Alinhamento da Coroa

bondedocec

New member
Olá, finalmente montei minha bike, já com o motor, tudo certinho.
Dei uma andada com ela, mas o motor ainda cisma em morrer e não pegar de vez enquando.
Esvaziei o reservatório de gasolina do carburador, dei uma limpeza na gasolina em excesso que passou nele, e vou aos poucos aprendendo a utilizar a bike.
Não tenho do que reclamar.
Meu único problema agora é a coroa traseira. Coisinha chata alinhar aquilo. não fica 100% e conforme vou andando ela desregula denovo, e a corrente volta e meia tenta sair dela, causando estalos. o que é um perigo se ela soltar e cair do lado da roda podendo travar.
Já levei numa casa de bike pro cara alinhar, mas ele fez o serviço igual a cara dele.

Tem algum macete ou jeito especial de alinhá-la ? Porque se eu começo a apertar os parafusos além de torta, a corrente fica muito pra direita (direção da roda) e desalinha com o motor, dai ela fica travando a roda.

Obrigado

budget100

New member
Olá Boncedocec.

Ainda não sei qual é o seu motor. Esta informação é necessária. Acontece isso mesmo com a coroa. Levei uns 10 dias para acertar correntes e coroa depois da motorizada montada.
As borrachas da coroa sofrem um assentamento, ainda mais novas. Dá-se o aperto e ela se acomoda. O jeito é tirar a corrente, arranjar um gabarito de referência e ir apertando os parafusos onde a coroa fica mais para fora. O ideal é que ela fique certinha. Mas se houver um pequeno desalinhamento, não maior que 1 mm, não prejudica o funcionamento. Repare que a coroa é mais fina do que o espaço da corrente.

Para o alinhamento da corrente, após tudo colocado, precisei desapertar os parafusos do motor e torce-lo para que ficasse no centro do quadro. Olhei por cima e por trás para ver o posicionamento de cilindro e carburador. Não é para alinhar o motor com a roda. Apenas colocá-lo no meio do quadro. Depois de colocada a roda com o melhor alinhamento possível, instale o tensor da corrente mantendo-o no alinhamento com a corrente. Ele é peça importante no funcionamento da transmissão. Prenda-o bem, enrole lixa de ferro 80 com os grãos virados para o quando. Ajuste de forma que a corrente não fique super esticada (que faz barulho) ou muito frouxa (que pode sair). Busque o funcionamento mais silencioso. Dá trabalho sim mas com um pouco de paciência tudo se acerta. Algumas arruelas podem ser necessáriasm tanto na direita quando na esquerda para buscar o melhor alinhamento do aro traseiro. Apenas uma pergunta: você colocou a concavidade da coroa para dentro ou para fora da roda? Quando montei cometi o erro de colocar a parte côncava para dentro. Nesta posição a corrente rasparia no pneu. Veja se está correta.

Sidney

New member
Veja esta Motorizada do Adão cliente da Bicimoto

http://www.facebook.com/photo.php?f...381290031923294.103457.138990282819938&type=1

Use uma roda igual a dele, a minha é igual e nunca mais tive problema com alinhamento e quebra de raios.

attachment.php

desculpe mais a maquina fotografica esta com a data errada.

spr.gif

Abraços

Sidney

Última edição:

matheus19

New member
Sidney essa roda ai parece ser uma maravilha, raios grossos, coroa presa diretamente no cubo sem precisar de alinhar, acha isso ai pra vender ou manda fazer?
Abraço.

budget100

New member
Olá pessoal.

Realmente a solução da roda raiada e seu cubo com freios de sapata elimina as manutenções de alinhamento na coroa. Ocorre que o nosso amigo Bondedocec comprou um kit e com ele não vem um sistema destes. Ele precisa resolver o problema, como a maioria de todos nós, que coloca co kit na bicicleta com as peças que vem para a sua montagem e funcionamento.
Na altura dos acontecimentos, ele adquirir uma roda, raiação, cubo, freios como o da foto foge à idéia do Kit de motorizar a bicicleta com um custo baixo. Ele precisa alinhar a coroa que veio bem como a transmissão. Depois de alinhada, durante os primeiros quilometros, ela necessida de alguns ajustes que irão ficando menos frequentes a cada aperto que os parafusos recebem. Creio que poucos no fórum se utilizam de um super sistema destes e andam, normalmente, com suas motorizadas. Vamor torcer para que ele encontre o caminho da solução do alinhamento da coroa original. Mas já achei uma ótima opção para montar na minha próxima motrizada. Valeu!

Carlos Mayer

New member
Sidney o Adão é cliente da Bicimoto Ok... Mas isso não muda o fato de que instalou cubo e coroa de Mobilete... E como disse o Budget estas peças não compõem o kit que o Bonde comprou...

Devo ressaltar que em se tratando de um kit zero Km este tipo de alteração invalida a garantia situação aliás claramente explicitada no termo de Garantia da Bicimoto. Ai fica a pergunta... Vale a pena abdicar de 3 meses de garantia para colocar um cubo, coroa e freio a tambor de Mobilete?

Ahhh mas existem coroas de Mobilete de 44 dentes (a original tem 56)... Não importa...

Ahhh mas a coroa da Mobilete tem passo 415# como a original da Bicimoto... Novamente não importa...

Muitas pessoas compram o kit e querem montar o kit como vem, sem gastar um centavo além do necessário. Considerando que no Mercado Livre o cubo traseiro sem coroa custa R$ 130,00 e ainda é necessário comprar a raiação e pagar a mão de obra estaremos falando de algo em torno de R$ 250,00 ou mais... O que representa quase metade do valor de um kit de 80cc...

Para concluir me agrada manter uma BICICLETA motorizada como BICICLETA...Para finalizar como proprietário de 3 Mobiletes na adolescência te digo por experiência própria que o tambor de freio deste cubo não vale grande coisa e quando aquecido por exemplo numa descida de serra tende a travar... Mas como diz o ditado... O que é feio se bonito lhe parece?

Abç

bondedocec

New member
Eu tinha lido aqui, mas sumiu do fórum e não encontro.
Um rapaz havia dito que pode-se usar o cubo traseiro pra freio a disco e fixar nele, adaptando a coroa, que assim fica mais firme do que prender da forma convencional.
Gostaria de saber se isso procede, pois penso em comprar um que usá-lo pra corrente não ficar bamba.

Carlos Mayer

New member
Olá

O kit vem com todo material necessário à fixação da coroa traseira e é recomendável que se utilize o sistema original de fixação. A utilização de cubo de freio a disco não é recomendada pelo fabricante dos kits e nem pela Bicimoto já que elimina as borrachas que tem por finalidade suavizar o tranco quando a transmissão é colocada em movimento e ainda faz necessária nova furação na coroa o que pode enfraquecê-la. Quando instalada, alinhada e regulada corretamente a coroa (e o esticador) não deixa a corrente "bamba".

GatoWil

New member
Alinhar e centralizar a coroa, ajustar a corrente no tamanho certo, pôr o esticador na posição perfeita e mantê-lo. Só consegui dias antes de viajar com a bike. Após um ano, estou retomando forças para não mais errar. Existe um outro macete mais fácil?

marcelo_racer

New member
Carlos Mayer ou budget100, sabem algum site onde posso comprar coroa de 36 dentes aqui no brasil? o site sickbikeparts.com parece ser muito bom, mas como proceder uma compra e o envio ate em casa?[FONT=arial, helvetica, sans-serif]
[/FONT]

Carlos Mayer

New member
Não Marcelo, infelizmente não conheço...

A compra deve ser feita através de cartão de crédito internacional e logo em seguida preenchido um formulário para entrega. Já comprei um carburador neste site e recebi a mercadoria exatamente como solicitei. Forte abraço

Rbparente

New member
Voltando ao início do tópico onde o bondedocec havia perguntado sobre a fixação da coroa, vou comentar sobre minha experiência. Eu obtive um alinhamento bem legal fixando a coroa pelos parafusos formando um x ou seja, apertava o de cima e depois o exatamente abaixo em linha reta, depois o da lateral com o correspondente no outro lado. Depois fui fazendo isso com os demais. Ficou bem legal o alinhamento, não obtive nenhum problema até agora, mesmo passando 1 semana de 50cc ainda não tive que alinhar novamente!! , um abraço a todos!

Zoinho321

New member
Olá, finalmente montei minha bike, já com o motor, tudo certinho.
Dei uma andada com ela, mas o motor ainda cisma em morrer e não pegar de vez enquando.
Esvaziei o reservatório de gasolina do carburador, dei uma limpeza na gasolina em excesso que passou nele, e vou aos poucos aprendendo a utilizar a bike.
Não tenho do que reclamar.
Meu único problema agora é a coroa traseira. Coisinha chata alinhar aquilo. não fica 100% e conforme vou andando ela desregula denovo, e a corrente volta e meia tenta sair dela, causando estalos. o que é um perigo se ela soltar e cair do lado da roda podendo travar.
Já levei numa casa de bike pro cara alinhar, mas ele fez o serviço igual a cara dele.

Tem algum macete ou jeito especial de alinhá-la ? Porque se eu começo a apertar os parafusos além de torta, a corrente fica muito pra direita (direção da roda) e desalinha com o motor, dai ela fica travando a roda.

Obrigado

Tenho solução compra cubo para freio a disco .. no lugar do disco vc adpita a coroa fazendo novos furos.abracos espero ter ajudado.

cara eu uso o cubo de mobilete... comprei numa loja de pecas de moto.. comprei o cubo completo com tudo q precisava (cubo,freio, sapatas,eixo e rolamentos).. o resto eu levei numa bicicletaria e pedi pra montarem uma roda com o cubo, dai eles colocaram raiacao e aro..