Alguém já teve sua bina presa pela policia ou foi parado ?

Carlos Mayer

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Uma amigo de nome Hugo Damasceno teve uma bicicleta motorizada em Brasília... Ele andou com uma bicicleta motorizada de 80cc por um bom tempo em Brasilia e pelo que disse nunca teve problemas com a PM ou autoridades de trânsito. Hoje não tem mais a motorizada pois comprou uma moto...
 

widiney

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Sou de Brasília (samambaia-sul), tambem e nunca fui parado por algum policial, ando em taguatinga ,ceilandia,... e nunca fui parado.
Quando passo por alguma viatura eles se quer olham pra min.kkkkkk
Creio eu que se andar respeitando o codigo de transito, com a bicicleta com a sinalização devida, com capacete nunca irá ter problemas com a policia.
Agora se andar nas ciclovias que nem um louco a 50km/h, em cima de calçadas, andando de contramão... certamente tera problemas com a policia.
 

Carlos Mayer

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É verdade Widiney... É verdade...

Na comunidade do Orkut tinha um membro que vivia narrando suas "façanhas" de bicicleta motorizada. Andar sem o miolo do escapamento, usar uma reta da BR que cortava a cidade para verificar a velocidade máxima, treinar "zerinhos" no campinho de futebol de uma praça... Já deve estar imaginando o que aconteceu...

Ficou marcado pela Polícia da cidade onde morava e mal podia dar uma volta na quadra sem ser interceptado pelas viaturas da PM que ficaram realmente marcando em cima.

O respeito às leis de trânsito, equipamentos de segurança (farol dianteiro e traseiro, espelho retrovisor, buzina e velocímetro além é claro do capacete) e juízo não fazem mal a ninguém e são receita de sucesso para nunca ser abordado...
 
Valeu a dica ai pessoal. Em brasília, depois que adquiri a minha elétrica, estou fazendo uso constante das ciclovias até a unb, onde trabalho e estudo. Como ela passa fácil por uma bicicleta comum e ando de capacete, faróis traseiro e dianteiro, nunca ninguem me abordou.

Estou pensando em montar uma 4T numa bike cruisier, por isso a minha dúvida.
 

GatoWil

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Olha, em 2011, antes da questão nacional sobre o assunto, quando estava me preparando para viajar a Cabo Frio com a minha Magrella (GWA 2011), li o CTB e a bicicleta motorizada é um ciclomotor e isto requer várias necessidades etc. Fiquei com muito medo de ser parado, ter a bike apreendida entre outras coisas. Mas, tanto no Rio, como em Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, não tive problemas. Inclusive, em Maricá, pedi informações para um quanto à estrada etc.
em compensação, estava com luz de freio, lanterna, pisca, alerta frontal e capacete de moto.
Agora, com todo esse borburinho, não sei. Mas, vou refazer a viagem e, de repente, seguir até Campos.

Que ninguem me perturbe!
 

Carlos Mayer

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Olá, Gatowil

Sua colocação "li o CTB e a bicicleta motorizada é um ciclomotor e isto requer várias necessidades" não procede.

Tenho o CTB versão 2012 e em nenhum item, artigo ou parágrafo sequer aparece a palavra BICICLETA MOTORIZADA.

Concordo que sejam equipadas com todos os equipamentos de segurança, mas isso é questão de bom senso e não de nenhuma "lei" sobre bicicletas motorizadas. A briga entre importadores, vendedores, proprietários e o Governo Federal e autoridades de trânsito é justamente sobre o erro de comparar uma bicicleta motorizada a um ciclomotor. Isso seria generalizar todos os veículos de 2 rodas equipados com motores de 50cc a ciclomotores.

Ciclomotores possuem quadros e motores numerados e assim podem e devem ser registrados no CNV (Cadastro Nacional de Veículos) e sua pilotagem requer: Registro no CNV, emplacamento, vistoria e carteira "ACC" que por acaso não é emitida por nenhum departamento de trânsito no Brasil a anos.

Bicicletas motorizadas tem apenas um número de série impresso no quadro (quando isso e dependendo do fabricante) já o motor não apresenta numeração. Assim não podem ser emplacadas ou sequer registradas no CNV
(Cadastro Nacional de Veículos) o que de cara impede seu registro e emplacamento.

Moro em Niterói a mais de 20 anos e ando de motorizada pela região que menciona em sua postagem acima a mais de 4 (quase 5 anos) sem nunca ter sido abordado. No mais também tenho todos os equipamentos de segurança instalados em minhas duas bicicletas motorizadas e em minhas duas bicicletas elétricas. E nas saídas faço questão de portar comigo Nota Fiscal da bicicleta e do motor o que no mínimo comprova a propriedade.

Este assunto ainda dará muito pano para manga pode acreditar... Forte abraço
 

bandidarista

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estou bem chateado... comprei o kit 48cc... moro em porto alegre RS e aqui, pelo visto, vou ter que esperar algum milagre para poder sair por aí com minha bike motorizada... eu realmente fui bobo ao não ver que aqui as coisas rolam arbitrariamente e que podem recolher minha bike motorizada se eu sair por aí... não dei importância ao aviso "verifique a legislação de sua cidade" ou coisa que o valha... mas o pessoal ao me vender poderia ter citado, ao me identificar como de porto alegre que aqui não rola... devolver eu não vou, já abri a caixa, instalei e tudo... pesquisei depois de tudo instalado. entrei no fórum de debates (aqui) e me dei por conta que é PROIBIDO andar em porto alegre com esse mecanismo. se eu soubesse antes, certamente não teria comprado. as notícias que eu encontrei dão conta de que não é possível (PELA VIA LEGAL) andar com a bike porque não há possibilidade do DETRAN registra veículo proveniente de empresas que não tenham certificado... tô muito chateado mesmo. coloco aqui a notícia oficial em relação ao assunto via Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

http://www.estado.rs.gov.br/noticia...e-habilitacao-para-uso-de-Ciclomotores/6/53//

abraço
 

Carlos Mayer

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Olá, bandidarista

Com relação a Bicimoto "avisar" quem compra um kit sobre como se comporta a Polícia ou o Departamento de Trânsito é impossível... Primeiro porque vendemos kits e bicicletas motorizadas para todos os estados da federação e no que toca as bicicletas motorizadas cada estado e município tem autonomia sobre a forma como legisla... Sem falar que devido à quantidade de kits vendidos precisaríamos de um funcionário apenas para identificar a cidade onde cada cliente mora e assim pesquisar a legislação local de uma por uma.

Ainda sobre o assunto Legislação veja a informação que passamos em nossa página no:

http://www.bicimoto.com.br/ecommerc...847&sid=slg4nrembni41vtga35bilh082-1360918016

O primeiro parágrafo diz:

"Informe-se com o departamento de trânsito de sua cidade sobre a autorização para a circulação de sua Bicimoto. A Loja Bicimoto não se responsabiliza pelas mudanças que podem haver na legislação de Trânsito tanto local como nacional, que possam vir a impedir a utilização deste veículo em lugares específicos, ou que exijam alguma documentação ao condutor."

Quanto ao link que você mandou ele trata de Ciclomotores e Bicicletas Motorizadas são são Ciclomotores.

Lamentável saber que em Poá a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito estejam tão mal informados...

Forte abraço
 

bandidarista

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carlos

foi um desabafo. a bicicleta com o motor tá parada aqui dentro de casa. como eu escrevi antes "não dei importância ao aviso "verifique a legislação de sua cidade" ou coisa que o valha...". não sou contra o site, muito pelo contrário. pelo que entendi da legislação daqui (ou sua interpretação), o governo a forma que a bicicleta com motor auxiliar quando não possui o número do chassi e etc não pode ser registrada...

coloco parte do texto:

"
O tratamento, portanto, para os chamados ciclomotores, é o mesmo dado para uma motocicleta. O Detran/RS registra os ciclomotores, por meio de seus Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA). No entanto, para que o registro seja possível, o fabricante deve ser pré-cadastrado no sistema Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o veículo deve ter, além do número do chassi, o código marca-modelo homologado pelo Denatran e o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), o que significa que atende a todos os requisitos técnicos de segurança para circular em via pública.

É importante, portanto, que antes de comprar o veículo, o consumidor assegure que o modelo escolhido possui esse registro. "Muitos desses veículos são até mesmo construídos artesanalmente, e não são passíveis de regularização no órgão de trânsito", explica o diretor técnico do Detran/RS, Ildo Mario Szinvelski. O cidadão pode conferir se o veículo é ou não registrado consultando o site do Detran/RS ou um CRVA. Os endereços dos CRVAs em todo Estado podem ser acessados aqui.

vamos ver o que fazer, aceito sugestões. e afirmo, eu sou muito a favor do site, sua proposta e das bicis motorizadas... sou apaixonado pelas ducatti cacciolo...

abraço
 

Carlos Mayer

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Pois é complicado mesmo...

Veja como eu encaro a situação...

Para importar por exemplo um remédio é necessária uma liberação por parte da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assim este órgão do governo fará os testes necessários para ver se tal medicamento se enquadra na legislação brasileira e decide se irá ou não liberar sua importação e posterior comercialização.

Para importar kits de motorização é necessário possuir uma empresa cadastrada no simples ou na forma de pessoa jurídica e através de contato direto com o fabricante dos kits de motorização fazer o pedido. O pedido é processado e enviado legalmente por via marítima com recolhimento de todas as taxas aduaneiras, governamentais, estaduais, municipais e impostos. Kits de motorização não estão na "lista negra" de produtos importados da Receita Federal.

Então fica a pergunta: Como um produto que ainda não foi "homologado" (precisa?) que não possui número de série (precisa?) e que não pode ser emplacado (precisa?) pode ser livremente importado e comercializado em território nacional?

O que existe por parte das autoridades de trânsito é falta de informação. Na internet existem páginas e páginas escritas por "especialistas" no assunto que possivelmente nunca pilotaram ou sequer viram uma bicicleta motorizada na vida.

Ok. Pilotar bicicleta motorizada não pode? Mas no dia que o sujeito faz 18 anos e tira sua carteira de habilitação pode comprar uma Ninja que anda a 300 Km/h ou quem sabe comprar um Porsche e também sair por ai voando baixo.

Em todos os países que visitei (e olha que não foram poucos) veículos de até 50cc não precisam de habilitação. Se produzidos em massa devem ser registrados e emplacados e em alguns casos possuir seguros contra terceiros (concordo) se forem veículos adaptados ou de caráter "artesanal" estão automaticamente dispensados de tal registro.

Voltando ao ponto da legislação nacional...

Para pilotar um ciclomotor é necessário possuir uma ACC. Ou uma Autorização para Conduzir Ciclomotores. Aqui mesmo no Fórum membros de diversas cidades brasileiras procuraram os departamentos de trânsito de suas cidades e muitos ouviram a seguinte resposta: - O que é ACC? Ai quando explicam do que se trata a resposta muitas vezes é... Nunca ouvi falar. Procure uma Auto escola ou tire uma carteira A.

Se levarmos a estupidez ainda mais longe.... Bicicletas motorizadas também são encaradas como ciclomotores? Também precisam de uma ACC para serem pilotadas? É mesmo um absurdo amigo...

Querem criar uma regra acho ótimo. Então vamos começar pelos fabricantes de bicicleta que precisam fornecer um "número de chassi" registrado no CNV. Em seguida os importadores e vendedores de kits de motorização de 2 e 4 tempos e também os elétricos deverão exigir daqueles que os fabricam um "número de registro" do Kit...

Então agora temos número de "chassi" e numero de "motor". Como se tratam de kits onde o próprio comprador muitas vezes é quem instala presumo que peçam para que uma por uma das bicicletas motorizadas seja levada ao INMETRO para que sejam testadas e certificadas. Ai então... Se forem aprovadas pelo INMETRO poderão ser encaminhadas aos DETRANS para vistoria e emplacamento... Se o Brasil fosse um país sério eu até acreditaria...

Sinceramente gostaria que eles entendessem:

Moto é moto.

Ciclomotor é ciclomotor.

Bicicleta motorizada é bicicleta motorizada.

Bicicleta elétrica é bicicleta elétrica.

Simples assim. No mais se exigissem que as bicicletas motorizadas fossem registradas, quem sabe, apenas com a nota fiscal da bicicleta e a nota fiscal do kit eu acharia ótimo. Se criassem umas plaquinhas para ela eu também acharia ótimo. Se cobrassem e vistoriassem a instalação de acessórios de segurança (espelhos, farol, luz de posicionamento, x olhos de gato, velocímetro, buzina, piscas etc.) novamente eu concordaria... Se exigissem a utilização de equipamentos de segurança por parte do condutor eu mais uma vez concordaria...

Mas habilitação me soa como piada...

Consulte um advogado na sua cidade e veja se consegue impetrar um mandato de segurança para poder utilizar a sua bicicleta motorizada. Alegando que se sente ameaçado pelas autoridades policiais já que seu veículo não está em conformidade (nem contra) nenhum dos artigos do CNT - Código Nacional de Trânsito.

No mais meu amigo pode apostar que esta peleja os Detrans perdem... São milhares de importadores, vendedores e revendedores destes kits Brasil afora. Imagine quantos milhões e milhões de impostos recolhem em seus negócios seja através da importação ou simples comercialização dos mesmos... E os empregados que trabalham nestas empresas? Batalha perdida...

Agora é torcer para que algum deputado arregasse as mangas e crie uma Lei ou Legislação específica para estas maravilhas chamadas bicicletas motorizadas...

Forte abraço e vamos que vamos pois o debate está ótimo heheheh
 

Luan Bertholin

New member
Aqui na minha cidade, conversei com um policial, e ele disse que se pilotar na mão certa, sem exceder a velocidade permitida, usar capacete, e não fazer gracinhas como empinar, ficar acelerando fazendo muito barulho para chamar a atenção, nem correndo, eles não vão parar.
 
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