Amaciando minha 80cc percebi que havia um escorrido de óleo, na altura do cabeçote, no prisioneiro dianteiro direito. Pouca coisa que achei que poderia parar. Andando de novo percebi que ele aumentava um pouco. Como havia montado com os apertos de fábrica achei que seria a hora de conferir o aperto do cabeçote. Como tenho torquímetro em casa, ajustei para 1,8 Kg, o que acho que deveria ser um aperto padrão para aqueles parafusos. Apertei todos, em "x", deixando o que parecia problemático por último. Não deu outra. O torquímetro não estalou (informando o torque) com um pouco mais de voltas do que seria normal.
Enfim, sem aperto... com vazamento. Pensei em uma série de paliativos para resolver este problema que foi desde trava química até o araldite... mas uma noite bem dormida me incentivou desmontar o motor, cabeçote, cilindro e levar a um especialísta na área para solucionar o problema. Ele me apresentou uma "rosca" de metal amarelo, feita por ele, onde se abre um orifício maior e a mesma é atarrachada no local onde estava espanado. Ela é furada em seu centro na medidada rosca do prisioneiro original.
Como percebi que a área de rosca no bloco, onde está a base do cilindro é pouco profunda e o alúminio utilizado na confecção destes motores é muito macio, achei que resolveria este problema e que, mais cedo ou mais tarde, teria problema nos outros. Ainda mais com a retirada de todos para a realização do serviço. Solicitei ao profissional que fizesse, também, o mesmo trabalho em todos os outros 3. Assim não me aborrecerei mais com eles em relação aos apertos. Aproveitei e comprei porcas, arruelas lisas e de pressão, de inox para substituir as que vieram no Kit.
Fica aí a minha experiência. Questiono aos amigos do fórum que se tiverem uma justa da base do cilindro e outra do cabeçote eu me interessaria em adquiri-las.
Abraços a todos.
Enfim, sem aperto... com vazamento. Pensei em uma série de paliativos para resolver este problema que foi desde trava química até o araldite... mas uma noite bem dormida me incentivou desmontar o motor, cabeçote, cilindro e levar a um especialísta na área para solucionar o problema. Ele me apresentou uma "rosca" de metal amarelo, feita por ele, onde se abre um orifício maior e a mesma é atarrachada no local onde estava espanado. Ela é furada em seu centro na medidada rosca do prisioneiro original.
Como percebi que a área de rosca no bloco, onde está a base do cilindro é pouco profunda e o alúminio utilizado na confecção destes motores é muito macio, achei que resolveria este problema e que, mais cedo ou mais tarde, teria problema nos outros. Ainda mais com a retirada de todos para a realização do serviço. Solicitei ao profissional que fizesse, também, o mesmo trabalho em todos os outros 3. Assim não me aborrecerei mais com eles em relação aos apertos. Aproveitei e comprei porcas, arruelas lisas e de pressão, de inox para substituir as que vieram no Kit.
Fica aí a minha experiência. Questiono aos amigos do fórum que se tiverem uma justa da base do cilindro e outra do cabeçote eu me interessaria em adquiri-las.
Abraços a todos.