Rafael Barros, Rio de Janeiro

rafabarrosrj

New member
Olá, bom dia. Sou Rafael Barros, 31 anos, jornalista e moro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Há 2 anos, comecei a ir para o trabalho de bicicleta, devido à curta distância de 3 km a partir da minha casa. Durante 1 ano, utilizei o transporte de forma não motorizada, mas chegou o verão e percebi que chegava muito suado. Como não tinha chuveiro no local, considerei trocar por uma elétrica.

Confesso que foi um vôo cego. Tinha pouca informação e comprei única e exclusivamente pensando nesses 3 km entre casa e trabalho. Mas me surpreendi. Descobri um veiculo incrível. Mais rápido que uma bike comum, isento de impostos, com custo baixíssimo de recarga e disponibilidade gratuita de estacionamento. E não só, um modelo (biobike Nova Ipanema 250W - bateria de chumbo - 30 km autonomia - 30km vel.máxima) com setas, farol e alarme, banco largo e confortável, além de travamento de roda e alarme.

Infelizmente, como moro numa ilha, enfrentava um problema sério para recarregar a bateria. A bike pesa 43 quilos, 13 dos quais só do conjunto em chumbo. Impossível atravessar num barquinho com ela. Precisava deixá-la num estacionamento no continente, desacoplar a bateria, levá-la num carrinho de feira e carregar a cada 3 dias em casa. Outra questão que começou a me desagradar foram as subidas. Qualquer inclinação maior que 11° me obrigava a pedalar como uma bicicleta comum, e para manter uma velocidade mínima.

Conheci a Bicimoto em pesquisa para modelos de bicicletas que subissem ladeiras de forma satisfatória (com pouco ou nenhum auxílio dos pedais) e não pesassem tanto. Peguei o endereço e fiz uma visita à empresa. Minha idéia inicial seria apostar nas motorizadas, mas vi que o motor precisava amaciar, que a bike fazia um barulho considerável em comparação à elétrica e que havia a necessidade de abastecimento com gasolina e óleo. Confesso que não tenho disciplina para gerenciar esses fatores. Pareceu-me uma opção pouco prática, embora mais barata. Optei pelo conforto e comecei a procurar modelos de kits elétricos.

Hoje minha duvida é quanto à potência desses kits. Para subir uma ladeira considerável, de 30 a 40°, sem perda significativa de potência, qual modelo seria o ideal? Resolvi buscar ajuda no fórum e espero contar com amigos mais experientes para me orientarem. E, claro, fico à disposição para qualquer ajuda que possa dar.

Forte abraço a todos.

diegobike

New member
amigo ja vi kits na internet de até 1250 w mais é so kit gringo acho que nacional do até 1000 w o que é potencia pra caramba <<<< LINK REMOVIDO PELA MODERAÇÃO >>>> veja esse ai!!!!!!!!! vlw

Última edição por um moderador:

rafabarrosrj

New member
Boa dica, Diego. Vi que os kits em chumbo (o caso desse anúncio) são obviamente mais pesados, então não sei se ficaria legal. Uma das coisas que pretendo é eliminar o peso. Parece que um kit de chumbo fica em torno de 25 a 30 kg. A bicimoto tem um de 800W em lítio, e a bateria pesa 4 kg, pelo anúncio. Sai 500 reais mais caro e é menos potente, mas com menos peso, pode acabar até empurrando melhor. É ver se essa equação compensa...

ctaka

New member
Rafael, se você não quer ter problemas com subidas de qualquer inclinação, existem opções tanto em bicicletas elétricas como à combustão, basicamente essas soluções fazem o motor utilizar o câmbio da própria bicicleta para vencer os aclives, para uso em bicicletas motorizadas à combustão você pode utilizar o shift kit, este não é vendido no Brasil será necessário importá-lo dos EUA, no caso das elétricas existe algo similar e disponível aqui, mas as duas opções tem um preço bem salgado.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Diegobike

Em 3 dias apaguei 2 links em postagens suas de empresas concorrentes da Bicimoto.

Retirado do Tópico REGRAS DO FÓRUM

5.4 - Propaganda ou referência direta a qualquer marca registrada que não tenha vínculo com a Bicimoto ou com o Fórum. Exemplos: Propaganda de motores de outros fabricantes/marcas, propaganda de empresas que atuem na concorrência direta da Bicimoto, óleos, lubrificantes, marcas registradas ou consagradas. Postar em qualquer Tópico links, endereço ou telefone de empresa que comercialize kits de motorização a explosão ou elétricos.

Como pode ver não é permitido publicar links de empresas concorrentes aqui. Se e quando desejar informar um link a outro membro faça-o por mensagem privada. Lembre-se que este Fórum é patrocinado e mantido pela Bicimoto Bicicletas Motorizadas. Lamento informar que a reincidência te levará a sofrer punição. Com duas punições o banimento definitivo do Fórum se dará automaticamente.

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafabarros

De fato bicicletas elétricas com baterias de chumbo são muito pesadas. Não apenas mais pesadas que as de Lítio, mas com menor autonomia, maior tempo de carga e vida útil menor. Isso sem entrarmos no mérito do "politicamente correto" quando lembramos que nosso país não segue uma política séria quanto a descarte deste tipo de material tóxico.

Eu tenho uma BioBike modelo Ipanema de 250 Watts com baterias de chumbo e uma outra bicicleta com kit Bicimoto com baterias de Lítio.

A Bio

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82thdbAhJ_BDC_FeGEoz6GnyTfVGVfFUSFm2W95h923IHSCSZBAQF91rFEGGMMOWKrhNvyWqMn7TJgsIbmIR1dpDAJtU9VC3RVLgCFbsCevDzYduEUgL71w80A.jpg

A com kit de Lítio

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sYRozbYg7r6E23HGZpE9412KcQKJPGZuQZDL7zqFQSwVXKeiAS02d2JE7jH7_JmMbc4SMfSPD4kHUnJClDRLk8AJtU9VBLVFvU2pVbCi5sGypIJBcmia3I1w.jpg

A diferença entre as duas é enorme... Começa pela autonomia, passa pela velocidade máxima e até pelo tempo incrivelmente menor de carga para as baterias de Lítio. Com as instalação do kit na dianteira e do pack de baterias na traseira o peso ficou muito bem dividido deixando a bicicleta com uma dirigibilidade ótima. Com este kit já passei dos 50 Km/h e a autonomia chegou a ótimos 65 Km. Claro que pilotei buscando o máximo de economia, pedalei nas arrancadas e maneirei no acelerador.

Com relação a sua colocação "Para subir uma ladeira considerável, de 30 a 40°, sem perda significativa de potência, qual modelo seria o ideal?"

A resposta é NENHUM... Categoricamente afirmo que nenhum modelo de bicicleta motorizada ou elétrica sobe uma ladeira com inclinação de 40º. Para você ter idéia o limite recomendado no manual do proprietário da Mitsubishi TR4 é de 35º e o detalhe é que este carro tem 131 Cv de potência contra 2, 3 ou 4 Cv das bicicletas elétricas mais fortes do mercado. Se o objetivo é vencer ladeiras com esta inclinação amigo melhor comprar uma moto heheheh...

rafabarrosrj

New member
Carlos, o mais provável nesse caso é que eu tenha me enganado quanto à inclinação, provavelmente menor do que eu pensava. Devo estar falando possivelmente de 20 a 25º e não de 30 a 40. Gostei muito dessas diferenças positivas a favor da bicimoto e hoje digo que estou inclinado mesmo a trocar a minha. A questão é que com a minha atual eu não subo direito nem 15°. O único senão é em relação ao que chamaria "kit segurança" para andar no meio dos carros (farol, setas, buzina), mas creio que eu possa utilizar modelos a pilha. Postei no outro fórum, da bike que pretendo comprar, só para completar as 3 perguntas que ficaram inviabilizadas pelo possível erro quanto à inclinação. Se puder respondê-los, te agradeço. Agora vou tentar vender a minha atual para ajudar na compra dessa nova. Abraço e obrigado mais uma vez.