Novato pergunta sobre motor eletrico para bike artesanal

Painter

New member
Amigos,

Estou chegando agora a este forum e não tive ainda oportunidade de ler todos os topicos para saber se ja foi respondida a pergunta que levo a voces, mas que preciso saber o mais breve possivel.

Estou montando uma bicicleta eletrica de modo artesanal, usando "sucatas".
Depois de uma batalha, consegui colocar o motor e pedal de forma independentes, e varios outros etc. que não vem ao caso agora.

Uso um motor de ventoinha de radiador (acho que é do FIAT Fiorino da decada de 1990) de código-modelo Bosch/Wapsa GPC 9 130 451 106 e não sei seus valores de potencia basicos como os Watts e RPMs.

Ele, a bicicleta funcionou, mas acho que o motor é muito fraco para puxar o peso da bicicleta e minha humilde pessoa, pois no plano ela vai, lento mas vai, mas na subida ele (o motor) não dá conta, é preciso se pedalar para ajudar, apesar de de não se fazer um esforço demasiado das pernas, e no caso a subida não foi muito acentuada, quando fiz o primeiro teste.

Pergunto se alguém que fez uma electric bike artesanal, qual motor usou para impulsionar a mesma?

Li em algum lugar, tempos atras, que motor eletrico para bicicleta deve começar com um de 500Watts pelo menos. Isto é fato?

Como mencionei, achei este forum hoje (23/08/15) e não tive oportunidade de ler todos ou pelo menos varios tópicos para me inteirar do caso deste tipo de veiculo.

Se algum colega puder opinar e/ou indicar um topico ou site para saber sobre esta minha duvida, eu desde já lhes agradeço.
Atenciosamente,

Oswaldo Felloni

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Oswaldo,
Se for para para uso geral (também para aclives acentuados), o melhor, realmente, terá que ter uma potência superior a 500W. Os motores de 350W ainda precisam de uma ajudinha das pedaladas.
Quanto a motores alternativos, poderá obter maior sucesso com motores de passo se conseguir achar algum em ferro velho.
Busque no YouTube e encontrará alguns videos sobre bikes elétricas caseiras.
:cool: