Quadro Rachando

Carlos, boa noite. Rapaz, gostaria de saber se há alguma forma de reduzir a "transparência" da vibração do motor para o quadro. Em janeiro passado, montei uma bike para o meu filho. Comprei tudo novo. Motor e bike. A bike é um modelo beach ea montagem ficou espetacular. Fazendo o maior sucesso até que, sérias rachaduras sugiram no quadro. Além do suporte do descanço que quebrou a solda. O suporte do freio traseiro também quebrou. Resumindo, o quadro está se desfazendo.
A motorização é a de 80cc.
Agora preciso comprar um quadro pois, acredito que não dê para recuperar este e o lojista que vendeu disse que não vai dar garantia pois o uso não é o indicado pelo fabricante do quadro (eu nem posso descordar).
Queria ver com vc então o que pode ser feito para melhorar isto e saber também, onde posso adquirir um bom quadro, do mesmo estilo (beach - vitage).
O quadro nem precisa ser novo desde que seja bom e resistente.
Aguardo seu retorno.
Um grande abraço Rogério Moreira/Volta Redonda - RJ
 

Carlos Mayer

New member
Olá Rogério

Outro dia conversava com o dono da Cicle Pedalando que fica aqui na Região Oceânica de Niterói justamente sobre o quão diferentes são quadros supostamente iguais... Explicando melhor, eu tenho 3 bicicletas motorizadas uma vermelha, uma prata e uma preta que são respectivamente de 50cc 2T e as outras duas de 50cc 4T a preta por exemplo já rodou 14.000Km e as outras duas em torno de 1.500 a 2.000Km cada e nenhuma delas apresentou qualquer problema nos quadros...

Por outro lado, um amigo comprou um quadro beach cruiser em outra loja aqui na região e eu montei a motorizada (80cc 2T) abaixo

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Com menos de 2 meses de uso o quadro apresentou rachaduras próximo à mesa do guidão e também próximo ao movimento central. Desmontamos a motorizada para soldar e pintar o quadro e por curiosidade resolvemos tirar as medidas de um dos meus e do dele que estava rachando. A diferença variava entre 1 e 2 centímetros (para menos) na dele em quase todas as medidas... Aparentemente eram iguais, mas na verdade totalmente diferentes e de fabricantes diferentes...

A conclusão que cheguei é que um mesmo modelo de quadro de dois fabricantes diferentes tem qualidade diferente. Isso no material usado e principalmente nas soldas usadas. Sem falar de uma verdadeira invasão de quadros chineses que custam 1/2 do preço dos nacionais para as lojas e ai pode estar a explicação do ocorrido com a motorizada do seu filho.

A utilização da motorizada também colabora no processo de deterioração destes quadros genéricos. Passar em alta velocidade por buracos e lombadas, pneus com calibragem acima da recomendada, pneus de baixa qualidade, ausência de suspensão dianteira e até mesmo o tipo de pavimento onde ela costuma ser usada...

Os quadros que comprei até hoje não me deram dor de cabeça e olha que uso as motorizadas para tudo chova ou faça sol de segunda a segunda... Posso te passar o telefone do dono do Cicle Pedalando que se chama Moisés (21) 2609-1962 e se for de seu interesse quem sabe ele te envie um quadro beach cruiser igual aos meus pelo Correio. Custam aqui R$ 100,00 sem frete...

A instalação de uma suspensão dianteira Zoom como esta...

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E de pneus mais "gordos" como o Kenda Flame nas medidas 26" x 2.25 também ajuda a minimizar a vibração e consequentemente danos ao quadro...

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Infelizmente amigo Rogério acho que te venderam gato por lebre... Forte abraço
 
Grande Carlos,
Boa noite.

Muito obrigado pelas informações.
Realmente, devem ter me empurrado uma "porcaria" chinesa contudo, os pneus, eu fiz a compra dos pneus Kenda Flame legítimos (vi que existe uma cópia de qualidade duvidosa), insteli folhas Vzan com raiação dupla e cubos rolamentados. Freios Deore e a suspensao é que não foi uma Zoom. Foi uma Logan. Deveria ter gasto mais um pouquinho. O Selin é daqueles em couro duro com três molas. Um verdadeiro luxo. Acredito que o problema maior seja a questão da motorização que, se comparar com as suas bikes, é mais forte já que é um 80cc. Isto associado a um quadro "vagabundo", deu no que deu.
Com relação às vias de circulação, ele usa em nosso bairro e eventualmente, dá uma fugidinha mas só em asfalto muito liso (é uma agradável característica de Volta Redonda - asfalto liso).
Mas eu vou entrar em contato com o amigo Moisés e vou encomendar um quadro deste com ele. E a suspensão Carlos, qual o valor de uma desta só para eu ter uma noção. Estou vendo que os preços são bem diferentes dos praticados aqui.

Mais uma vez obrigado.

Grande abraço

Rogério Moreira
 

Carlos Mayer

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Boa noite Rogério

Pela descrição realmente montou um conjunto que deveria suportar a "pressão" da motorização. A hipótese mais provável é que tenha dado realmente azar no quadro... Quanto à motorização não existe realmente muita diferença entre o 50cc 2T que tenho aqui instalado e o "80cc" que na verdade tem 66cc reais... Na verdade o meu quadro é que deveria ter partido considerando que tenho 90Kg (imagino mais que seu filho) e o motor 50cc eu preparei com carburador speed e filtro de alta vazão, janelas de admissão e escape trabalhadas... Anda muito pode acreditar :)

Para completar o "veneno" comprei hoje este escape que será devidamente adaptado... Em breve fotos e vídeos do serviço

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Se for entrar em contato com o Moisés diga que foi recomendado pelo Carlos "Gaúcho" que ele logo ligará o nome à pessoa heheheh... A suspensão aqui deve custar em torno de R$ 130,00 (Moisés pode confirmar) e no Mercado Livre a partir de R$ 100,00 ou 110,00 onde também vale à pena dar uma olhada...

Se precisar de qualquer coisa é só falar Ok. Forte abraço
 
Carlos, farei então o seguinte: compro o quadro e depois vou verificar a melhor opção de comprar a suspensão.
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Vou tentar fotografar o antes e o depois da reforma.
Um grande abraço.
Ps.: Gaucho é............? Hum...........!!!(rsrs) A proposito: meu filho pesa exatos 90kg
 

Carlos Mayer

New member
Olá Victor

Eu sentia em minha 50cc falta de combustível em altas rotações principalmente depois de trabalhar os coletores de admissão e escape que foram ligeiramente escareados e polidos com uma retífica manual. Isso foi feito para aumentar a velocidade de entrada de combustível e também da saída dos gases quentes. Apesar de simples esta "mexida" trouxe uma grande melhora de desempenho sem significativas alterações no consumo mas a questão da falta de combustível em altas rotações ficou ainda pior. Busquei na internet um carburador feito sob medida para motores 50cc já que por exemplo os que estão a venda no Mercado Livre são para motores de 80cc...

Localizei um Speed no site www.sickbikeparts.com que visualmente é quase igual ao nosso e vem com 3 agulhas, 3 giglês e ainda kit de juntas sobressalente. As agulhas e giglês permitem encontrar a mistura ideal com uma gama maior de opções e foi o que aconteceu depois de 4 ou 5 testes. O filtro deste modelo é quadrado e de maior vazão que o original ou seja capta mais ar do que o que vem no motor... Em suma a motorizada ficou redonda em todos os regimes de rotação e ainda chego fácil aos 60 - 65Km/h (máxima testada de 82Km/h em uma reta com coroa de 44 dentes) sem forçar o motor.

Repare a palavra SPEED logo acima do parafuso da lenta e o filtro de ar como é diferente do original

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Quanto ao escape considero um complemento pois a saída do original tende a sujar a roda traseira e limpar dá o maior trabalho. Pretendo colocar a saída na direção da balança esquerda traseira ou se possível por baixo do banco como nas motos de cross. Repare que ele tem uma pequena câmara de expansão logo após o coletor mas não chega a ser dimensionado. Encomendei o meu pelo Mercado Livre e custou R$ 70,00 o escape e R$ 41,00 de frete para o RJ.

Quando chegar é só moldá-lo para que fique bem encaixado, pintar de preto fosco 600ºC e enrolar com manta térmica as partes de cano fino...

O processo será todo registrado e publicado aqui... Forte abraço
 
Legal, quero evoluir a evolução deste escape, estou para comprar uma nova motorizada para meu irmao, e o escape original não me agradava em muitas coisas uma delas como você disse, comprar outro da sickbikeparts fica muito caro pro Brasil ainda mais agora que estão pegando pesado na alfandega.
E outra coisa que me assustou: 60-65 Km/h, não sei se é pela diferença do 50 e 80cc mas pra mim isso é absurdo e impossivel, ando a 40km/h e ja considero forçado um pouco, agora 82 Km/h com coroa de 44 dentes??? Meu Deus, isso da mais de 12000 rpms...
 

Carlos Mayer

New member
Em absoluto... Não chega nem perto das 12.000 RPM's. Acredito que com as alterações feitas o regime máximo de rotação esteja na casa das 9.200 a 9.800 RPM contra as 7.500 de um motor original... Posso até afirmar que este é o limite de giro deste motor pois o CDI não vai além disso e começa a dar corte elétrico... Que questione-se também o quão preciso é o velocímetro Serfas que está instalado nela mas acredite que anda... Anda e muuuuito...

O chato da importação é a demora, a dificuldade de pagamento (PayPal ou cartão internacional) e o enorme risco de pagar altas taxas de importação. Este carburador custava na época U$ 65,00 com filtro. Chegou em minhas mãos 32 dias depois e pasmem sem taxa nenhuma... Já um amigo importou um shift kit e pagou quase 80% de taxas tornando a brincadeira proibitiva heheheh...

Vou fotografar e filmar o passo a passo do trabalho com o escape e principalmente fazer uns testes de desempenho e consumo antes e depois de instalá-lo na cinquentinha...

Depois do escape o próximo passo será um cabeçote de alumínio feito em casa como alguns que andei vendo em Fórum americanos... E uma embreagem de competição como a deste motor...

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Isso tudo com muita calma e à medida que a grana permitir é claro... Mantenha contato. Forte abraço
 

budget100

New member
Prezado Mayer.

Espero não levar bronca. Mas começarei a escreverer sobre o primeiro assunto "Quadro Rachando".
Creio estar "fechando" o projeto da montagem da Bina. Não quero instalar apenas o motor em uma bicicleta, mas sim fazê-la de uma forma mais harmônica evitando a imagem de "louva Deus" como tenho visto algumas em minha cidade. O assunto deste tópico acelerou o fechamento de meu projeto na aquisição de um quadro decente, raiação mais forte, em inox, pneus bem largos, aros firmes também, freio contrapedal etc.. Entretanto, ainda fiquei com algumas dúvidas que peço ao amigo para esclarecer-me:
1 - Vejo várias bicicletas montadas, modelo Beach, em que o quadro aparece amassado para serem fixadas as abraçadeiras em""U" de fixação do motor. O Kit da Bicimoto não vem com abraçadeiras maiores para não causar este desagradável acabamento?
2 - Vi, também outro KIT na internet, Chinês - que ao que me parece tem todas as peças básicas de todos os Kits de motorização, inclusive o Bicimoto, com algumas diferenças de detalhes, parafusos e principalmente carburação. A empresa veicula um carburador de "Gaveta" e promete mais potência do motor por conta disso. Aparentemente a carburaçào tem uma entrada de ar mais generosa. Seria este o carburador Speed que você informou no tópico?
3 - O uso da bicicleta motorizada provoca a necessidade de reapertos frequentes e preocupações neste sentido?
4 - O envolvimento de alguma cinta de borracha nas abraçadeiras não traria um pequeno efeito de coxim reduzindo a vibração em todo o conjunto?

Agradeço sua apreciação sobre minhas dúvidas. Um forte abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Olá Budget

Quanto à questão da qualidade das peças sim é fundamental para que você tenha uma bicicleta motorizada confiável, resistente e segura. Raiação dupla inoxidável, eixos rolamentados, aros de folha dupla como por exemplo os da Zvan, pneus de marcas consagradas como Pirelli, Maxxis ou Kenda e idem câmaras de ar sem mencionar freios V-brake (ou disco mecânico na dianteira) no mínimo de alumínio e jamais de plástico são quase pré requisitos para montar uma motorizada.

Quanto à instalação do kit em bicicleta equipada com freio contra pedal sim é possível, mas antecipadamente informo que terá que levar a coroa a um torneiro para que o furo central seja aumentado em função do maior diâmetro do eixo que equipa o contra pedal...

Respondendo seus questionamentos em ordem para não me perder:

1- Os kits Bicimoto vem com dois sistemas de fixação do motor. Para quadros standard e para quadros oversized como pode ver na imagem de minha Cruiser oversized com o sistema de fixação do kit Bicimoto. Repare que não existem amassados heheheh...

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2- Todos os kits são chineses. Todos os kits saem da mesma fábrica em Xangai e os distribuidores espalhados mundo afora aplicam seus adesivos e criam denominações diferentes e "vantagens" como parafusos Allen ou cromados... Os modelos de carburador podem variar dependendo da geração do motor entende? A Bicimoto já comercializou modelos de geração 1, 2, 3 e agora só tem os de 4ª geração em estoque que é a mais moderna disponibilizada pela fábrica. Quanto ao meu carburador é um Speed que de diferente do original tem apenas maior vazão de combustível e filtro de ar mais "livre". No kit que importei dos EUA vieram 2 agulhas, 3 giglês e 2 jogos de juntas. Com as 2 agulhas e os 3 giglês eu consigo uma gama maior de regulagens na mistura ar combustível mas sempre beneficiando o desempenho já que os giglês são maiores do que o do carburador original.

3- Como qualquer veículo motorizado a manutenção preventiva deve ser uma rotina. Cabos, conduítes, braçadeiras, porcas e parafusos devem sim ser verificados periodicamente pois afinal de contas estamos falando de um kit adaptado a uma bicicleta. Eu dou uma "geral" nas minhas pelo menos uma vez por mês. Para citar apenas um exemplo minha 50cc 2T está com mais de 14.000 Km rodados em três anos e meio de uso e o motor nunca foi aberto.

4- As braçadeiras que acompanham o kit para instalação em quadros oversized são revestidas com uma mangueira justamente para proteger o quadro e diminuir a vibração. Quanto ao suporte posterior do motor sim, eu recomendo a colocação de uma tira de câmara de ar entre ele e o quadro. Quanto à vibração ela é normal afinal estamos falando de um motor de 2 tempos mas aqui mesmo no Fórum já postei dicas de como minimizar a vibração.

Fique a vontade para tirar suas dúvidas. Forte abraço
 
Olá Carlos, boa noite. Estive aí na loja do amigo Moisés e comprei um quadro e a suspensão que vc indicou. Ligamos para vc mas fomos informados que vc não sen encontrava. Bem...fica para a próxima. Não faltará oportunidade.
Agora vou montar esta bike, tirar novas fotos e postar aqui no forum. Espero não ter mais despesas com essa bika. O Moisés me deu garantia de um ano no quadro.
Vi que vc postou umas dicas aqui no Forum sobre a possibilidade de diminuir a vibração.
Carlos, fica assim então. Se eu encontrar mais alguma dificuldade pela frente, entrarei em contato com vc, oK?
No mais, um grande abraço e uma ótima semana.
 

Carlos Mayer

New member
Puxa que pena o desencontro Rogério... Não estive com o Moisés no final de semana mas minha mãe me disse que haviam me ligado como não anotou o telefone não pude retornar... Eu tinha saído para passear com a minha 4 tempos pelo bairro mesmo...

Quanto a motorizada fique tranquilo pois como te disse o quadro é realmente forte e não te dará problemas.

Uma coisa importante sobre a suspensão Zoom. A mesa superior deve ficar quase encostada nas borrachas e isso somente será possível colocando duas porcas por baixo dela (da mesa superior) e uma por cima do contrário a mesa ficará baixa demais acertando exatamente no debrum do tanque de combustível...

Se puder ajudar em qualquer outra coisa é só falar. Forte abraço e boa sorte na montagem.
 

budget100

New member
Lendo as sempre elucidativas informações do Carlos, "furtei" a idéia de onde adquirir o quadro de minha bicicleta e também de decidir sobre a aquisição do mesmo. Cheguei a pensar em adquirir uma bicicleta da Bicimoto. Me pareceu bastante forte, a raiação bonita e creio, eficiente. Mas os paralamas oferecidos me desestimularam completamente. Assim o pessoal que me antendeu na loja indicada pelo amigo Carlos foi atenciosíssimo comigo. Tinha tudo o que eu queria, na cor e modelo desejado. O preço cobrado considerei justíssimo. Discutimos o que eu queria no quadro e ele já deverá me enviar amanhã. Valeu pela dica.
 

Carlos Mayer

New member
Realmente tenho sorte de ter uma pessoa da qualidade do Moisés como amigo. Está sempre disposto a ajudar e trabalha realmente com peças de 1ª linha... Creio que já montei mais de 10 motorizadas com quadros e mesmo bicicletas montadas compradas na loja dele e nunca tive nenhum tipo de problema como pintura descascando, rachaduras ou trincas... Que me lembre apenas uma vez um amigo comprou uma suspensão Zoom que apresentou defeito no 3º ou 4º dia de uso (ficou sem ação) ele nem titubeou... Tirou uma zero Km da parede e trocou no ato...

Sabe ganhar amigos e clientes heheheh
 
Olá Carlos, bom dia. Tira uma dúvida minha: após o amaciamento, há a necessidade de alterar o posicionamento da agulha no pistão do carburador? Ela está na "ranhura" do meio.
 
Foto_A0171.jpgE assim ela ficou. Só fiquei triste por não ter condições de instalar o velocímetro analógico. É que, instalanda a suspensão que vc indicou, não há espaço para o dispositivo que fica fixado no cubo. Mas tudo bem. Estou adquirindo um digital (apesar de não gostar para o modelo de bike).
É isso meu amigo. Valeu a dica. O quadro e a suspensão, realmente parecem bem resistentes. E o amigo Moisés garante o quadro por um ano. Show. Grande abraço.
 

Anexos

  • Foto_A0173.jpg
    Foto_A0173.jpg
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Carlos Mayer

New member
Olá Rogério... Sim após o período de amaciamento é possível ajustar a mistura do carburador para conseguir maior desempenho enriquecendo-a ou maior economia empobrecendo-a. A agulha vem de fábrica no 3º sulco (ou o do meio no caso de agulhas com 5 sulcos) o que significa que a mistura está ligeiramente mais rica do que o necessário. Eu começo sempre empobrecendo ou seja movendo do 3º sulco para o 2º e os resultados tem sido bons. Mantém bom desempenho, liga fácil e mantém a marcha lenta...

Caso ainda não tenha feito o download do manual de carburadores das 2 tempos em nosso site faça. Recomendo a leitura pois lhe dará uma boa base e compreensão de como funciona a carburação e as regulagens. Se mesmo após a leitura do manual estiver inseguro é só falar...

Com o motor firo levante a trava em C da agulha para o 2º sulco atentando para a correta posição do pistonete (lado com "rasgo" voltado para o pino guia que fica à direita). reaperte a tampa com a mão e coloque a motorizada em funcionamento. espero por 1 ou 2 minutos para que aqueça o motor antes de colocá-la em funcionamento e faça um test drive. Se a resposta do motor à nova regulagem for boa mantenha assim por alguns dias. Novamente com o motor frio, retire a vela e verifique a coloração do eletrodo. Se a vela estiver seca e com um tom de "café com leite" é a indicação que a mistura está ideal.

Caso a vela se apresente úmida e enegrecida significa que a mistura continua rica e você pode colocar a trava em C no 1º sulco empobrecendo ainda mais a mistura. A mistura ideal sempre estará entre o 1º e o 3º sulcos.

Parabéns pela montagem da motorizada ficou realmente muito bacana. Quanto ao velocímetro é uma pena que não seja possível instalar o analógico por falta de espaço mas acredite que os benefícios de uma suspensão de qualidade como a instalada valem a "perda".

Prazer em receber notícias suas e ver a motorizada montada no capricho. Que agora só traga alegrias... Forte abraço
 
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