Alinhamento da Coroa

bondedocec

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Olá, finalmente montei minha bike, já com o motor, tudo certinho.
Dei uma andada com ela, mas o motor ainda cisma em morrer e não pegar de vez enquando.
Esvaziei o reservatório de gasolina do carburador, dei uma limpeza na gasolina em excesso que passou nele, e vou aos poucos aprendendo a utilizar a bike.
Não tenho do que reclamar.
Meu único problema agora é a coroa traseira. Coisinha chata alinhar aquilo. não fica 100% e conforme vou andando ela desregula denovo, e a corrente volta e meia tenta sair dela, causando estalos. o que é um perigo se ela soltar e cair do lado da roda podendo travar.
Já levei numa casa de bike pro cara alinhar, mas ele fez o serviço igual a cara dele.

Tem algum macete ou jeito especial de alinhá-la ? Porque se eu começo a apertar os parafusos além de torta, a corrente fica muito pra direita (direção da roda) e desalinha com o motor, dai ela fica travando a roda.

Obrigado
 

budget100

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Olá Boncedocec.

Ainda não sei qual é o seu motor. Esta informação é necessária. Acontece isso mesmo com a coroa. Levei uns 10 dias para acertar correntes e coroa depois da motorizada montada.
As borrachas da coroa sofrem um assentamento, ainda mais novas. Dá-se o aperto e ela se acomoda. O jeito é tirar a corrente, arranjar um gabarito de referência e ir apertando os parafusos onde a coroa fica mais para fora. O ideal é que ela fique certinha. Mas se houver um pequeno desalinhamento, não maior que 1 mm, não prejudica o funcionamento. Repare que a coroa é mais fina do que o espaço da corrente.

Para o alinhamento da corrente, após tudo colocado, precisei desapertar os parafusos do motor e torce-lo para que ficasse no centro do quadro. Olhei por cima e por trás para ver o posicionamento de cilindro e carburador. Não é para alinhar o motor com a roda. Apenas colocá-lo no meio do quadro. Depois de colocada a roda com o melhor alinhamento possível, instale o tensor da corrente mantendo-o no alinhamento com a corrente. Ele é peça importante no funcionamento da transmissão. Prenda-o bem, enrole lixa de ferro 80 com os grãos virados para o quando. Ajuste de forma que a corrente não fique super esticada (que faz barulho) ou muito frouxa (que pode sair). Busque o funcionamento mais silencioso. Dá trabalho sim mas com um pouco de paciência tudo se acerta. Algumas arruelas podem ser necessáriasm tanto na direita quando na esquerda para buscar o melhor alinhamento do aro traseiro. Apenas uma pergunta: você colocou a concavidade da coroa para dentro ou para fora da roda? Quando montei cometi o erro de colocar a parte côncava para dentro. Nesta posição a corrente rasparia no pneu. Veja se está correta.
 

Sidney

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Veja esta Motorizada do Adão cliente da Bicimoto



http://www.facebook.com/photo.php?f...381290031923294.103457.138990282819938&type=1

Use uma roda igual a dele, a minha é igual e nunca mais tive problema com alinhamento e quebra de raios.

attachment.php


desculpe mais a maquina fotografica esta com a data errada.


spr.gif

Abraços

Sidney
 
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matheus19

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Sidney essa roda ai parece ser uma maravilha, raios grossos, coroa presa diretamente no cubo sem precisar de alinhar, acha isso ai pra vender ou manda fazer?
Abraço.
 

budget100

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Olá pessoal.

Realmente a solução da roda raiada e seu cubo com freios de sapata elimina as manutenções de alinhamento na coroa. Ocorre que o nosso amigo Bondedocec comprou um kit e com ele não vem um sistema destes. Ele precisa resolver o problema, como a maioria de todos nós, que coloca co kit na bicicleta com as peças que vem para a sua montagem e funcionamento.
Na altura dos acontecimentos, ele adquirir uma roda, raiação, cubo, freios como o da foto foge à idéia do Kit de motorizar a bicicleta com um custo baixo. Ele precisa alinhar a coroa que veio bem como a transmissão. Depois de alinhada, durante os primeiros quilometros, ela necessida de alguns ajustes que irão ficando menos frequentes a cada aperto que os parafusos recebem. Creio que poucos no fórum se utilizam de um super sistema destes e andam, normalmente, com suas motorizadas. Vamor torcer para que ele encontre o caminho da solução do alinhamento da coroa original. Mas já achei uma ótima opção para montar na minha próxima motrizada. Valeu!
 

Carlos Mayer

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Sidney o Adão é cliente da Bicimoto Ok... Mas isso não muda o fato de que instalou cubo e coroa de Mobilete... E como disse o Budget estas peças não compõem o kit que o Bonde comprou...

Devo ressaltar que em se tratando de um kit zero Km este tipo de alteração invalida a garantia situação aliás claramente explicitada no termo de Garantia da Bicimoto. Ai fica a pergunta... Vale a pena abdicar de 3 meses de garantia para colocar um cubo, coroa e freio a tambor de Mobilete?

Ahhh mas existem coroas de Mobilete de 44 dentes (a original tem 56)... Não importa...

Ahhh mas a coroa da Mobilete tem passo 415# como a original da Bicimoto... Novamente não importa...

Muitas pessoas compram o kit e querem montar o kit como vem, sem gastar um centavo além do necessário. Considerando que no Mercado Livre o cubo traseiro sem coroa custa R$ 130,00 e ainda é necessário comprar a raiação e pagar a mão de obra estaremos falando de algo em torno de R$ 250,00 ou mais... O que representa quase metade do valor de um kit de 80cc...

Para concluir me agrada manter uma BICICLETA motorizada como BICICLETA...Para finalizar como proprietário de 3 Mobiletes na adolescência te digo por experiência própria que o tambor de freio deste cubo não vale grande coisa e quando aquecido por exemplo numa descida de serra tende a travar... Mas como diz o ditado... O que é feio se bonito lhe parece?

Abç
 

bondedocec

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Eu tinha lido aqui, mas sumiu do fórum e não encontro.
Um rapaz havia dito que pode-se usar o cubo traseiro pra freio a disco e fixar nele, adaptando a coroa, que assim fica mais firme do que prender da forma convencional.
Gostaria de saber se isso procede, pois penso em comprar um que usá-lo pra corrente não ficar bamba.
 

Carlos Mayer

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Olá

O kit vem com todo material necessário à fixação da coroa traseira e é recomendável que se utilize o sistema original de fixação. A utilização de cubo de freio a disco não é recomendada pelo fabricante dos kits e nem pela Bicimoto já que elimina as borrachas que tem por finalidade suavizar o tranco quando a transmissão é colocada em movimento e ainda faz necessária nova furação na coroa o que pode enfraquecê-la. Quando instalada, alinhada e regulada corretamente a coroa (e o esticador) não deixa a corrente "bamba".
 

GatoWil

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Alinhar e centralizar a coroa, ajustar a corrente no tamanho certo, pôr o esticador na posição perfeita e mantê-lo. Só consegui dias antes de viajar com a bike. Após um ano, estou retomando forças para não mais errar. Existe um outro macete mais fácil?
 

marcelo_racer

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Carlos Mayer ou budget100, sabem algum site onde posso comprar coroa de 36 dentes aqui no brasil? o site sickbikeparts.com parece ser muito bom, mas como proceder uma compra e o envio ate em casa?[FONT=arial, helvetica, sans-serif]
[/FONT]
 

Carlos Mayer

New member
Não Marcelo, infelizmente não conheço...

A compra deve ser feita através de cartão de crédito internacional e logo em seguida preenchido um formulário para entrega. Já comprei um carburador neste site e recebi a mercadoria exatamente como solicitei. Forte abraço
 

Rbparente

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Voltando ao início do tópico onde o bondedocec havia perguntado sobre a fixação da coroa, vou comentar sobre minha experiência. Eu obtive um alinhamento bem legal fixando a coroa pelos parafusos formando um x ou seja, apertava o de cima e depois o exatamente abaixo em linha reta, depois o da lateral com o correspondente no outro lado. Depois fui fazendo isso com os demais. Ficou bem legal o alinhamento, não obtive nenhum problema até agora, mesmo passando 1 semana de 50cc ainda não tive que alinhar novamente!! , um abraço a todos!
 

Zoinho321

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Olá, finalmente montei minha bike, já com o motor, tudo certinho.
Dei uma andada com ela, mas o motor ainda cisma em morrer e não pegar de vez enquando.
Esvaziei o reservatório de gasolina do carburador, dei uma limpeza na gasolina em excesso que passou nele, e vou aos poucos aprendendo a utilizar a bike.
Não tenho do que reclamar.
Meu único problema agora é a coroa traseira. Coisinha chata alinhar aquilo. não fica 100% e conforme vou andando ela desregula denovo, e a corrente volta e meia tenta sair dela, causando estalos. o que é um perigo se ela soltar e cair do lado da roda podendo travar.
Já levei numa casa de bike pro cara alinhar, mas ele fez o serviço igual a cara dele.

Tem algum macete ou jeito especial de alinhá-la ? Porque se eu começo a apertar os parafusos além de torta, a corrente fica muito pra direita (direção da roda) e desalinha com o motor, dai ela fica travando a roda.

Obrigado

Tenho solução compra cubo para freio a disco .. no lugar do disco vc adpita a coroa fazendo novos furos.abracos espero ter ajudado.
 
cara eu uso o cubo de mobilete... comprei numa loja de pecas de moto.. comprei o cubo completo com tudo q precisava (cubo,freio, sapatas,eixo e rolamentos).. o resto eu levei numa bicicletaria e pedi pra montarem uma roda com o cubo, dai eles colocaram raiacao e aro..
 
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