bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah
Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor.
Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria.
Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria).
No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também.
Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%:
0,7 [0,7 x] = 0,49x.
Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto.
Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar!