Alguém já teve sua bina presa pela policia ou foi parado ?

Black Hawk

New member
É! Na realidade, ser parado pela policia depende, acho eu, nao apenas de uma bicicleta com motor. A policia as vezes pára alguem pelo simples fato de achar ser suspeito. Ou pela aparencia ou pelas atitudes. Eles na maioria das vezes tem procedimentos iguais uns dos outros, mas muitas vezes sao imprevisiveis. Tb já li muito sobre leis q se referem a ciclomotores (ACHO q as binas se enquadram neles) e até o momento nao vi nada q nos obrigasse TOTALMENTE a cumprir alguma lei. Aqui onde moro (Itaipu-Niteroi) de vez em quando tem policia fazendo blitz, já passei por mais de uma com a Bina e a unica atitude q tive foi reduzir um pouco a velocidade pra nao chamar muita atençao, até pq quando acelero muito, minha Bina q está sem silencioso no escapamento (eu tirei) faz um roncado q lembra uma moto. Acho q nao estamos totalmente classificados no DETRAN, para q possam rebocar nossas Binas por falta de regulamentaçao. Mas acho q podemos ser parados e detidos, se estivermos tendo alguma atitude perigosa ou insensata no transito, principalmente q ameasse a segurança de outras pessoas ou perturbe a ordem no transito. Acho q responsabilidade nas vias publicas é primordial para q nós, donos de Binas, nao comecemos a ser perceguidos pela policia ou pelo DETRAN.
 

Ian Silva

New member
Esses dias atras eu passei por uma blitz q deveria ter mais de 20 policiais e eles paravam todas as motos q passavam na rua, mas felizmente nem olharam pra minha cara
(detalhe, quando eu vi a blitz, eu desliguei o motor rsrs) mas eu acho q por enquanto ainda nao tem nenhuma restricao quando o assunto é bicicleta motorizada
 

tonny

New member
Falei com uma amigo que é despachante e ele me disse que não tem como emplacar essas bicicletas porque não tem chassi e nem se enquadram na tabela FIPE.
Mas eu acho que os condutores tinham que ter pelo menos a ACC que é mais simples de tirar ou a CNH mesmo .... é mais para conhecimentos das leis de transito. Imagina um doido pega essas bina e vai na contra-mão ou não respeita alguma placa causando acidente.
 

Carlos Mayer

New member
A ACC não é emitida por nenhum departamento de trânsito do Brasil... Me informei no Detran de Niterói, e enviei ofício ao Denatran. A resposta é que a ACC foi "substituída" pela carteira A.

Na verdade muito se especula a respeito de bicicletas elétricas e motorizadas mas pouco se sabe de concreto a respeito de uma legislação específica principalmente se considerarmos que ciclomotores tem número no chassi e no motor... O que forneceríamos para o Detran? Número da Nota Fiscal e do quadro da bicicleta? Como chamar uma bicicleta com motor adaptado de ciclomotor? Ou scooter?

Eu NUNCA tive problemas em mais de 3 anos de uso. Ando diariamente e é claro já passei por 3 ou 4 blitzes da PM sem ser molestado.

Devemos levar em conta alguns fatores... Como se pilota, de que maneira a bicicleta motorizada está equipada e a idade do condutor... É claro que um menino de 15 ou 16 anos chamará muito mais a atenção de um policial do que eu com 48 anos. Uma bicicleta motorizada passando numa avenida a 60Km/h chamará mais atenção do que eu andando rente ao meio fio a 30Km/h...

O comportamento também pode fazer com que a PM faça vista grossa ou aperte na fiscalização. Reúna uma turma de baderneiros com suas motorizadas, andando sem silencioso, em alta velocidade, fazendo manobras, andando na contra-mão ou sobre as calçadas e em poucos dias a PM com certeza fará uma blitz e recolherá todas. Andem ordenadamente, equipados, com discrição que possivelmente a PM gastará seu tempo em outras coisas...
 

Sinho Cruz

New member
Olá Pessoal,

Há cerca de 2 meses, aqui em Salvador, eu passei(com o motor ligado) por uma blitz da PM que estava parando motoqueiros, mas não tive nenhum problema. Apenas os PMs ficaram olhando com certa curiosidade e um poucos surpresos com a Bike.
Até os próprios motoqueiros parados na blitz ficaram olhando curiosamente.

A outra vez foi quando uma viatura passou por mim, durante um passeio meu de Bike, e reduziu a velocidade se aproximando para apenas me perguntar onde eu comprei e quanto custava uma! rs rs

Não tem porque " pegar no pé" das motorizadas, pois a palavra de ordem atualmente é MOBILIDADE URBANA e nesse quesito as motorizadas estão "anos luz na frente"!
 
Última edição por um moderador:

Pedro Nizer

New member
Bom aqui em minha cidade já me pararam sim, mas foi pra pedir que eu usasse um capacete e colocar as luzes para andar a noite, e é claro pediram onde eu comprei hehehehe
 

budget100

New member
Aqui em Cabo Frio é a terra da bicicletas. Na ponte antiga, que é muito estreita, tem um grande cartaz: PROIBIDO O TRANSITO DE BICICLETAS. Bastou isso para todos contiuarem a passar e na contramão. Aliás, porque todo o ciclista gosta de andar na contramão? Mas já vi a polícia aqui recolher bicicleta! Mas o dono, de noite, sem farol e sem freio (parei para ver) insistia em perturbar o trânsito completamente embriagado. Foram ele e a bicicleta juntos para delegacia.

Uma coisa interessante é que aqui as bicicletas não usam freios. Acho que só novas. Quando eles acabam só usam "freios havaianas" na descida da ponte. Tem cada tombo! Morava em frente a descida da ponte nova, que tem duas pistas só para bicicletas e assistia a acidentes inacreditáveis. Muitos se quebravam mesmo. Mas voltando a falar das Blitzes, creio que eles não farão nada por hora por não saber o que fazer! Andando na mão correta, sem fazer travessuras, levando uma cópia da NF do motor e se possível do quadro, usando um capacete e tendo iluminação não creio que a PM irá te parar para prender. Creio não háver ordem expressa para isso. Eles tem coisas mais importantes para fazer do que criar problemas que ninguém sabe qual é a solução. Nem eles e nem nós. Eu nem desligo a motorizada e, erradamente, sempre passei sem capacete mesmo sendo quase careca! E olha que tem muita blitz em Cabo Frio... Talvez, quando o número de motorizadas aumentar e começarem a acontecer furtos das mesmas as paradas serão frequentes. Talvez só para comprovar a propriedade. Abraços a todos.
 
Última edição:

Sinho Cruz

New member
Olá Budget,

Uma certa feita me perguntaram por que tem ciclista que anda na contra-mão. Há muito que gosto de bicicletas e desde de criança que ando de bike. Já tive Caloi (infantil), Monoshok (com um amortecedor no quadro), Sundown (MTB)... Em verdade, lhe consfesso, que algumas vezes em ruas de trânsito mais intenso já cheguei a andar pela contra-mão com a minha MTB, coisa que hoje já não faço com a minha motorizada!

A despeito do contrassenso, o fato de transitar em sentido oposto ao trânsito é que isso lhe dá uma sensação de maior segurança (por incrível que pareça),uma vez que você está vendo o que vem em sua direção "de frente" e não pelo retrovisor, assim lhe dando maior chance de responder com maior rapidez à uma situação de colisão com outro veículo. Ou seja lhe dá a sensação de que você não será apanhado "por trás". Acredito que seja por isso que alguns ciclistas transitam no sentido oposto ao trânsito.
 
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Acho que tanto bicicletas quanto motorizadas devem respeitar estritamente as leis de trânsito...

Parar no sinal vermelho

Andar no sentido do trânsito

Não ultrapassar pela direita

Não andar entre os carros

Não circular sobre a calçada

Respeitar o limite de velocidade indicado na via

Ter todos os equipamentos de segurança instalados (farol dianteiro e traseiro, espelho retrovisor, olho de gato nos pedais e rodas, velocímetro e buzina)

Pilotar devidamente trajado e equipado

A questão de andar na contra mão é até compreensível mas um péssimo hábito pois um motorista, por exemplo, ao entrar em uma via normalmente olha para o sentido de onde vem o tráfego e arranca com o veículo... Se um ciclista vem na contra mão as chances de ser atropelado serão imensas já que o motorista normalmente olhará apenas para o sentido do tráfego...

Uma outra situação é que ando de motorizada no sentido certo do trânsito e volta e meia sou obrigado a desviar de algum "ciclista" que vem na contra mão em rota de colisão e normalmente balançando para um lado e para o outro sem saber que direção tomar heheheh...

Quanto a represálias da PM aqui em Niterói está tudo tranquilo. Na grande maioria das vezes reagem com grande simpatia à passagem de minhas motorizadas mesmo em blitzes... Tudo tranquilo aqui...
 
Aqui em Pelotas/RS nem a PM, nem a fiscalização de transito tão perdoando, essas "adaptadas" com kits, é apreensão certa. Nem a choro tem direito. To com a minha parada por causa disso!
 

Carlos Mayer

New member
Sou capaz de ir até Pelotas dar uma volta com uma das minhas...

Tenho nota fiscal da bicicleta, nota fiscal do motor sendo as duas em meu nome. Carteira de habilitação e todos os equipamentos de segurança instalados... Apreenderiam baseados em uma lei que não existe? Sob qual argumento? Melhor você se informar direito Mauricio, acredite que não é bem assim que as coisas funcionam...
 

vtbhoher

New member
Sou capaz de ir até Pelotas dar uma volta com uma das minhas...

Tenho nota fiscal da bicicleta, nota fiscal do motor sendo as duas em meu nome. Carteira de habilitação e todos os equipamentos de segurança instalados... Apreenderiam baseados em uma lei que não existe? Sob qual argumento? Melhor você se informar direito Mauricio, acredite que não é bem assim que as coisas funcionam...

Então Carlos, sobre pelotas, e outras cidades que não tem lei específica sobre regulamentação de ciclomotor, geralmente ocorre isso, mesmo sem lei, ocorre abuso de poder, e é um saco ter que ficar discutindo com os fiscais ou policiais, provando que estamos certos, sim eles iriam apreender com base em uma lei q ñ existe, é isso q fazem em mtas cidades, e na maioria das vezes nem adianta discutir, eles fazem o que bem entendem, e cabe a pessoa posteriormente entrar na justiça, foi o que ocorreu em pelotas, depois das apreensões as pessoas entraram na justiça e houve a liminar em favor dos motoristas...

Vejam a notícia:


http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/g...tores-de-ciclomotores-em-pelotas-3870209.html

O argumento utilizado pelo advogado que representa os usuários, é que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o licenciamento e registro dos veículos ciclomotores é de responsabilidade dos órgãos municipais de trânsito.

- Pelotas não tem legislação própria que regulamente o tráfego de bicicletas elétricas, e o Detran ainda não oferece através dos Centros de Formação de Condutor, o curso para condução do ciclomotor _ avalia o advogado Pedro Añaña.

Com base na documentação apresentada no Mandado de Segurança, o juiz Luís Antônio Saud Teles concedeu a liminar e deu prazo de 10 dias para que o comando da Brigada Militar preste informações sobre o caso. A decisão vale apenas para as 16 pessoas que ingressaram com o mandado de segurança. Conforme o Tenente João Eduardo Mendes, analista de operações do Comando Regional Sul, a Brigada Militar ainda não foi notificada da liminar, mas vai não vai estender a medida para outros usuários.

- O policial vai continuar fazendo a abordagem e vai exigir habilitações para conduzir, equipamentos obrigatórios, uso de capacete, registro e licenciamento. Quem não tiver, será multado e terá o veículo apreendido _ salienta.

E como fica a bicicleta motorizada que não tem número de chassi.. não há como registrar... eu gostaria de colocar um motor em minha bike mas não quero ficar andando por aí sempre na iminência de ter a bike apreendida, mesmo que eu tenha razão, que em minha cidade porto alegre não tenha regulamentação sobre isso..

Vejam bem, até não me importo de tirar carteira de moto pra pilotar minha bike com motor.. e ter que usar capacete de moto(pois capacete de skate ou bike não serve né? ou estou errado??)

o meu problema é que não quero ter que licenciar emplacar minha bike, e nem poderia devido a não ter chassi, então pensei em duas possibilidades..

Uma delas é impetrar habeas corpus preventivo, informando esses casos que já ocorreram, a liminar expedida etc.. salientando que cabe ao município a regulamentação e meu municipio não tem regulamentação logo não há delito.. mas não sou advogado, então não sei se esse habeas corpus poderia ter validade por exemplo até que a lei seja regulamentada, ou se é realmente possível solicitar habeas para isso, vi na internet um caso de um menor que teve o habeas negado pois caso futuramente ele tivesse o ciclomotor apreendido isso não ofenderia a liberdade de ir e vir, mas sim o meio de locomoção... matéria que não se comporta no âmbito do habeas corpus..
então creio que se eu solicitasse um habeas para isso, talvez também não seria deferido, correto???

a outra possibilidade, é conseguir alguma documento do detran, denatran ou EPTC ou da própria prefeitura informando que não há necessidade de emplacamento devido ao fato de que na cidade ainda não existir regulamentação... acho que essa seria a melhor saída talvez, pois se me parassem eu mostraria esse documento.. claro que só ficaria obrigatório a carteira e itens de segurança...

se bem que essa questão da carteira também é estranha, pois nos centros de formação de condutores não tem esse curso de ACC, então eu poderia alegar tb isso.. mas parece que pelotas já tem esse curso de ACC.. de qualquer forma o problema central acho que é justamente esse emplacamento da bike que não é possível de efetuar.. o q seria melhor fazer? pois se me parassem em uma blitz e quisessem apreender a bike, não adiantaria discutir e ficar dizendo que eles não conhecem as leis.. iam levar e pronto, é ruim é errado, mas é assim.. então a minha questão é essa, eu não quero ter que entrar na justiça depois da apreensão pra mostrar que eu estou certo e me liberarem a bike, eu gostaria de um documento oficial do órgão regulamentador informando que não é necessário o emplacamento pois não há regulamentação e tal.. alguma luz??
 
Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
É uma situação muito delicada amigo...

As bicicletas motorizadas e elétricas chegaram não mais que de repente ao mercado nacional (coisa de uns 4 ou 5 anos) e o DENATRAN ficou como sempre comendo mosca e acabou empurrando a responsabilidade para o âmbito municipal...

Fato - Não existe uma legislação nacional que regulamente bicicletas motorizadas e elétricas.

Fato - Bicicleta motorizada não pode ser comparada a ciclomotor simplesmente porque continua sendo uma bicicleta equipada com motor auxiliar a combustão. O mesmo ocorre com as bicicletas elétricas que nada mais são que bicicletas equipadas com motor auxiliar elétrico.

Caímos então no terreno da interpretação... "Ahhhh mas a bicicleta motorizada tem motor de 50cc (por exemplo) logo é Ciclomotor". Não, não é... É uma bicicleta sem número de chassi já que só tem quadro, sem número de motor já que os motores não são numerados... Logo como poderia ser emplacada? Registrada? Vistoriada?

ACC - Autorização para Dirigir Ciclomotor... Entrei em contato com o Detran do Rio de Janeiro e amigos fizeram o mesmo em São Paulo, Curitiba, Minas Gerais, Espírito Santo, Recife e Salvador e esta "permissão" simplesmente não está disponível em nenhum destes estados. Procurei 2 ou 3 Auto-escolas em meu bairro e a moça de uma delas disse com voz de barata: - O que é isssssoooo???

Tenho claro que motos são motos, ciclomotores são ciclomotores e bicicletas motorizadas são bicicletas motorizadas... 3 tipos de veículos de auto propulsão equipados com motores a explosão absolutamente distintos...

Acredite se quiser que cheguei a parar minha motorizada em uma blitz sem que ninguém pedisse apenas para perguntar: Boa tarde amigo... Como fica a situação das bicicletas motorizadas? E a resposta foi nós temos mais com o que nos preocupar... Estão usando motos para assaltar e não estas bicicletas... Dá licença que você está atrapalhando a blitz... É mole?

Sou habilitado para automóveis e motocicletas a 31 anos... Ando com a nota fiscal da bike, do motor e até dos acessórios no bolso... Possuo motorizadas a mais de 4 anos e NUNCA fui parado ou questionado...

Lamento saber que a brigada de Porto Alegre esteja agindo desta forma tão abusiva... Se prevalecendo de prerrogativas de apreensão não respaldadas pela lei... Me diz uma coisa eles agem assim com as bicicletas elétricas também?

Caso não meu amigo compre um kit de 800 Watts na Bicimoto, instale em sua bicicleta e passe a 50Km/h numa blitz para ver se eles chamarão sua elétrica de ciclomotor...

Uma arbitrariedade um absurdo para dizer o mínimo... Vou consultar alguns amigos advogados e ver o que pode ser feito no seu caso em específico Ok. Mas só o debate já é super válido... Forte abraço
 

vtbhoher

New member
Então, primeiro obrigado pela resposta!

Concordo que só o debate já é super válido, depois que encontrei este site e o fórum já fiz o cadastro justamente para isso.

Sobre a ACC, se a bicicleta motorizada como você diz ( e eu concordo) não pode ser considerada ciclomotor, então entende-se que não precisaria nem de habilitação correto?

Se eu andasse com a bicicleta motorizada sem habilitação, os agentes de trânsito não teriam meios legais de afirmar que eu estaria cometendo uma infração? seria isso ?

Ou então como não é um ciclomotor, e não tem chassi, talvez não pudesse nem circular? pois já vi pela internet algo falando que bicicletas motorizadas da china etc, artesanais não poderiam circular, pois justamente não estão contempladas no CTB..

Eu tenho 28 anos e não tenho CNH, nunca tive, nem pra moto nem pra carro, pois moro no centro da cidade e não preciso me deslocar para nenhum lugar específico, então uso sempre o transporte público quando necessário, meu emprego também é no centro da cidade e tal..

Tenho uma caloi 10 modelo 2011 SPEED, e fiquei muito interessado em colocar o motor a combustão, no entanto, me deparei com esta situação, de ter que tirar habilitação pra moto, e toda essa história de emplacamento, e também teria que usar capacete de moto né?

Agradeço então por essa verificação que irá fazer com seus amigos, pois gostaria de saber mais sobre isso, e de pelo menos ter talvez um documento de algum órgão específico salientando que bicicleta motorizada está livre de emplacamento etc, que não é ciclomotor, para poder apresentar em caso de necessidade, pois aqui no sul realmente os agentes de trânsito e policiais na maioria são autoritários... e não há diálogo.. vide o caso que ocorreu em pelotas, primeiro apreenderam a cidade toda, pra depois apenas as 16 pessoas que entraram na justiça ganharem a liminar para poder circular, sendo que o restante da população continua no limbo..

O mais louco e confuso, é que em vários sites vejo notícias de alertas do detran dizendo que a bicicleta motorizada tem que ser licenciada, e pelo que dizem no CTB eles consideram que "De acordo com o anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ciclomotor é todo o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não ultrapasse as 50cc e a velocidade máxima de fabricação não exceda os 50km/h.Já as bicicletas elétricas e afins são chamadas de ciclo-elétricos e seguem as mesmas normas dos ciclomotores. Qualquer veículo elétrico de duas ou três rodas, que não ultrapasse 50Km/h, é considerado um ciclo-elétrico."
Valeuu!! T+c
 
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Descobri hoje que aqui no estado do Rio de Janeiro somos "amparados" pelo decreto municipal 35.553/2012... Na verdade ele apenas equipara as bicicletas elétricas as comuns mas não deixa de ser um avanço ver o prefeito se envolver neste tipo de questão...

Por outro lado o Contran publicou a resolução 315/2009 (novamente sobre as elétricas e ignorando solenemente as motorizadas) atentem para a parte destacada em vermelho onde é solicitada a instalação de equipamentos básicos de segurança e nada, absolutamente nada se diz a respeito de registro ou emplacamento...

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) normatizou em 8 de Maio, através da Resolução 315/2009 publicada na última quarta-feira (20 de Maio), o uso de veículos ciclo-elétricos no Brasil. Com a aparência que muitas vezes lembram as antigas Vespinhas, as motinhas silenciosas vem ganhando espaço em algumas cidades do país.
São caracterizados como ciclo-elétricos os veículos de duas ou três rodas, propulsionados por um motor elétrico cuja potência não exceda 4kW, e a massa máxima a ser transportada (incluindo condutor, passageiro e/ou cargas) não ultrapasse os 140 kg. A velocidade máxima deve ser limitada em 50km/h.
De acordo com a norma, as motocicletas e bicicletas movidas a motores elétricos se equiparam às com motores a combustão, e para transitar em vias públicas deverão conter espelhos retrovisores,farol dianteiro com luz branca ou amarela, lanterna traseira de cor vermelha, buzina, velocimetroe pneus que ofereçam segurança nas condições de uso extremas do veículo.
Esta resolução entrou em vigor na data da publicação. Ao menos podemos ter certeza que os órgãos reguladores estão atentos ao comportamento dinâmico proveniente da evolução tecnológica e da receptividade dos consumidores a este desenvolvimento.

Esta história inda dará panos para manga podem acreditar...
 

mallagoli

New member
Bom, como falei na apresentação, sou motocicloboy, trabalho rodando a cidade de Santos - Sp entregando marmitas de dia e pizzas a noite, tenho uma 80 2t.
Ja passei inumeras vezes por comandos e blitzes e jamais me pararam, nem mesmo eu sem capacete algumas vezes, no maximo ficam olhando ela e acham extranho um caqra em uma bicicleta motorizada com uma mochila nas costas de entrega. rsrs
rodo em mediauns 80 km dia no minimo pq de onde moro ate a pizzaria onde entrego são 12 pra ir e 12 pra voltar, isso so ida e volta ate ela, fora as entregas.
Mas jamais me pararam, seja a PM, seja a CET, ou qualuer orgão.
Abraço a todos
 
Top