Rolamentos do virabrequim

Lguiveira

New member
Boa noite a todos!

Faço parte de um projeto de eficiência energética e estamos utilizando o motor Huasheng 142F adiquirido na bicimoto.
Precisamos fazer algumas adaptações para que sua eficiência melhore significativamente. Uma delas é a troca dos rolamentos que vão no eixo virabrequim.
Alguém tem alguma informação técnica deles? Ou sabem qual o PN e qual o fabricante do mesmo?
O motor não foi aberto ainda, pois estamos aguardando chegar as peças para isso, devido a esse motivo, não temos informação alguma sobre eles.

Abs.
 

BlackOps

Member
No seu caso, trabalho acadêmico, recomendo já iniciar a desmontagem do motor e o levantamento dimensional completo dos alojamentos de rolamentos e retentores.
Pode até ser que um trabalho investigativo te leve a encontrar as especificações para aquisição dos componentes, mas com as dimensões você consegue especificar tanto rolamentos quanto retentores (de qualquer construção).
Dê uma navegada nos sites e veja os catálogos on line dos principais fabricantes de rolamentos e retentores e você constatará a veracidade do que digo.

O tema eficiência energética é muito interessante e vasto. O que me atrai aos motores dentro do universo de maquinas e sistemas termodinâmicos é justamente a concomitância de caráter dos motores de pistões reciprocantes ou não. São máquinas térmicas e de fluxo ao mesmo tempo.
São abordagens distintas, ponto de vista da mecânica dos fluidos/fenômenos de transporte e da termodinâmica, porém, são assuntos totalmente correlatos dentro do tema motores.
Uma visão ampla, que aborde ambos os aspectos, permite buscar adequações que melhorem a eficiência da máquina.
 
Top