Alguem pode dar dicas, qual a lei que proibi motores 2t para bike ?

Bruno Rodrigues

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Nesses ultimos dias meu kit chegou (2 semanas atraz) e minha colega comprou a 1 semana, uma bela noite ela pediu para mim instalar velocimetro na bike dela . até ai tudo OK, mais quando terminei e fui testar chegarão policiais dizendo que terião que levas nossas bikes presas.

Primeiro ele alegou que avia saido uma lei no dia 25/02 na região que era para prender todas as bikes até eletricas, eu simplesmente perguntei até a de pessoas que usam para trabalho, de senhores que só tem aquele meiu de se transportar, ele alegou que sim era de todos então ele bateu o pé e me ameaçou, dizendo que se eu nao entregasse por bem ele iria chmar o guincho e teria que pagar a guinchada que é no valor de 150 R$ estava em frente de casa e pedi para tirar o motor pois no dia seguinte eu utilizaria a bicicleta para trabalhar.. ele respondeu que o problema era meu..! blz moro no municipio de Rancharia SP, na região de Presidente Prudente, la em P. Prudente todos circulão livremente sem problemas, levarão minha bike e a da menina, fomos atraz para retirar e procurei um advogado pos o delegado não queria liberar as bike, mostrei nota do motor e da bike e com o advogado ela foi liberada, mais o delegado me proibiu de circular com o motor era para pedalar com uma bike comum pq da proxima vez ele não me entregaria... Agora a perguntinha, isso virou lei no Brasil ? tenhu uma 50cc 2t, no mesmo dia que retirei minha bike parou um rapaz na delegacia para tirar antecedentes criminais e perguntei se tomarão a bike dele, a simples resposta foi NÃOO ! vi muitas pessoas circulando normalmente e os mlk's que fazião bagunça sumiu todos so anda maior de idade e a maioria sem carta e sem equips de segurança... HJ só de raiva fui trabalhar, não quero saber sou maior de idade, uso para transporte para serviço para ir e vir.. alguem me ajuda PF ja existe alguma lei eu devo circular livre como antes, sem medo oque eu devo alegar para os PM's ?


aguardo ajuda de alguem VLW !!
 

bandidarista

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comecei o processo de andar por aí!

que loucura! depois de um tempo de ter comprado comecei a andar... heheheheheh MUITO FERA!!!! tô meio ressabiado com as "autoridades" aqui mas fui, com TUDO!!! abração ao pessoal daí e tô muito feliz.

BANDIDARTISTA
 

Carlos Mayer

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É isso ai amigo...

Encarar mesmo. Andar na boa, com responsabilidade, respeitar as leis e no mais ser feliz...

Forte abraço e curta bastante sua motorizada.
 
Olá, primeiramente temos que observar se há lei na sua cidade regulando ciclomotor, pois é de competência local regular tal veiculo, porém, existem policiais e policiais é lamentável tal atitude destas "autoridades", em primeiro lugar eles são obrigados a tipificar a sua conduta em uma lei, não adianta falar que foi editado uma lei, você fez bem em ir com um advogado, já que várias vezes só funciona assim, contudo lhe mostrarei, apesar de nunca terem me parado, o que pode argumentar como defesa:
Em primeiro lugar NÃO HÁ LEI regulamentando a bicicleta motorizada ( eletrica e gasolina ), contudo eu trato a minha bina como se fosse um ciclomotor, sendo assim uso retrovisores, luzes de posicionamento, buzina, pisca alerta, velocímetro, farol, e uma coisa que muitas pessoas por aqui acham exagero, que é um capacete de moto com selo do inmetro, inclusive algumas pessoas até riem, mas nem ligo porque uso a bina para me divertir, lembrando que gastei uns 100 reais com tudo menos o capacete, então acho que vale a pena.
Sendo assim, você já tem argumentos para iniciar a discussão, e sempre ande com a cópia da nota fiscal do motor e da bicicleta, nesse sentindo irá mostrar que respeita a lei.
Depois disso você irá dizer que segundo o principio da legalidade, um cidadão pode fazer tudo que não é proibido em lei, e que seu veiculo não é um ciclomotor, pois este parte da inércia com tração mecânica, e a bina é um veiculo híbrido e que precisa de tração humana para partir da inércia, logo não há lei regulamentando as binas e não pode ser proibido o uso das mesmas.
Se mesmo assim ficarem questionando tente conversar que você pesquisou e que não há lei sobre isso, e que tem todos os acessorios de segurança, e que deve haver um prazo para regularizar sua bina, pelo fato da lei ser nova e tal.
Se eles encherem muito, tira a corrente do pinhão, puxa a mangueira de gasolina e trava a embreagem, ( quando tira a corrente do motor da coroa, coloque em lugar que não trave na roda, por isso falei da embreagem... Nosso amigo Carlos que nao veja isso, rsrs, mas é só para voce sair com sua bina) então, daí, você fala que agora seu veiculo é de inteira tração humana e não pode haver a apreensão desta, já que não podem proibirem o uso de bicicleta.

Para uma melhor defesa, ande com esse parecer:

http://walkmachinefabrica.com.br/laudo_juridico.pdf

Sempre me baseio nele, pois não usamos, uma moto, motoneta, ciclomotor e sim uma bicicleta com motor alternativo, acho uma falta de bom senso essa atitude, já que sejamos sinceros, vejo muita gente dizer que chega 70km/h, mas a minha não está amaciada, contudo em boas condições coloquei 45km/h, sei que ela pode chegar a um pouco mais do que isso, mas pera lá, sabemos que manter uma velocidade acima disso é perigoso e um assassinato ao motor, ando sempre na velocidade média de 30-35 km/h coincidentemente igual ao do manual, e sendo assim é bem tranquilo, ai pesquisei que os lugares que criaram lei, nao proibirão e sim regulamentarão, foi justamente pelos arruaceiros que utilizam binas, mobiletes, motos para fazer besteiras, ai assim obrigaram o emplacamento e a habilitação ACC, imagine uma bicicleta eletrica emplacada(...), a placa é maior que a bike e só de seguro todo ano é uns 200 reais, que é o mínimo.

Então é isso, espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai.

 
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Carlos Mayer

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Este negócio é muito complicado...

Enquanto deixam o "pode ou não pode" a cargo dos Municípios a zona se instala...

Definitivamente parto do ponto em que bicicleta motorizada é bicicleta motorizada e ciclomotor é ciclomotor... Nem entro no mérito alegado no "laudo jurídico" da Walk Machine que efetivamente não tem nenhum valor legal. Um laudo muito bem feito é verdade, bastante completo e aparentemente respaldado em argumentos sérios mas que sabemos na hora H não ajudará em nada salvo se apresentado em um tribunal.

Minha postura é e sempre foi. Respeitar as Leis de Trânsito, pilotar equipado, equipar minhas motorizadas e elétricas com os acessórios de segurança que por sinal são exigidos até nas bicicletas sem motor e não fazer absolutamente nada que chame atenção como andar sem escapamento, fazer manobras arriscadas em via pública, desobedecer as Leis de Trânsito ou até mesmo furar sinais... E no mais sempre porto meus documentos que incluem carteira A3C e nota original do kit e da bicicleta que estou pilotando. No mais meus cabelos grisalhos afastam muitas vezes olhares enviesados dos policiais.

Ando com motorizadas a mais de 5 anos e com elétricas a 2 e NUNCA, repito NUNCA fui parado em uma blitz da PM, DETRAN ou qualquer outra autoridade. Aliás fui parado uma vez sim, na verdade perseguido por uma viatura que me mandou encostar. O sargento começou a "abordagem" com um largo sorriso mais ou menos assim: Bom dia, desculpe o incômodo mas é que eu achei sua bicicleta a motor muito bacana. Quanto custa uma destas? Quantos Km faz por litro? Anda bem? Sobe ladeiras? É que meu filho vai fazer 15 anos e prefiro dar uma destas a uma Mobilette... Fim da conversa...

Espero sinceramente que as autoridades competentes a nível federal se posicionem definitivamente a respeito do assunto. Que chamem os interessados para o diálogo, chamem também importadores e revendedores para conhecer um pouco mais do tema antes de legislar ou simplesmente se saírem com este papo de documentação e habilitação o que não acontece em nenhum lugar do mundo exceto nos países em que se exige seguro contra terceiros como em alguns estados americanos.

Uso de equipamentos pessoais de segurança (calçado fechado, vestimenta adequada, capacete e óculos de proteção)... CONCORDO

Instalação de equipamentos de segurança na bicicleta (farol dianteiro e traseiro, retrovisores, olhos de gato, velocímetro, buzina etc.)... CONCORDO

Comprovação de origem e propriedade... CONCORDO

Respeito as Leis de Trânsito... CONCORDO

Vamos torcer pela correta homologação destas maravilhas que são as bicicletas elétricas e motorizadas.
 

Thyago.Ernestus

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Olá, Carlos,

Concordo com você no que diz respeito a estarmos munidos de documentação, equipamentos, e, obviamente, informação, de modo a podermos explicar coerentemente ao agente de trânsito o que realmente é uma bicicleta a motor.

Notei que na sua resposta você afirma portar as notas originais da bicicleta e do motor, para uma eventual comprovação de propriedade.

Não sei se é caso pontual, mas não recebí uma Nota Fiscal junto com meu kit de motor, o que talvez dificulte as coisas se um processo de regularização porventura vier a ser necessário. Diante de tal situação, qual seria a melhor alternativa para comprovação de propriedade? Será que o boleto bancário autenticado substituiria a Nota Fiscal?
 

Ademberd

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Olá Thyago, antecipando aqui ao que o Carlos irá responder, eu na época que comprei o meu motor 2 tempos também não me foi enviado a NF, fiz uma solicitação de 2ª via junto a bicimoto, na qual prontamente me enviou a mesma via Email.
 
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