Veneno no motor! Porque é tão dificil encontrar opções no Brasil?

Sou muito curioso, sempre estou pesquisando novidades relacionadas às bicicletas motorizadas. Tem tantas coisas interessantes na internet, vídeos, anúncios, artigos e outros relacionados não apenas a deixar o motor "envenenado" como também relacionados à melhoria de desempenho, vida útil, diminuição de vibração, manutenção e etc. O problema é que a maior parte está fora do Brasil e quando procuramos alternativas brasileiras ou mesmo importadas para o Brasil, simplesmente não existem.

Infelizmente temos muitos itens que não encontrei no nosso mercado como o boost bottle kit. Ele melhora o desempenho do motor, diminui vibração, ganho de até +9,6km/h de final (20 dólares). Também vemos em vários sites estrangeiros, cabeçotes fabricados com CNC sob medida, alguns com melhoria estética e outros com a intenção de melhorar o fluxo de ar para refrigerar o motor ou, até mesmo, para melhorar a taxa de compressão. Outro item é o escape dimensionado, esse melhora o desempenho do motor, aqui no Brasil só encontramos gambiarras que alguns fazem em oficinas para alongar o cano de descarga.
Tem outro item que me deixa até irritado do quão caro é pra trazer para o Brasil, o Shift Kit esse merece um capítulo à parte, ele te permite usar as marchas da bicicleta no motor a transmissão é passada para o outro lado da roda traseira. Esse é a única alteração/melhoria em que vejo brasileiros tentando criar uma alternativa. Tem alguns vídeos na internet em que alguns poucos brasileiros mostram a criatividade e tentam reproduzir o tal do Shift Kit.

O que eu vejo é que ninguém se interessa realmente pelo assunto a ponto de ir fundo e de desenvolver tecnologia! Tudo acaba com cara de hobby e algumas poucas criações de alguns, que acabam ficando com cara de desocupados por estarem trabalhando com bicicletas motorizadas, talvez estes mesmos encarem isso como um passa tempo.

Em muito lugares as bicicletas são os principais meios de transporte, até mesmo em algumas regiões do Brasil, como a Baixada Santista em que grande parte dos moradores andam de bicicleta. Nesses lugares novidades relacionadas às bicicletas são muito bem vindas, bicicletas motorizadas, bicicletas elétricas, diversos ciclomotores de 50cc, velocímetros diferentes, faróis, entre tantos outros. E com tudo isso não temos pessoas dedicadas a criar ou desenvolver produtos comerciais para atender a esse nicho de mercado. Isso é frustrante!

Já que desabafei vou perguntar alguém está desenvolvendo um Shift Kit que possa ser comercializado?

Julio Caezar

New member
Cara , ate concordo contigo , que no brasil a coisa e feia pra este tipo de nincho, porem maior parte dos brasileiros são prequisosos, pessoal quer pegar a coisa pronta , muntar em cima esmerilhar... é isso que a maioria quer, que ver um exempo a unica loja no brasil inteiro que vendia o shift kit, parou de vender o mesmo, primeiro porque não havia uma procura tão grande assim , e segundo porque alguns retardados compraram o kit , dai não coseguiam montar ai retornavam pra loja reclamando e pedindo devolução do dinheiro, o manual não é em portugues, alias nem existe em portugues, eu estava traduzindo o que baixei do sick bike parts o meu kit e semelhante ao que vende lá, eu fui um dos ultimos a comprar nesta loja, isso porque implorei pra vendedora segurar um pra mim...porque se eu fosse importar isso lá dos EUA, sairia uma verdadeira fortuna... em resumo muitas vezes não adianta vender algo se o usuario não tem inteligencia minima pra usar o produto... resultado hoje a empresa não comercializa mais o produto... eu ate poderia, quem sabe, tentar fazer umas copias do meu shift, mais sera que alguem cobriria os custos?

Carlos Mayer

New member
Olá, Willian

Não dá para comparar EUA e Europa com Brasil... Não mesmo...

Sua colocação se aplicaria a bicicletas motorizadas, carros, motos, scooters, caminhões, ônibus e muito mais. Nos EUA mexer em motores é quase uma mania nacional. As boas condições financeiras e as oficinas equipadas permitem isso. Assim o conceito Do it Yourself (o famoso faça você mesmo) se difundiu com tanto sucesso.

Aqui o sujeito paga R$ 990,00 em um kit 50cc 4T... Nos EUA o mesmo kit custa U$ 250,00... Lembre-se que o salário mínimo aqui é de R$ 724,00 por mês (R$ 8.688,00 por ano) e nos EUA U$ 1.256,00 por mês (U$ 15.072,00 por ano)...

Ou seja quem ganha um salário mínimo por mês no Brasil não consegue comprar sequer um kit de 4T por mês. Um americano que ganhe salário mínimo compra 5 kits de 4T por mês se quiser...

Lá um estudante trabalhando como lavador de pratos, passeador de cachorros, caixa de mercado ou seja lá o que for consegue em meses comprar um carro. Aqui conheço médicos e engenheiros que ainda não conquistaram seus carros por falta de grana.

Sei de histórias de garotos que trabalharam duro aqui para comprar um de nossos kits e a bicicleta para instalá-lo. Imagine se teriam grana para escapes dimensionados, carburadores de alto desempenho, ou seja lá o que for. Muitas vezes não tem nem grana para abastecer ou comprar uma peça que quebrou.

Outra questão que deve ser levada em conta é que em países desenvolvidos as bicicletas comuns, elétricas e motorizadas possuem legislação. Em alguns países como nos EUA são obrigadas a terem seguro contra acidentes. Aqui nem legislação nós temos... Infelizmente não temos apoio do governo e ainda por cima somos massacrados pagando impostos escorchantes na importação legalizada o que também encarece muito tudo que vem de fora.

De que valeria por exemplo a Bicimoto importar peças de alto desempenho? Um filtro de ar de alto desempenho (de papel e tela) para kits de 4 tempos nos EUA custam U$ 21,00. Chegariam aqui fácil custando mais de R$ 100,00. Se somados o custo operacional e a margem de lucro iriam para R$ 130,00 ou 140,00... Quem pagaria R$ 140,00 num filtro de ar?

Este negócio de que uma boost botlte kit aumenta o desempenho é balela. Diminuir a "vibração" então, pior ainda, lenda... Quando muito aumentará o torque em baixas rotações... Uma garrafinha conectada ao coletor de admissão jamais acrescentaria quase 10 Km/h de velocidade final. Quem sabe se estivesse cheia de Nos ou óxido nitroso...

Quer um exemplo?

Instalei um carburador Speed americano de alta vazão, filtro de ar Speed de alta vazão, eliminei as rugosidades das janelas de admissão e escape, aumentei as janelas de admissão e escape em quase 5mm, poli parcialmente o duto do coletor de admissão, aliviei e balanceei o virabrequim e a biela, troquei os rolamentos (todos) por rolamentos SKF e eliminei o tubo interno do escape aumentando a velocidade de saída dos gases...

O que ganhei? 20 a 25% a mais de consumo e em torno de 15 a 20% de desempenho. Velocidade máxima no plano 77 Km/h (aferida por GPS e não por velocímetro) comigo pilotando (90 Kg)...

"Envenenar" uma bicicleta motorizada requer MUITO conhecimento de mecânica. Os motores 2 tempos não são assim tão simples de mexer como parecem. Quer um exemplo? Peguei um cilindro e abri admissão e escape em 7mm... O motor não pegava. Peguei outro cilindro e abri 6mm... O motor não pegava... Finalmente peguei mais um cilindro e finalmente descobri que o limite das janelas era de + 5mm... Acima de 5mm simplesmente não funciona... Não liga...

Ai pergunto: Aumento do consumo, diminuição da vida útil do motor (comprovada), gasto financeiro em um meio de transporte que é viável justamente por ser econômico e barato (para os padrões de veículos motorizados)? Colocar outro motor por exemplo de 200cc (como fazem nos EUA) em uma bicicleta equipada com freios V-Brake? Ou disco mecânico na dianteira? Pilotá-la a 80 ou 100 Km/h? Acho que não hein...

Aqui sempre digo... Quer velocidade e desempenho? Compre uma moto...

Forte abraço

Última edição:

mateus machado

New member
Acho q se o cara quer correr a 80 100 tem motos shineray baratinho a menos de 2 mil ...agr a motorizada .. como a minha 80 cc gastei 800 reais nela e so montei direito e com cuidado .. e hj ela anda igual a uma moto cinquentinha e o melhor q nao paga nd

gtajunior

New member
eu prefiro a minha andando a 50 60 kmh do que ter esse trabalho ae todo para ganhar 15% de desempenho e comsumir ate 25% mais , eu axo essa bicicleta motorizada muito boa do jeito que ela é e quem anda perto ou mora a 5 6 km do trabalho é um quebra galho ela parece ate uma 50 e se quer correr mais que isso em uma bicicleta que ja axo fragil rodando a 60km/h imagina a 100 compra uma moto logo aueuhaeuhae

felipe655

New member
Carlos mayer eu tenho uma bicimoto 80 cc 2 t e ela ta com400 km rodados e ela nao passa dos 40 km/ h. Mas sobes subidas engrimes mas nao passa de 40 km / h o q pode ser e o q pode mudar?

bico

New member
Cortei a metade do tubo do miolo do escape, aumentou um poquinho o ruído, mas o desempenho, é brincadeira, ficou um monstro. Este motor ja estou utilizando a quatro anos, não ferro, cuido bem dele.