Parar a bicicleta utilizando a embreagem e os freios

defoncius

New member
Olá, pessoal. Como disse na apresentação sou totalmente inexperiente no assunto, mas estou prestes a comprar uma Bicimoto. Nunca pilotei moto nem bike motorizada, mas tenho bastante experiência em direção de automóveis. Minha dúvida é a seguinte: se eu estiver vindo na velocidade máxima da bike e precisar parar a mesma rapidamente, precisarei utilizar os dois freios, correto? (Talvez um cachorro atravessando a rua na hora ou outra situação de emergência...) Com isso a bike iria morrer, creio eu... Qual seria o procedimento certo nesse caso? Acionar os freios e quando a bike estiver quase parando, largar o freio dianteiro e acionar a embreagem?

Leonardo Nunes

New member
Na minha opnião seria acionar tanto os freios quanto a embreagem, pois se você freia com o motor ainda desacelerando
ou na marcha lenta a dificuldade de parar é ainda maior.

defoncius

New member
Nesse caso é diferente dos automóveis então? Porque nos carros se você pisar na embreagem logo no início da frenagem (principalmente nas maiores velocidades) o carro fica solto e não tem a ajuda do freio motor para brecar, fazendo com que o freio fique sobrecarregado. Será que na bike não se aplicaria a mesma regra? No sentido de ter que pressionar a embreagem no final só próximo de parar a bicicleta para obter a ajuda do freio motor durante a frenagem?

rancatoco

New member
To com uma dúvida nesse ponto tb. Sempre quando chega uma descida eu aciono a embreagem pra não forçar o motor. Gostaria de saber se preciso fazer isso ou posso deixar engatado mesmo?

leonardo sonego

New member
Nas descidas o melhor a fazer é deixar desacelerada e ir controlando a velocidade no freio.
Se você descer com a embreagem ativada ela vai pegar muita velocidade e vai gastar a embreagem tbm.