Vazamento de gasolina pelo carburador

claytoncbp

New member
Olá Carlos Mayer;
Hoje quando estava voltando do trabalho pra casa, o motor da minha motorizada morreu,
e tentei dar partida no motor novamente, mais não conseguia de jeito nenhum, então percebi
que a mangueira de dreno do carburador estava despeijando toda a gasolina no chão,
e só parou de despeijar gasolina quando afrouxei o parafuso de regulagem da marcha lenta,
quando cheguei em casa acabei de esvaziar o carburador por completo e dei a partida "funcionou" mais estou com receio
do ocorrido foi a primeira vez que aconteceu isso, estou peocupado carlos por isso estou postando
pra saber de você o que pode ter causado esse problema, alguma peça estragou? espero noticia sua,
sem mais obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá,

Possivelmente a boia ficou momentaneamente travada ou por estar cheia de gasolina (o que não deve acontecer) ou por alguma sujeira no estilete (acontece mesmo com filtro de gasolina). Com uma chave de boca de 10mm solte a cuba do carburador e inspecione a boia, veja se está cheia de gasolina ou furada. Se for o caso substitua a boia. Se estiver em ordem verifique o estilete...

Abra este parafuso...

PQAAAGBNTbDZlh7gItvFlHdWZ37ooa5-DgJBIzLBjNGdcNRy46n5WaYOiH46W0W4_SuaRrW2kc2r3UFQ0whv4Tgh-0IAm1T1UG8MvKDa39v0x0hQurgmfA_5As1v.jpg

Verifique a boia (peça branca)...

PQAAALupg8A2UTsXXFW_mb0yTHDN5W1NGkJD8CrxwxfSzmAgf_zSgD22a7zt2K-5dFYX7C6QbXo3tXyj5eGmErDQkaQAm1T1UOnJod3l4gUT0zSgXEAKGXwtGnAA.jpg

Tire o pequeno eixo metálico e a peça com mola que aparece na foto abaixo...

PQAAANjc7ax72uYerqN5tHEVkKTfSDVbWd7nMOXc3suNkK2OQZ3GimEzs602_nweCjG4YvkzZfMCU3Nr2O3HepOlnPcAm1T1UP9_yr6T8NKoxGwImp2Ue6XmfwEu.jpg

Aqui a boia e o estilete fora do carburador... São eles que você deve verificar...

PQAAAF3VhhPeSHbWMyaIaPPYuJ-WR5f53eYemp1jqJUtx4rhL3YKCnGKi6aCdwPPuZ3E_Q5se3CRomMJZC6h059rNnQAm1T1UGCL5sSOkCUi34PEf1QcxXTdYb0Q.jpg

Duas coisas... É mais fácil fazer o procedimento tirando o carburador. Me lembrei que uma vez isso aconteceu comigo na rua e bastou uma batidinha na lateral do carburador com um cabo de uma chave de fenda para que a boia voltasse a posição original e parasse o vazamento.

claytoncbp

New member
Ok Carlos obrigado pela dica, vou fazer esse procemento; Carlos agora sempre que regulo a marcha lenta pelo parafuso pra deixar uma leve aceleração , mesmo com o motor desligado fica vazando gasolina entre a junta do carburador e o filtro de ar, bom primeiro vou realizar esse procedimento que me indicou vou abrir o carburador e ver, depois eu informo o resultado, obrigado pela atenção até mais.

Carlos Mayer

New member
Olá,

O vazamento de gasolina pelos drenos ou juntas sempre representa problemas com a boia ou o estilete, salvo se o seu carburador tiver sido aberto muitas vezes e a junta esteja danificada... Não acontece diariamente, mas acredite que a buraqueira que enfrentamos com nossas motorizadas ajuda (e muito) a desregular a boia sem falar na nossa gasolina de alta qualidade (piada). Forte abraço

claytoncbp

New member
Olá carlos mayer,
Realizei os procedimentos que me indicou, primeiro dei uns tótózinhos (batidinhas) de leve no carburador pra ver se parava de vazar, não obtive resultado, então passei pra 2° dica desmontei o carburador, verifiquei a boia e o estilete e não apresentava nenhuma irregularidade entre os dois, então só o que tinha a fazer era montar e rezar pra não voltar a vazar, mais antes de montalo dei uma boa analizada no carburador entre os jogos de juntas e seus orificius, pra tentar entender um pouco seu funcionamento, percebi que o vazamento que ocorrera nos dois pontos entre as juntas do carburador e o filtro de ar e o próprio dreno, são de fato feitos propositalmente, pensando talvez nesse tipo problema, me corrija se enterpretei errado, bom o bacana é que depois de montar o carburador e dar uns 5 puxões na cordinha do pullstart, pra minha alegria o motor veio a funcionar, me senti quase um mecânico "nato" hehehe, bom com tudo te agradeço ai pela dica ela foi de ouro nesse caso resolveu mesmo, obrigado, um abraço e até mais.

Carlos Mayer

New member
Olá, Clayton

Sua observação está absolutamente correta, os orifícios estão ali justamente para "guiar" qualquer excesso de gasolina para fora do carburador... Parabéns por solucionar o problema... A satisfação de ver o motor funcionando novamente realmente não tem preço. Se precisar de qualquer coisa é só chamar. Forte abraço

imneon

New member
Ola pessoal,

Estou com um problema parecido.
Porém nao sei se o meu é um pouco mais grave. Além de vazar gasolina por todas as conexões a quantidade que está saindo de gasolina é muito alta. Chega a ser uma goteira. Achei estranho pois o dreno fica seco, mas a cuba fica inteira encharcada de gasolina. Seguem anexo algumas fotos para que possam ver o que estou falando. Abs.

IMG_5773_baixa.jpg

IMG_5772_baixa.jpg

Carlos Mayer

New member
Olá Imneon

Pelas fotos (sempre ajudam) aponto três possíveis causas para o vazamento...

1ª Junta da cuba danificada

2ª Falta de aperto no parafuso que segura a cuba ao corpo do carburador

3ª Boia perfurada e encharcada de gasolina

Verifique estas causas e informe se conseguiu resolver o problema... Forte abraço

imneon

New member
Ainda não desmontei mas gostrai de confirmar antes

Olá Carlos,

Vi que voce listou 3 possiveis problemas.
Porem esse motor é novo...foi no primeiro uso que ele teve esse problema.
Sendo 0 km vc acha que o ideal seria começar por qual dessas 3 hipoteses? Ou tiro logo o carburador e já checo tudo.
Cheguei agora de viagem e vou desmontar ele amanhã de manhã, por isso gostaria de saber por onde começar.

Abs.

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Em se tratando de um motor novo eu começaria com - Falta de aperto no parafuso que segura a cuba ao corpo do carburador. As duas outras alternativas ficam praticamente descartadas em um motor Zero km... Verifique se o parafuso está frouxo (chave 10mm), aperte se necessário e informe. lembre-se também que pode ser apenas o giclê preso... Ai umas batidinhas suaves com o cabo da chave de fenda sempre ajudam. Forte abraço

imneon

New member
Oi Carlos,

Fiz todo o procedimento que você indicou, desmontei e verifiquei bóia e estilete.
Olhei a borracha de vedação e aparentemente está normal, nenhuma marca, dobra ou coisa rompida.
Mas quando montei o carburador vi que o problema continua.

O que pode já que esse motor não tem nem 1h de uso?

Abs

Carlos Mayer

New member
Olá Imneon

Só uma dúvida... O carburador de sua 4T possui parafuso de regulagem de mistura ou o orifício deste parafuso (lado esquerdo do carburador) é fechado por uma pequena tampa dourada?

Forte abraço

Última edição:

Tiso1983

New member
Oi gente. Estou de volta. Peguei a minha de volta do mecânico e rodei com ela por dois meses. E ela apresentou esse defeito. Tenso é que eu estou num período acadêmico puxado, não tive tempo pra ela. Tá parada há quatro meses. Deixei ela seca, sem gasolina. Quando puxo a corda dá pra ouvir as saudáveis quatro ou cinco batidas do pistão. Mas confesso: sou cuidadoso, mas sou um prego em mecânica. Não sei desmontar esse carburador. Existe algum carburador alternativo que demande menos manutenção para ela?