Sede do prisioneiro do cilindro/cabeçote espanado.

budget100

New member
Amaciando minha 80cc percebi que havia um escorrido de óleo, na altura do cabeçote, no prisioneiro dianteiro direito. Pouca coisa que achei que poderia parar. Andando de novo percebi que ele aumentava um pouco. Como havia montado com os apertos de fábrica achei que seria a hora de conferir o aperto do cabeçote. Como tenho torquímetro em casa, ajustei para 1,8 Kg, o que acho que deveria ser um aperto padrão para aqueles parafusos. Apertei todos, em "x", deixando o que parecia problemático por último. Não deu outra. O torquímetro não estalou (informando o torque) com um pouco mais de voltas do que seria normal.

Enfim, sem aperto... com vazamento. Pensei em uma série de paliativos para resolver este problema que foi desde trava química até o araldite... mas uma noite bem dormida me incentivou desmontar o motor, cabeçote, cilindro e levar a um especialísta na área para solucionar o problema. Ele me apresentou uma "rosca" de metal amarelo, feita por ele, onde se abre um orifício maior e a mesma é atarrachada no local onde estava espanado. Ela é furada em seu centro na medidada rosca do prisioneiro original.

Como percebi que a área de rosca no bloco, onde está a base do cilindro é pouco profunda e o alúminio utilizado na confecção destes motores é muito macio, achei que resolveria este problema e que, mais cedo ou mais tarde, teria problema nos outros. Ainda mais com a retirada de todos para a realização do serviço. Solicitei ao profissional que fizesse, também, o mesmo trabalho em todos os outros 3. Assim não me aborrecerei mais com eles em relação aos apertos. Aproveitei e comprei porcas, arruelas lisas e de pressão, de inox para substituir as que vieram no Kit.

Fica aí a minha experiência. Questiono aos amigos do fórum que se tiverem uma justa da base do cilindro e outra do cabeçote eu me interessaria em adquiri-las.

Abraços a todos.

Carlos Mayer

New member
A providência no seu caso foi a correta considerando que o seu kit 80cc 2 tempos não é da Bicimoto e como conversamos a dificuldade em enviá-lo para o vendedor seria maior do que o trabalho de consertá-lo. Devo advertir os proprietários de motores Bicimoto que a abertura total ou parcial do motor dentro do prazo de garantia de 3 meses invalidará a mesma .

Caso ocorra o mesmo problema com um motor adquirido na Bicimoto o mesmo deverá ser enviado para a Bicimoto para que seja avaliado.

Espero que o conserto fique 100% e lhe traga de volta a tranquilidade perdida heheheh... Forte abraço

budget100

New member
Prezados amigos.

Por razões que não irei aqui salientar a aquisição de meu motor foi originada de outro fornecedor. Um complicado envio e posterior dificuldade de contato para saber quais seriam as ações a realizar, fizeram-me tomar esta providência que, a princípio, não recomendo que seja realizada em motores na garantia e muito menos por pessoa que não esteja familiarizado com este tipo de ação. Assumi para mim esta responsabilidade correndo o risco do prejuízo ou do sucesso que possa vir a ter.

Melhor seria se tivesse adquirido o motor através da Bicimoto. Embora os motores oferecidos no mercado tenham o mesmo DNA, o suporte do forum e da Bicimoto são coisas muito relevantes a serem consideradas na hora da aquisição.

Creio não ser o primeiro - também não serei o último a ter este tipo de revés e apresentei uma forma que encontrei de resolver um problema delicado relativo ao aperto das porcas dos prisioneiros. Vamos ver se dá certo. Informarei aos amigos, sempre que possível, com fotografias do serviço (caso eu não esqueça) é claro. Um bom dia para todos.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Budget

Pegou o bloco hoje? Estou muito curioso para saber como ficou o reparo e mais ainda para ver este motor de volta roncando no quadro... Forte abraço

budget100

New member
Ia postar aqui os resultados. Fiquei impressionado com o serviço do profissional. Entregou na hora certa, tudo impecávelmente feito, motor lavado, biela e pistão protegidos e sequer a junta do cilindro foi prejudicada. Creio que agora a durabilidade do motor aumentará ainda mais. A possibilidade de aperto, sem ainda permitir exageros, é bem maior do que antes. Amanhã posto fotos do serviço de colocação das roscas de metal. Valeu pela torcida, amigo.

Carlos Mayer

New member
Já sei a quem recorrer se passar pelo mesmo infortúnio heheheh...

Também gosto das soluções definitivas... Nada como a sensação de confiança ficar lá pelos 99 a 100% não acha? E isso nenhum adesivo ou cola de contato daria... Pelo visto amanhã tem motor de 80cc roncando em CB...

budget100

New member
Terminei de montar tudo hoje de manhã. Aproveitei e segui conselhos de amigos do fórum e utilizei pedaços de pneu de bicicleta entre as abraçadeiras para proteger o quadro e diminuir a vibração. Ficou muito bom. E interessante vermos o progresso do amaciamento do motor. Cada hora ele se porta melhor. Com a vontade de aprontar a motorizada me esqueci de tirar as prometidas fotos. Lamento. Ficou tudo certo e não tive qualquer problema. Bom... descobri que o motor sem gasolina... não funciona! Tive que pedalar 1,5 Km para voltar para casa. Estou morto. Mas valeu à pena.