Quebra da Campânula

Black Hawk

New member
Amigos do Forum, boa noite!Sabado passado dia 5 de maio, estava saindo pro trabalho com minha Black Hawk quando ainda perto de casa, pra minha sorte, senti q estava perdendo força e nao saia do lugar. O motor continuava funcionando normal, inclusive eu podia acelerar a vontade q ele respondia a altura, no entanto nada de força na Clucth Box. Como estava com pressa pro trabalho, a unica coisa q pude fazer foi voltar pedalando pra casa (q ainda estava perto) pegar minha magrela sem motor e partir pro trampo.Eu sabia q com o motor trabalhando normal, o problema só teria outro lugar pra ocorrer, na transmissao de força motor-clucth box.Dito e feito, hoje a noite consegui ter tempo pra mexer na Black e realmente estava lá o problema. Campânula quebrada!!Já desmontei tudo e limpei. Agora só falta arranjar uma Campânula nova, recolocar no lugar e sair com a magrela na pista de novo. Afinal de contas já tem uma semana q nao ando com ela. heheheCom certeza nosso amigo Carlos poderá esclarecer melhor a todos nós do forum, qual seria talves o motivo dessa quebra de Campânula e esplicar detalhadamente (como bem sabe fazer) como podemos coloca-la de volta no lugar.Vou tentar postar as fotos q tirei do meu processo de desmonte da Clucth Box, com a peça quebrada.Abraço a todos e espero q essa experiencia pela qual passei possa ajudar outros amigos do forum.10052012.jpg10052012(004).jpg10052012(007).jpg10052012(003).jpg10052012(005).jpg
 
Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
A descrição que você me passou no dia que ocorreu a quebra foi... "motor ligado esquentando mas a bike só no embalo. Quando resolvi acelerar já quase na Academia Oceanica, percebi o problema. Eu acelerava mas a gente nao andava. Era como se as correntes internas da Clucth Box nao estivessem mandando força pra corrente Havy Duty."

O que posso entender lendo a sua narrativa é que a motorizada estava na "banguela" (descendo a rua com o motor em marcha lenta, logo com os pads sem encostar na campânula ou o mesmo que uma caixa de marchas desengrenada) para que esquentasse o motor.

Quando a motorizada foi acelerada ainda em movimento e em um suave declive a repentina conexão entre os pads da embreagem e a campânula foi demasiadamente forte no momento da aceleração e com isso ouve o rompimento da mesma.

Pesquisando sobre o ocorrido em meus guardados posso te dizer que não é um problema comum ou recorrente considerando que de mais de 1300 kits (estimativa minha) 4 tempos apenas 4 apresentaram este tipo de problema o que dá uma média de uma quebra para cada 325 kits 4T. Considerando ainda que destas quebras duas ocorreram com a mesma pessoa a média cai ainda mais pois na verdade seriam 1300 / 3 (clientes) = 433,3. Ou uma campânula quebrada a cada 433 kits 4T instalados.

Ao pilotar uma motorizada de 4 tempos é perceptível logo na arrancada o grande torque do motor. Como sabemos o conjunto de 3 pads reage à aceleração e a própria força centrífuga gerada pela aceleração (por isso embreagem centrífuga) indo de encontro à campânula. Neste momento os pads funcionam como sapatas de freio fazendo com que a campânula seja travada e gire junto. Literalmente trava o sistema.

Numa situação como a descrita em que o conjunto encontrava-se em marcha lenta e repentinamente foi acelerado a variação de velocidade entre o eixo do motor (onde os pads estão fixados) e a roda traseira podem causar um tranco e este tranco causará o rompimento da campânula. Acredito que o sub-dimensionamento do sistema seja proposital pois do contrário o tranco poderia travar a roda traseira, danificar os pads ou mesmo entortar o eixo do motor ou ainda um dos eixos (primário ou secundário) da clutch box.

Substituição da campânula.

Em primeiro lugar é necessário retirar a porca de fixação da campânula para em seguida soltar a base com rosca da campânula do eixo primário (este da foto abaixo desculpem pelo foco precário).

PQAAALXwCamBh9hDNJpfgb-wn3mPQa1DMLLcOyYhxT0bSmiQP7sXyNGjQzjSGHE-VAJkzbmaB-jxmpZ0bsRKH6B7F-4Am1T1UB8Z7vtnVHW61Fyd0d4BxEQztFUL.jpg


Quando a porca e a base estiverem fora girar o pinhão em sentido horário olhando para o eixo afim de tentar diagnosticar possível empeno em função do tranco. Se o eixo estiver funcionando normalmente basta atarraxar uma campânula nova no eixo primário, colocar a arruela fresada sobre ela e por fim a porca. Para o aperto final é necessário travar a coroa menor da clutch box. Isso pode ser feito travando a corrente com uma chave de fenda fina entre os elos e apertar a porca de fixação no sentido horário.

Clutch box sem a campânula...

PQAAAAQNvQrBysdM8dO2gtXkc14HWLpE0THwim1Y3Rsudm73wHFr6rYll_3JJK8jLhVbIE27Mt1XaFycLkM0ZrzeKpYAm1T1UOTWCvlRikWgqsFsXmGRxO9ysyig.jpg


Clutch box com a campânula e a arruela fresada...

PQAAACwDQDjML8bOQylIz3oWWDBSqx4YXOwuHFL4vMT-qbpTMdr25LLzPVGKr8gyCd3rB2twQHP2TqLanwLoq2fVOy0Am1T1UA900m7is3AyE0_NZvhIr24NeG5i.jpg


Clutch box pronta com a porca de fixação instalada...

PQAAAEyGPZ6ldBzAqJzVamz7b0VggRPWI3zOs9ZppeqHV_D5QWel68dClw-RujoKdA2ErSNpXiOI6EES5z4eiIvf0MEAm1T1UFVyRTls2eqCVnzApIGmydUdKoZt.jpg


É recomendado que o motor seja aquecido com a motorizada parada e não em movimento e isso vale para os kits de 2 e 4 tempos. Também é recomendado que o recurso conhecido como "banguela" seja evitado como nos automóveis de forma a evitar trancos na transmissão. Você tem a "sorte" de ser meu vizinho heheheh então sabe que pode contar comigo em qualquer etapa do processo de retirada e instalação da campânula. Forte abraço
 

Black Hawk

New member
Grande amigo... Como sempre vc consegue ser completissimo nas suas explicaçoes. Realmente certas praticas se é q posso chamar de convenientes ou preguiçosas como o q fiz deixando a bike descer na banguela ou até mesmo esquentar ela em movimento, estao muito erradas. É q as vezes a pressa ou a comodidade, chame como quiser nos levam a isso.
Sei q nao fui prudente com tais atitudes, mas continuo achando q tenho certa parcela de AZAR com essa peça. Pois assim como eu, acho q devem existir outros donos de binas q sem querer cometem esses mesmos erros q cometi. E como somente eu, consigo quebrar a campanola? hehehehe
Enfim erros acontecem... E estao aí pra gente aprender com eles.
Espero conseguir logo uma peça nova, pra continuar a usar minha magrela. Sinto falta de sair com a Black.
Talves fosse conveniente encomendar uma feita de ADAMANTIUN... Quem sabe aí ela seria resistente a mim... hehehehe
Amigo Carlos, sei q posso sim contar com sua ajuda como sempre.
E obrigado pela resposta tao bem detalhada sobre o ocorrido desde o motivo até a soluçao do problema.
Grande abraço...
 

Carlos Mayer

New member
Eu bem sei como é o ritmo da vida que levamos, horários a cumprir, aqueles 5 ou 10 minutos extras debaixo do edredom pensando em como seria bom se fosse um feriado ou Domingo, a responsabilidade de chegar ao trabalho na hora... Acaba que uma banguela com o motor ligado parece o ideal para ganhar alguns minutos de tempo precioso...

Com relação à fabricação de uma campânula em material mais resistente como aço temperado já pensei nisso também. Mas primeiro esbarraríamos na questão custo. Falei com um torneiro meu amigo e ele disse que uma peça como estas não ficaria por menos de 150 ou 200 reais.

Seu maior peso poderia vir a danificar o retentor que fica no eixo primário impedindo que a graxa da clutch box vaze em direção à campânula. devemos considerar também que um tranco com uma campânula de aço poderia refletir diretamente sobre o eixo do motor e o conjunto de pads danificando-os.
Imagino que a resistência da campânula original dos kits de 4 tempos tenha sido calculada exatamente no sentido de proteger as outras partes do motor de danos em situações como o que ocorreu contigo.

Se usarmos os automóveis para exemplificar esta questão seria como se em um carro descendo desengrenado (na banguela) uma ladeira o motorista embreasse e engrenasse 1ª marcha tirando em seguida o pé da embreagem. Se a 1ª marcha entrasse o tranco seria bastante forte e danos poderiam ocorrer ao trambulador ou mesmo às engrenagens...

Forte abraço amigo
 
Última edição:

Black Hawk

New member
Brigadao Carlos!!! Com certeza lembrarei dessa experiencia chata assim q estiver andando na Black de novo. Espero conseguir assim q der, uma campanola nova. Valeu a força!!
Abraçao amigo...
 

matheus19

New member
Futuramente estava pensando em comprar um motor 4t e motar uma nova bina, mas ai me veio uma duvida, existe peças de reposição para o motor 4t? estava pensando se algo quebrar igual aconteceu como o amigo acima tem como arrumar? entrei no site e não vi nehuma peça de reposição especifica para o motor 4t
 

Carlos Mayer

New member
Sim, a Bicimoto dispõe de todas as peças de reposição para os motores de 4 tempos. Devido à maior complexidade mecânica destes motores (válvulas, comando, acionadores, bomba de óleo etc) em relação aos 2 tempos geralmente os serviços de manutenção dos motores 4 tempos são feitos em nossa oficina e por este motivo as peças não são ofertadas no site de e-commerce.
 

matheus19

New member
Mas existe jeito da bicimoto enviar uma peça atravez de um pedido? exemplo se estraga algo que eu saiba arrumar atraves de uma peçla de reposição eu poderia fazer o pedido da peça? ou teria que enviar o motor para a oficina via correio para eles arrumarem e mandarem de volta? queria tirar essa duvida porque futuramente irei comprar uma 4tempos.
 

Black Hawk

New member
Bom dia amigos do forum!!!! Como dei inicio a esse topico falando sobre a quebra da Campanula do meu motor 4T, achei muito importante vir aqui tb informar q meu 4T já está funcionando. Neste ultimo sabado dia 14, com a peça nova em maos eu e meu grande brother (é otimo ter um brother mecanico!! hehehe ) colocamos a Black pra funcionar depois de uns 2 meses parada. Na realidade com a Clutch Box aberta, decobrimos q nao era so a campanula q havia quebrado, alem dela um outro eixo dentro da Clucth tb se estragou, alem é claro do carburador estar levemente entupido, pelo tempo q ficou parado. Como o Carlos costuma manter algumas peças sobresalentes em casa, conseguimos arrumar as peças na Clucth e com o q ele chamou de xarope (uma espirrada de WD40 no orificio do giclê) desentupimos o carburador e ainda pudemos dar uma boa limpeza na Black e na Silver (Bike Motorizada dele). Pelo menos a Black estava muito suja!!! hehehe
Venho aqui tb agradecer a grande assistencia q esse meu brother me deu, para colocar minha magrela pra rodar de novo.
Carlos, brigadao pela força e parabens por essa sua dedicaçao em ajudar donos de bikes motorizadas, q assim como eu, nao tinham nenhuma experiencia com motores e agora começam a aprender com a sua ajuda. Valeu mesmo!!
 

Carlos Mayer

New member
Que é isso amigo...

Você é o membro número 00002 do Falcons Nest, amigo de quase duas décadas e ainda por cima vizinho heheheh... As bicicletas motorizadas são como uma "confraria" e seja no Fórum ou nas comunidades do Orkut e Facebook o único desejo é ajudar sempre que possível...

Espero que em breve possamos marcar mais um passeio com nossas 4T devidamente adesivadas e brilhando... E depois compartilhar com o pessoal daqui do Fórum... Não é?

Forte abraço brother
 

Fabiospt

New member
Bom dia a todos!!! bom dia Carlos!! meu amigo passei bastante tempo trabalhando fora e a uma semana voltei pra minha casa. e ontem quando fui trabalhar, pra minha surpresas, quebrou exatamente na porca que prende a campula. o engraçado é que a minha bina esta funcionando normal pois so quebrou a porca. mesmo assim procurei na bicimoto e nao tem essa campula pra vender. carlos onde eu poderia achar pra comprar? valeu carlos!!
 

Carlos Mayer

New member
Olá Fabio...

A Bicimoto tem a campânula sim... Acho que ainda não tiveram tempo de atualizar a página com as peças das 4T... Mas não esquenta não manda um e-mail para atendimento@bicimoto.com.br aos cuidados do Sr Claudio Cruz que rapidamente sua 4T estará andando novamente Ok... Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Existe uma ferramenta original do fabricante que trava o eixo primário (o da engrenagem menor) permitindo trabalhar na porca seja soltando ou apertando. Sem esta ferramenta só mesmo o famoso quadro do Faustão "Se vira nos 30"...

Agora se a sua porca quebrou ela já não está solta? Ou você se refere a como soltar a campânula do eixo?

Acredito que tenha quebrado o eixo primário de seu 4T e não a porca... Abç
 
a porca ta inteira a campanula quebrou uma bola em volta da porca e nao consigo travar para retirar, uma suvida se travar a esgrenagem do lado de dentro da cluch box com um pano e alicate de preçao nao estraga ? para poder soltar a porca por que nao consigo travar co o pedaço da campanula que restou!
 

Carlos Mayer

New member
Guilherme acho mais segura no seu caso segurar o pedaço que restou da campânula com o alicate de pressão e com a chave soltar a porca... Aplique um pouco de spray desengripante e dê umas 2 ou 3 batidinhas (de leve) com o martelo para ajudar a soltar...

Segurar pelo lado da engrenagem/eixo não me parece a melhor idéia já que pode danificá-los Ok. Abç
 
Top