O que eu fiz para melhorar meu kit 50cc 2T

Carlos Mayer

New member
Quase tudo pode ser melhorado. No que toca meu kit Bicimoto de 50cc 2T parece que as mudanças foram positivas pois já está em uso a quase 4 anos e chegando aos 15.000 (quinze mil ) quilômetros.

Estas alterações não são em absoluto imprescindíveis, mas melhoraram a minha motorizada 2 tempos em diversos aspectos. Dentre as mudanças posso citar:

* Troquei todos os parafusos, porcas, arruelas comuns e de pressão originais por similares de aço inoxidável

* Troquei os parafusos das tampas do motor por parafusos Allen de aço carbono

* Troquei a vela original por uma NGK B5HS

* Eliminei as conexões por plugue troquei todos os fios originais por fios maiores e refiz as conexões com solda. Assim meu chicote elétrico não tem emendas e nunca apresentou mal contato ou fios desligados

* Usei tubo corrugado em todo o chicote elétrico para maoir proteção e melhorar o acabamento

* Isolei o corta corrente dentro do punho do acelerador com uma camada de silicone

* Vedei as tampas do magneto e da embreagem com silicone de alta temperatura

* Instalei tiras de neoprene entre o quadro e os suportes do motor

* Instalei uma tira de lixa entre a braçadeira do esticador de corrente e o quadro (evita que o esticador rode e entre na roda)

* Instalei mangueira de combustível anti-chama e filtro de combustível de moto (imprescindível)

* Troquei a roldana do esticador por um pinhão de 10 dentes com um rolamento SKF

* Troquei o cachimbo original por um Bosch e o cabo de vela original por um de silicone ligeiramente maior

* Instalei farol de 3V-6W ligado ao magneto (fio branco) , farol auxiliar de Led da marca Serfas e luz de posicionamento também de Led da marca Cateye

* Instalei velocímetro digital da marca Cateye (esta marca é de excelente qualidade e não sobre interferência)

Quanto a questões que envolvem abastecimento e lubrificação. Uso única e exclusivamente gasolina comum, desde zero quilômetro óleo 2 tempos mineral da Motul. Nunca troquei de marca ou tipo. Ahhh e misturo 50Ml de óleo 2 tempos por litro de gasolina (poderia usar 43Ml mas estou satisfeito com os 50Ml)

Espero que minhas alterações sirvam de "guia" para aqueles que desejam uma motorizada mais segura, bem equipada e porque não dizer com melhor desempenho.

Forte abraço

hanubes

New member
Poderia postar fotos do pinhao 10 dentes com rolamento e como fez a adaptacao, será q disponibilizaria no site da bicimoto p compra? grato.

Carlos Mayer

New member
O pinhão de 10 dentes é peça de reposição da Bicimoto para os kits de 2 tempos. Você encontra no site.

O primeiro passo é levar o pinhão para um torneiro de forma que seja eliminada a "rebarba" a parte interna e o rolamento possa ser encaixado. O segundo passo é fazer um parafuso novo de acordo com o orifício do rolamento escolhido. Por fim uma chapa em L que deve ser fixada diretamente na bandeja traseira (isso pode variar de quadro para quadro) onde o novo sistema será fixado. No meu caso foi soldado ao quadro.

Esta é a idéia...

PQAAAGdVAJkXhakYlHNn3zh2tuoP6M_4rjzgfc5t_m3hGzzsO4VUXiHeuzrRrWjs4BsXcWVXy0NYyDaLfxe9mG5vVqUAm1T1UBgo3EuhypLuS-Eye1Lu5vjM80v4.jpg

Abç

Bengrosso

Banned
Tambem instalei um pinhão , usei o mesmo suporte original, tambem rolamentado, ficou muito bom, inclusive a vibração e o ruido da corrente sumiram.

matheus19

New member
carlos essa bina da foto e sua? queria saber como eles colocaram essa coroa, da impressão de ser bem mais fixa do que a que vem no kit pois e muito dificil alinhar a coroa sem contar que depois de certo tempo você tem que apertar os parafusos novamento devido ao assentamento das borrachas.

Carlos Mayer

New member
Não Matheus esta motorizada é uma gringa de onde copiei a idéia do esticador fixado à balança traseira.

Um dos problemas na fixação da coroa à roda traseira é a baixa qualidade dos parafusos originais que não permitem o aperto "ideal". A substituição dos originais por similares de aço inoxidável resolve (acredite) o problema de reapertos constantes já que podem ser mais apertados e consequentemente ficam mais firmes. Raiação dupla ajuda também... Abç

Canna

New member
Caro Carlos,

Neste post informa que substituiu o cabo de vela, acho interessante porém o cabo entra direto no CDI que é blindado - como fez a ligação do cabo de vela no CDI? Apenas com solda de estanho é possível trocá-lo?

Abraços,

Canna

mallagoli

New member
Fiz algumas mudanças na Filomena tbm.
Nas tampas coloquei parafusos alen de inox, o filtro de gasolina coloquei um sport com mangueiras ant-chamas tbm, o chicote de fios isolei todos, assim como coloquei silicone tbm na tampa do magneto.
O resto que estou fazendo esta sendo estetica da bike, como ela toda pintada de preto e detalhes dela de vermelho...
Mas de resto a filomena esta ao meu ver otima.

eu na minha bina troquei o cubo de esferas por cubos de rolamento com freio a disco e instalei a coroa do motor no cubo , isso ajuda muito pois nao força os raios da roda.
Também fiz uma modificação no esticador, uso a mesma braçadeira, mas com um rolamento instalado.
Nos parafusos, troquei todos por de aço.......
Alem de ter feito um reforço de solda no quadro todo, elle havia quebrado as soldas nas juntas.
isso me ajudou muito tbm...
Á unica coisa que me deixou triste, foi o fato de o motor não ter durado muito tempo,pois fiz um monte de coisas irregulares durante a faze de amaçiamento, estou novamente comprando mais um motor novo e agora vou seguir passo a passo para não cometer os mesmos erros que eu cometi na minha primeira bina.......

Carlos Mayer

New member
Canna minha motorizada de 50cc 2 tempos tem um kit que foi comprado a mais de 4 anos atrás na Bicimoto. Na época o cabo de vela era atarraxado no CDI e na vela... Nos modelos mais novos o cabo vem preso ao CDI... Infelizmente neste caso a solda não é recomendada...

Mallagoli ótimas alterações... Concordo com todas...

Danilo tal e qual o Mallagoli suas alterações eu chamaria de melhorias... O que vou dizer vale não apenas para você mas para todos os proprietários de bicicletas motorizadas... seguir o amaciamento e as instruções a risca, maneirar no acelerador respeitando o amaciamento, não carregar garupa, não abrir motor ou carburador desnecessariamente certamente colaboram e muito para a durabilidade do motor... Acredite foi amaciei meu 50cc 2 tempos a 4 anos atrás e estou com ele funcionando 100% até hoje...

Forte abraço aos amigos