Vibração excessiva

Dezontini

New member
Minha bike já passou da fase de amaciamento. Nesses primeiros 500km tive pequenos problemas com carburador (a boia estava furada) e junta de alumínio do cabeçote que estorou devido aos prisioneiros mal apertados. Até aí tudo bem porém após esse último problema recoloquei o motor, melhorei a fixação do motor e tanque. Porém de alguns dias para cá a bicicleta está vibrando excessivamente, mesmo parada quando acelero após meia aceleração já começa a vibração e consequentemente o barulho insuportável.

Será que alguém pode me dar uma luz? Todos os parafusos de fixação no quadro estão bem apertados.

Carlos Mayer

New member
Amigo vibrar as 2 tempos vibram mesmo é característica destes motores...

Na minha 50cc 2T eu fiz o seguinte para melhorar um pouco a vibração:

* Enchi o guidão com esferas de chumbo que comprei em uma loja de caça e pesca tirando o punho esquerdo, deitando a motorizada de lado e colocando as esferas até encher totalmente o guidão. Com o maior peso no guidão a trepidação dos punhos diminuiu sensivelmente.

* Instalei dois pedaços de câmara de ar onde o motor apoia no quadro. Cortei no capricho do tamanho exato e nem aparecem.

* Diminuí a calibragem dos pneus Maxxis que uso de 40Lbs para 38Lbs na frente e atrás.

* Comprei um selim de qualidade que tem uma capa de elastômero.

Estas pequenas mudanças diminuíram muito a vibração e aumentaram o conforto. Abç

Dezontini

New member
Valeu pelas dicas Carlos.

Fiz o seguinte:

Cortei um pedaço de pneu furei e coloquei entre o motor e o quadro (parte dianteira presa por parafuso). Melhorou bastante mesmo, nem acreditei! Falta agora a parte do guidão assim que fizer o ajuste posto aqui....

ABraços

Carlos Mayer

New member
É verdade amigo, existem muitas coisas que a gente pode fazer para melhorar a vibração das motorizadas (principalmente de 2 tempos)... Faça o preenchimento do guidão com bolinhas de chumba e diminuirá ainda mais pode acreditar. Este tipo de chumbo você encontra em lojas de caça e pesca e não custam caro... Abç

Bengrosso

Banned
Minha bicicleta não tem este problema assim como vcs relatam, mas esses motores tem falta de contra pesos no virabrequim, com isso não existe contrabalanço com a explosão do combustivel é dai que vem essa vibração. Uma coisa que da resultado é um guidão menor, por ser mais curto a sensação de vibração diminui.

budget100

New member
Prezados amigos.

Montei minha bicicleta, de 80 cc e não registrei vibração inconveniente. Isso até me surpreendeu. Pensei que fosse ser maior, embora eu esteja andando devagar durante o período de amaciamento. Montei o motor sobre apoios de borracha de cameras de ar. Reparei que com o adaptador para quadro mais grosso uma das partes cortou um pouco. Vou substituir pela idéia do Dezontini de cortar um pedaço de pneu. Creio que será mais amortecedor e durável. Penso em também fazer pequenos cubos de borracha e colocá-los espaçados entre as aletas do cilindro e cabeçote. Isso era uma providência feita pela Yamaha nas antigas DT180 para reduzir vibrações. Pequenos cubos, observando a passagem de ar (não indo até o final do cilindro), creio que será de muita ajuda na redução da vibração. Vou experimentar e posto aqui o que achei. Abraços a todos.

Última edição:

budget100

New member
Hoje experimentei os cubos inseridos entre as aletas do cilindro e cabeçote. A borracha utilizada era de borracha lonada (3 lonas) para fazer acoplamento de motores com eixos. Ela é mais dura. Porém, não senti diferença significativa. Ou não dá efeito ou as borrachas devam ser mais macias. Sem levar em conta com o acabamento, que era uma experiência, envio a foto de como eu fiz. O bom é que a borracha é vulcanizada e não se derreteu com o calor do motor. Tomei o cuidado de fazer os cubinhos bem estreitos de forma que o ar que refrigera o motor possa fluir pelas aletas.2012-06-05_11-49-35_211_Cabo Frio.jpg

budget100

New member
Usando a sugestão já vista no site (perdoem-me por não me lembrar de quem foi), vejo que os barulhos no motor, na parte da embreagem, já diminuíram bastante. Hoje cortei um pequeno anel de uma mangueira de gás, mínimamente mais larga do que o espaço da haste da embreagem, no motor e encaixe-o no eixo. Debitei mais alguns importantes decibéis no meu motor. Envio a foto para ilustrar melhor.
Cano da gás.jpg

Carlos Mayer

New member
Esta eu não sabia... Na verdade nunca percebi vibração na alavanca do acionador da embreagem possivelmente porque quando estou andando de 2T ela fica praticamente fora do campo de visão. Amanhã (se parar de chover) vou ligar a minha e verificar se a alavanca trepidar providenciarei na hora uma mangueira heheheh...

Por isso que gosto de Fóruns, sempre aprecem novidades interessantes como esta... Valeu pela dica...

matheus19

New member
Realmente tem uma folga bem grande nessa alavanca eu coloco graxa para parar a vibração mais e so andar por uns dias que volta a vibrar, vou fazer isso que você fez com a mangueira tambem.

eu sei que nao tem nada a ver com o assunto do topico mas onde acha esses parafusos allen para vender?

Carlos Mayer

New member
Em lojas especializadas em parafusos você encontra Matheus... É melhor ir numa loja especializada do que numa loja de materiais de construção por exemplo, já que muitas vezes até vendem parafusos Allen mas não tem todas as medidas... Os parafusos Allen são de aço carbono e permitem ótimo aperto... Vale a pena a troca. Abç