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<blockquote data-quote="SBP" data-source="post: 10101" data-attributes="member: 2949"><p>Lembre-se também que altitude e temperatura são muito relevantes.</p><p>Quanto mais alto mais rarefeito é o ar, portanto com menos ar menos combustível será necessário, ou a mistura ficará muito rica.</p><p>Quanto mais frio mais denso é o ar, portanto mais moléculas entram e mais combustível é necessário.</p><p>Para leitura de vela mantenha o motor na faixa de aceleração desejada (marque no manete 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8 e 100% abertura, isso ajudará nos testes)por pelo menos 1 minuto e desligue sem alterar a posição do manete. Também é possível em cada faixa de abertura fazer alterações na mistura com o motor funcionando e analisar o comportamento, e assim irá propositadamente ouvir sons de mistura pobre e rica, e ficará mais fácil ajustar. Se o motor for deixado em marcha lenta antes de desligar a leitura será provavelmente de uma condição rica/fria, mas não corresponde à leitura de determinada abertura de borboleta.</p><p>Mistura pobre resulta em combustão muito quente, menos potência e sintomas de falta de combustível/alimentação (como a pré-ignição), e desgaste acelerado das peças (comum furar pistão, quebrar anéis, etc). A vela terá coloração muito branca, sem resíduos, exceto pequenos pontos pretos na porcelana.</p><p>Mistura rica resulta numa combustão mais fria, que "rouba" calor e auxilia o arrefecimento, por isso motores refrigerados a ar são propositadamente ajustados para misturas mais ricas (levemente). O único problema é que quanto mais rica a mistura maior consumo e emissões (pois a queima não foi completa),fora a perda de desempenho/potência. Pior ainda, se a mistura estiver excessivamente rica haverá pior lubrificação, pois o excesso de gasolina restante (não queimada e não expelida) "lava" o óleo da parede do cilindro e acelera o desgaste, e também desce combustível para o cárter, diluindo o óleo com gasolina. A coloração da vela será escura, carbonizada, seca até certo ponto, e no caso de mistura muito rica a carbonização vista na vela será oleosa pois há mistura com o óleo do cárter.</p><p>Boa sorte!</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="SBP, post: 10101, member: 2949"] Lembre-se também que altitude e temperatura são muito relevantes. Quanto mais alto mais rarefeito é o ar, portanto com menos ar menos combustível será necessário, ou a mistura ficará muito rica. Quanto mais frio mais denso é o ar, portanto mais moléculas entram e mais combustível é necessário. Para leitura de vela mantenha o motor na faixa de aceleração desejada (marque no manete 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8 e 100% abertura, isso ajudará nos testes)por pelo menos 1 minuto e desligue sem alterar a posição do manete. Também é possível em cada faixa de abertura fazer alterações na mistura com o motor funcionando e analisar o comportamento, e assim irá propositadamente ouvir sons de mistura pobre e rica, e ficará mais fácil ajustar. Se o motor for deixado em marcha lenta antes de desligar a leitura será provavelmente de uma condição rica/fria, mas não corresponde à leitura de determinada abertura de borboleta. Mistura pobre resulta em combustão muito quente, menos potência e sintomas de falta de combustível/alimentação (como a pré-ignição), e desgaste acelerado das peças (comum furar pistão, quebrar anéis, etc). A vela terá coloração muito branca, sem resíduos, exceto pequenos pontos pretos na porcelana. Mistura rica resulta numa combustão mais fria, que "rouba" calor e auxilia o arrefecimento, por isso motores refrigerados a ar são propositadamente ajustados para misturas mais ricas (levemente). O único problema é que quanto mais rica a mistura maior consumo e emissões (pois a queima não foi completa),fora a perda de desempenho/potência. Pior ainda, se a mistura estiver excessivamente rica haverá pior lubrificação, pois o excesso de gasolina restante (não queimada e não expelida) "lava" o óleo da parede do cilindro e acelera o desgaste, e também desce combustível para o cárter, diluindo o óleo com gasolina. A coloração da vela será escura, carbonizada, seca até certo ponto, e no caso de mistura muito rica a carbonização vista na vela será oleosa pois há mistura com o óleo do cárter. Boa sorte! [/QUOTE]
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