Vazamento de Óleo pelo Filtro de Ar!!

Pedro Nizer

New member
seria normal estar vazando óleo pelo filtro de ar ? não é uma vazamento muito grande, poucos pingos, enxarca um pouco o filtro, a cada dois ou três dias dou uma limpada nele, mas ele enxarca novamente e acaba ocorrendo um ou outro pingo no motor.. seria normal ou falta de algum ajuste ? minha Bina está com 450km rodados, uso 63ml de óleo para 1L de gasolina e a regulagem da agulha está no 3º sulco dentre os 5 existentes. Obrigado

Carlos Mayer

New member
O filtro deve trabalhar molhado de óleo já que o óleo ajuda a reter mais poeira do que se o elemento filtrante estivesse seco, mas, este óleo deve ser aplicado por nós e não automaticamente pelo motor heheheh...

No seu caso, com uma 2 tempos ainda amaciando e com a mistura rica é comum que apareçam vestígios de óleo no filtro. Seu procedimento está correto, remova o excesso e continue o amaciamento. Daqui a alguns quilômetros (ao chegar aos 500Km rodados) você poderá reduzir a quantidade de óleo e ajustar a mistura de forma que o excesso desaparecerá... Se o motor já estivesse amaciado eu sugeriria que empobrecesse a mistura por exemplo colocando a agulha no 2º sulco de cima para baixo e também verificasse a altura da boia para se certificar que está trabalhando no nível (21mm medidos desde a base)... Mas neste momento não é o caso... Abç

Quinho

New member
Amigo Carlos Mayer , gostaria de saber como eu vejo em qual sulco a agulha está .. porque a minha motorizada ja está amaciada , no caso tenho ela quase 2 anos e uso 43ml por litro , Obrigado

Carlos Mayer

New member
Olá Quinho...

Você verifica o posicionamento da trava na agulha desatarraxando a tampinha superior do carburador (onde entra o cabo do acelerador) e levantando-a até que o pistonete e a agulha saiam... Veja na imagem abaixo...

PQAAADTV-FrYpZWgqy9jqJX-rlEmGUhhH3FMCLxnyus2GXa-ddQzUvjhBSAtFnmtXPZunw2q58GjOyhhz3d-u5Gxd0cAm1T1UOcQjKYhL4mx0uL5QLJ4fpd4OeHF.jpg

Esta é a parte do pistonete com a agulha já fora do carburador...

PQAAAIbQZSmrxZM1v2iXQD8q50YrCxxx8PYgxg9MJ2DQCsDCMlqb3Q_KXyRBfK5fozhrWK9TTbzSRleh1dHDEXvbCl0Am1T1UI7z5WWGW9Qpwi7WlXwxvnNIjchh.jpg

Levante então a mola retirando o terminal do cabo do encaixe no pistonete de forma a soltá-lo do conjunto...

PQAAAN0xuk5_ccKrJoR-FFAAkxLxs6Mo-K8yz6QCaxA3oRWjk04KlZ1ZTTvMwlVhsyck2J7WQpmtoP65QrDH4xWF3cAAm1T1UPkn705OWNgP58PzGQUhIbC5YBi1.jpg

Ai basta retirar a arruela e levantar a agulha para ver a posição da trava (originalmente no 3º sulco). Se quiser empobrecer a mistura coloque a trava no 2º sulco e teste o desempenho, se quiser enriquecer coloque no 4º sulco e novamente teste.

Entenda que diversos fatores podem influenciar no desempenho de motores. Altitude, vela, qualidade da gasolina, do óleo 2 tempos, estado geral do motor. Assim sendo, todas as alterações devem ser testadas... A minha 50cc está no 3º sulco desde zero e funcionando 100%. Quanto ao óleo 2 tempos o correto são 50 Ml após o amaciamento e não 43 Ml...

Forte abraço