TCC Bicicleta elétrica

Sávio Jeronimo

New member
Bom dia Pessoal,

Como disse em minha apresentação eu estou com a ideia de montar uma bike elétrica que recarregue sua bateria, não 100% claro mas uma parte dela pelo menos para ter um maior desempenho por carga.
Mas não conheço muito nessa área já fiz algumas pesquisas de como fazer isso mas não tive sucesso, gostaria de contar com a ajuda de vocês com ideias por favor.

felipecs

New member
vc já tem o motor e as baterias? qual a ideia pra recarregar as baterias?

o que soluciona esse tipo de problema é colocar todos os elementos em um barramento

Sávio Jeronimo

New member
Ainda não tenho nem o motor nem a/as baterias, porque como disse não entendo a área. Mas pretendo comprar um kit de e-bike e uma bateria compatível.

Agora eu estou pensando em desenvolver um sistema de frenagem para gerar essa energia, o que vocês acham? e tem alguma outra ideia que possa gerar uma energia significante para a bateria?

Gostaria de ajuda para montar uma e-bike também.
Obrigado.

felipecs

New member
pior que freio regenerativo fica um pouco difícil de projetar. é TCC de que isso? vc sabe alguma coisa de eletrônica? maquinas elétricas?

se o freio regenerativo for elétrico, vc teria que ligar tudo num barramento, a bateria precisaria de um convensor CC-CC pra cargar (pra manter a tensão que vem do motor fixa) e teria que ter um controle pra ver se a carga dela não ultrapassa a nominal (pq se ela estiver cheia, vc frear e tentar mandar energia pra ela, ela iria romper, explodir, pegar fogo). aí se a carga estiver no máximo, teria que usar o freio da bicicleta mesmo, do manete.

o sistema de freio deve ajudar bastante já, não deve precisar de mais coisa.

Sávio Jeronimo

New member
TCC de eletrônica mesmo, e como eu projetaria esse sistema de freio? você tem alguma ideia?

E quando diz que o sistema de freio já ajudaria bastante você acha que ele estenderia a durabilidade da bateria em mais de 10-20%?

felipecs

New member
bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah

Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor.

Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria.

Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria).

No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também.

Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%:
0,7 [0,7 x] = 0,49x.
Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto.

Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar!

felipecs

New member
Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%:
0,7 [0,7 x] = 0,49x.
Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto.

desculpa, 34,3%
0,7 [0,7 x] = 0,49x * 0,7 = 0,343. Porque a energia recuperada é gasta novamente no motor, aí tem que fazer a reincidência das perdas nele.

Sávio Jeronimo

New member
Po cara Legal! me deu uma luz hahaha valeu mesmo !

Com o kit de bicicleta elétrica que vende aqui de 800w vc acha que eu conseguiria aplicar esse sistema tranquilamente?

Se quiser podemos trocar ideias por e-mail.

felipecs

New member
po, não sei se rola não... teria que estudar ele direito (eu não sei nada sobre ele), os manuais da bicimoto e qualquer outro que exista por aí (a bicimoto só revende, deve ter um site em algum lugar por aí que disponibiliza um manual com mais detalhes.

por aqui ta bom hahahah é bom que fica arquivado pras gerações futuras hahahah

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pessoal,
Me ajudem. Estou em dúvida se compro uma eletrica ou motorizada 2t/4t. Tenho inclinação de comprar uma elétrica mas não sei ao certo se é o melhor custo benefício. Basicamente, usarei somente para ir ao trabalho (10 km) e velocidades em torno de 30 km/h. Poucas subidas. Se for elétrica/explosão, qual a potencia ? Qual é a melhor tipo de bateria ? Qual melhor se motorizada 2t ou 4t ? Obrigado.

Ademberd

New member
Se for de elétrica de preferencia as com baterias de lítio e motor de 350W pra cima, quanto a motorizada a combustão, 4t sem menor dúvidas; no seu caso a elétrica encaixa muito bem.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Sávio Jeronimo,
vc é de Campinas, certo ? Sabe me dizer se em Campinas tem alguma restrição em relação ás motorizadas ou elétricas ? Tipo, ser multado ou ter a bike apreendida. É provável que eu vá morar em Campinas ano q vem.