Paralamas e tração (dianteira ou traseira?).

Sergio Floripa

New member
Como mencionei em minha mensagem de apresentação estou estudando a compra de uma bicleta elétrica. Notei que a Sense Wind possui paralamas que poderia classificar de convencionais. Já outros modelos Bicimoto, Dafra, etc ou não tem paralamas ou tem um pequeno protetor. São dispensáveis os paralamas? Outra questão diz respeito a tração dianteira ou trazeira. Em termos de equilibrio e dirigibilidade é indiferente ser tração trazeira ou dianteira? Quais são as vantagens e disvantagens? Observei que a bicimoto 350W tem tração dianteira, já o modelo 500W tem tração trazeira, porque? Obrigado. Sergio.

Carlos Mayer

New member
Olá, Sergio

A instalação de para lamas é opcional seja em bicicletas elétricas ou motorizadas. Fato é que muitos dos quadros a venda no mercado nacional não tem nem sequer a furação necessária a instalação deste acessório por isso muitas vezes são improvisadas soluções como para lamas presos ao tubo do selim/quadro.

A opção pelo kit de tração dianteira ocorre normalmente quando a bicicleta tem marchas com K7 instalado na traseira. Como o motor não permite a instalação de conjunto de K7 os proprietários de bicicleta com este tipo de relação (pinhões/marchas) normalmente optam pelo kit de tração dianteira deixando a roda traseira original da bicicleta com as marchas.

No caso de uma bicicleta convencional ou sem marchas a escolha recairá sobre a potência, o peso do condutor e também a topografia de onde a bicicleta equipada com o kit elétrico será usada... A opção sempre será de 350W para tração dianteira ou 500 Watts para tração traseira.

Eu escolhi um kit de Lítio para instalação na roda dianteira. Preferi manter a roda traseira original (com 7 pinhões) e também dividir melhor o peso adicionado a bicicleta já que o motor ficou na dianteira e o kit de baterias nas traseira...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sulI-RigEcfkPEGH0nvwZEPSSlk9CrJq1JRk0qRb6EYwRxU3CqCJVzpwvM6PJzc8sV0VLBajtaYkpn1xwnu70xAJtU9VAwrsFxA0hEDnaNiVrxg9LLv-erGw.jpg

Os dois kits são muito potentes e a condução pode ser suave ou mais agressiva dependendo da vontade do condutor. Se puder ajudar em mais alguma coisa não deixe de falar.

Forte abraço