Adaptação do Carburador TECUMSEH ( R$17,00) no 4 tempos

Carneiro

Member
Prezados,
Recentemente passei uma dificuldade com um carburador da 4-t que veio com defeito de fabricação. (Veja o tópico "carburador com defeito de fabricação")
Enquanto tentava solucionar o problema, pesquisei em paralelo uma solução barata para a substituição do carburador. Encontrei no ML esse carburador com o preço de R$17,00. Comprei dois que chegaram hoje. Já descobri o defeito do carburador original e já consertei e testei. Mas, vou levar adiante a ideia de adaptar esse TECUMSEH pra ver como fica. Todos vocês já devem ter visto o quanto custa o carburador da 4t na loja do patrocinador do site, né? Com o preço de um carburador na loja dá para comprar 15 carburadores deste tipo. E claro que requer uma pequena adaptação, que eu vou demostrar como fazer.
Hoje recebi os carburadores, agora vou projetar a placa adaptadora. Postarei o andamento do projeto.
Abraços,
CarneiroWhatsApp Image 2016-11-25 at 08.32.47.jpg
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Carneiro,

Ficaremos ansiosos aguardando seu desenvolvimento/adaptação.

Será mais uma alternativa para podermos, de alguma forma, baratear o custo de manutenção das motorizadas.

:cool:
 

Carneiro

Member
aro Nelson,
Hoje instalei o carburador no 4T. Inicialmente pensei em utilizar uma placa adaptadora, mas, notei que dava para fazer novos furos, corrigindo assim, o ângulo. Obviamente, mantive a placa isoladora e todas as juntas. Para fixar o carburador, coloquei dois prisioneiros no cilindro e usei porcas para a fixação. O teste foi um sucesso, funcionou muito bem, em todos os regimes. Certamente será uma ótima e barata solução para a galera. (Será que o vendedor do ML vai me dar uma comissão?)
Algumas observações:
1 - O carburador não tem afogador e demorou um pouco para pegar. Aparentemente (apenas aparentemente), o esguicho (primer) - aquele injetor de gasolina - não estava funcionando. Depois eu vejo como funciona para tentar resolver.
2 - O carburador é maravilhosamente simples, nem tem ajuste de mistura - Ainda não decidi se isso é bom ou ruim. Fato é que não precisou, já ligou afinadíssimo.


WhatsApp Image 2016-11-27 at 23.25.01(5).jpgWhatsApp Image 2016-11-27 at 23.25.01(4).jpgWhatsApp Image 2016-11-27 at 23.25.01(3).jpgWhatsApp Image 2016-11-27 at 23.25.01(2).jpg
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Carneiro,

Ficou muito caprichado a adaptação.
Agora, só falta testar ele e avaliar o torque, consumo e estabilidade de funcionamento.
Já tem a bike para montar o motor ?
Ficaremos aguardando ansiosos os próximos posts com novos resultados.
Valeu mesmo !
:cool:
 

Carneiro

Member
Carneiro,

Ficou muito caprichado a adaptação.
Agora, só falta testar ele e avaliar o torque, consumo e estabilidade de funcionamento.
Já tem a bike para montar o motor ?
Ficaremos aguardando ansiosos os próximos posts com novos resultados.
Valeu mesmo !
:cool:

Olá Nelson,
O motor está se comportando exatamente como com o carburador original. Não deu nenhuma diferença perceptível de torque ou consumo. Eu uso o 4t numa adaptação que eu faço no triciclo praiano da DreamBike.
.dupla.jpg
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Muito legal, Carneiro.

Ótima notícia saber que o carburador pode ser uma opção viável para a motorizada.
Você vende os triciclos motorizados ?
Muito boa para pessoas com problemas de mobilidade ou mesmo para um passeio descontraido no calçadão da praia.
No litoral paulista (litoral norte), vejo bastante triciclos praianos, mas nenhum motorizado.
 

Carneiro

Member
Isso mesmo Nelson, adapto os triciclos e vendo. Faço isso como "terapia ocupacional", pois tenho outra atividade como principal fonte. É uma maneira de deixar as ideias fluírem. Tem muitos triciclos adaptados pela net, mas eu consegui uma solução super clean e eficiente, sem cara de gambiarra ou adaptação grotesca. Um de meus clientes é ampu'tado e ele disse que não queria usar nenhuma cadeira ou triciclo careta. O apelo visual desse triciclo é bastante forte e é muito bacana de andar.
Abraços!
 
Top