação técnica e puder compartilhar com a gente seria legal pois acredito que boa parte de nós vez ou outra acabamos pegando uma boa descida e sinceramente eu não sei muito bem o que fazer. Na verdade dou uma controlada no freio para nao passar muito dos 35km/h e tento manter uma aceleração baixa, mas isso é necessário ou podemos descer livres?

Abs
 
cara eu desligo o motor e desço só no freio, eu acho mais seguro pro motor.

religo o motor quando a velocidade chega aos 20km/h e acelero suavemente até retornar a velocidade de cruzeiro.
 
Última edição por um moderador:

Ademberd

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Aqui onde eu moro as decidas são curtas mas bem inclinadas, desço com o motor ligado quando ela perde velocidade começo a acelerar bem devagar, agora com as descidas longas desligar o motor é uma boa opção.
 

imneon

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Já fiz isso algumas vezes também. Porém isso me traz outra dúvida. Quando chega no final da descida vocês param completamente e religam a bike ou voltam a ligar ela ainda em movimento?
 

Carlos Mayer

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Olá Imneon

A questão sobre a banguela (especificamente no caso de motores de 4 tempos) é a seguinte:

A embreagem dos kits de 4 tempos é centrífuga logo os pads apenas encostam na campânula da embreagem quando o motor é acelerado e desencostam quando o motor está em marcha lenta por ação das 3 molas de retorno existentes nos pads.

Numa situação em que por exemplo pilotando uma bicicleta motorizada de 4 tempos o condutor deixa o motor em marcha lenta para aproveitar a banguela o risco recairá exatamente na hora da reaceleração do motor. Imagine a roda traseira girando em velocidade maior do que os pads, repentinamente o motor é acelerado, os pads encostam na campânula da embreagem causando um tranco que pode levar a campânula a quebrar. Isso não representa em absoluto fragilidade da peça em questão, mas a intenção do fabricante de proteger por exemplo o eixo do motor nestas situações.

Uma única vez desliguei minha 4T em uma descida pois a descida era enorme. No final dela religuei o motor quando estava quase parando (ligo o motor com a motorizada andando puxando a cordinha do pull start por baixo da perna direita) e voltei a acelerá-la normalmente. Em descidas curtas o ideal é deixar o motor ligado e controlar a velocidade com os freios e o acelerador. Lembre-se dos limites de frenagem de uma bicicleta bem como da velocidade recomendada para utilização destes motores.

Forte abraço
 

zula

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era essa a minha dúvida...sempre que descia uma ladeira,eu apertava a embreagem,mas agora com essa dica irei desligar o motor...mas mesmo assim o pistao fica em movimento,será que nao tem problema andar com o motor desligado por muito tempo?
 
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