Posso respingar um pouco de água para refrigerar o motor?

RudyFox

New member
A algum tempo tomei a iniciativa de carregar uma garrafa de água para respingar um pouco de água sobre meu motor 66cc já amaciado (não sei quantos km) de tempos em tempos num percurso a fim de esfriá-lo um pouco mais. Isso faz mal ? Evito respingar perto do compartimento do magneto

Realmente a água sofre calefação ao ser pingada no motor e escapamento depois de um percurso razoável. É normal?
 

rancatoco

New member
É normal sim. o motor chega a temperaturas acima de 100°C. Eu acho que vc pode acabar trincando o cilindro com esse choque térmico.

Vc faz esse percurso com o cabo torcido o tempo todo? Em qual posição vc deixa a agulha do carburador?
 
Última edição:

RudyFox

New member
Procuro não forçar o motor (até pq sou pesado pra burro - 115kg) mantendo uma velocidade de cruzeiro de 30-35km/h hora acelerando, hora deixando desengrenado. Agulha no 3°sulco. aqui está a 900m acima do nível do mar.
 

rancatoco

New member
Procuro não forçar o motor (até pq sou pesado pra burro - 115kg) mantendo uma velocidade de cruzeiro de 30-35km/h hora acelerando, hora deixando desengrenado. Agulha no 3°sulco. aqui está a 900m acima do nível do mar.

Então não precisa se preocupar com a temperatura não, com 5 minutos andando ele ja ferve mesmo, é normal. O preocupante é manter altas rotações por muito tempo, aí ele não aguenta mesmo. Mas a 35 km/h pode ficar tranquilo.
 
Top