vela soltando faisca pelo cachimbo

funga

New member
liguei a minha bicicleta e percebi que no cachimbo da vela havia umas faiscas claras iluminando a vela parecia fuga de faisca.
Alguem sabe o que devo fazer?

Carlos Mayer

New member
Funga o cachimbo deve estar com tricas no isolante a solução é substituí-lo por um novo.

Para retirar o seu é fácil já que existe um parafuso onde o cabo do CDI é atarraxado ao cachimbo. Basta desatarraxar no sentido anti-horário para removê-lo. Uma boa opção (e barata) é o da Yamaha RD 125/135... Abç

funga

New member
Bom dia Carlos, visivelmente não vejo nada trincado ou quebrado no cachimbo mas de qualquer maneira vou susbtituí-lo pelo que vc me indicou. Muito obrigado. Aproveitando por curiosidade se for necessário substituir também a vela qual eu posso utilizar?

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Funga uma vez eu só descobri que a minha motorizada de 2 tempos estava com problemas no cachimbo da vela quando andei com ela num breu e vi as centelhas escapando. Uma ótima vela para nossos motores 2 tempos é a NGK B5HS aqui em Niterói custa em torno de 10 ou 12 reais. Estou com uma destas rodando a mais de 8 mil Km na cinquentinha... Tem a mesma rosca e a mesma altura da original pode instalar sem receio. Abç

funga

New member
Boa Tarde Carlos fui a uma concessionária yamaha e perguntei se tinham o cachimbo para a rd 135 ou 125 como vc me indicou , eles não tinham e questionei o preço R$120,00 achei muito caro vc sabe se existe outro que posso colocar ou é esse mesmo o valor? E mais uma coisinha a retirada do cachimbo se faz tirando uma borracha em forma de L e depois tem um parafuso por lá que eu tenho que retirar e trocar. Acredito que esse cachimbo é NGK talvez se vc tiver o modelo me ajudaria a procurar em outro lugar não sendo concessionária.
Muito obrigado pela sua ajuda.

Carlos Mayer

New member
Sugeri o cachimbo da RD por ser um cachimbo de boa qualidade mas o preço que você mencionou realmente o torna proibitivo... Na verdade qualquer cachimbo de motor 2 tempos serve. Com certeza você encontra em lojas de moto, fique longe, bem longe de concessionárias que normalmente metem a mão em qualquer peça. Tente cachimbo de Mobilete, Vespa, DT 180, Lambreta, Scooters de 2T... Aqui um cachimbo destes custa no máximo R$ 20,00... Forte abraço

funga

New member
Foi o que imaginei concessionária põe o valor na estratosfera vou ver se acho em lojas de peças de motos. A marca do cachimbo é NGK se vc souber o modelo ou numero talvez ajude, caso vc não saiba e eu descobrir te mando. Em relação a troca vou tentar se encontrar problemas te aviso e mais uma vez peço a tua ajuda.
Obrigado.

Carlos Mayer

New member
Encontrei este da NGK por R$ 9,00. Pode ser comprado em lojas de moto...

fc083b56395bdc5494897e92ebfa553e.jpg

Infelizmente não encontrei nenhum número ou referência que facilitasse a compra, mas que se você pedir um NGK para Yamaha YBR é este que te entregarão... Abç