Motor travou

Joel

New member
Bom dia,

Tenho um motor 2T 80cc quase 5000km na qual cuido com muito carinho, mas acho que matei ele sem querer.
Meu escape caiu na rua depois de 1 ano utilizando a bina para ir e voltar ao trabalho, a rosca espanou.. como já havia acontecido antes, eu fui aumentando a dimensão do parafuso de fixação até não dar mais... decidi retirar a camisa do motor para levar a um torneiro para refazer a rosca do escape, preenchendo o furo de fixação e refazendo a rosca.
Após o serviço realizado, remontei o motor colocando a camisa novamente, carburador etc.. quando tentei liga-la, senti um ar saindo por baixo do cabeçote e vi que estava mal encaixado.. retirei novamente e corrigi o erro que era a junta torta.
Prendi tudo sem deixar folgas, e quando fui tentar liga-lo.. o pedal estava duro, então abri novamente o cabeçote e percebi que o pistão desceu e ficou.. não sobe por nada, a roda travou, se aperto o manete de embreagem, a roda libera.
Será que o motor fundiu do nada??, oque poderia ser?.. se fundiu, vou tentar comprar um 4T pq esse é meu segundo 2T que dura apenas 1 ano, tomo todos cuidados na hora de amaciar e as devidas lubrificações, e preventivas.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
com relação ao travamento do motor, posso opinar que, se o enchimento foi por solda, pode ter ovalizado onde o pistão passa. Se foi com a colocação de postiço, pode ter ficado um pouco desse material para dentro do motor. Não sei se um torneiro comum conseguirá retificar mas é aconselhavel levá-lo num oficina específica para isso. Não sei se vale o custo. A vibração e o calor auxiliam no espanamento da rosca. Tente minimizar isto colocando borrachas na fixação do motor e avalie se o motor não está esquentando em excesso. Minha opinião.
No caso da rosca espanada, para futuras manutenções, use a rosca postiça. Muito usado quando se quer rosquear no alumínio. Pode também tentar fazer uma rosca NC (rosca grossa em polegada). Vou buscar um site onde explica a rosca postiça e depois postarei aqui. Aguarde.

Joel

New member
Joel,
com relação ao travamento do motor, posso opinar que, se o enchimento foi por solda, pode ter ovalizado onde o pistão passa. Se foi com a colocação de postiço, pode ter ficado um pouco desse material para dentro do motor. Não sei se um torneiro comum conseguirá retificar mas é aconselhavel levá-lo num oficina específica para isso. Não sei se vale o custo. A vibração e o calor auxiliam no espanamento da rosca. Tente minimizar isto colocando borrachas na fixação do motor e avalie se o motor não está esquentando em excesso. Minha opinião.
No caso da rosca espanada, para futuras manutenções, use a rosca postiça. Muito usado quando se quer rosquear no alumínio. Pode também tentar fazer uma rosca NC (rosca grossa em polegada). Vou buscar um site onde explica a rosca postiça e depois postarei aqui. Aguarde.

Obrigado por responder, sobre ter ovalizado.. pode ter sido isso, mas o pistão saiu da camisa e está travado e não sobe mais. Eu já o utilizava com borracha para fixação no quadro.. pelo jeito perdi o motor mesmo.

Ademberd

New member
Joel, vai ter que desmontar ele para ver o que fez o pistão travar e aproveite e veja o estado dos rolamentos principalmente os da biela. Se não tiver juntas pode se usar uma fina camada de silicone de alta temperatura, é só limpar bem as partes onde será aplicado.

Joel

New member
Galera, agradeço a grande ajuda e empenho de vocês na nessa causa, acredito que ela será muito mais útil para pessoas que passarem por situação semelhante na hora de buscar por tópicos do forum.
No meu caso trocar todo esse conjunto não ajuda, já que o kit cilindro é praticamente 50% do valor de um motor novo, e como eu uso diariamente para ir e vir do trabalho, acabei comprando ontem no site da bicimoto um motor 4T, será a primeira vez que utilizarei um 4T de bicicleta, já baixei o manual e já o li 2x hahahaha.
Mas enfim, esse empenho de vocês ficará registrado no forum, e com certeza ajudará muitas pessoas, e quem sabe eu ainda decida ressucitar o 2T para monta-lo em uma nova bike.

Novamente, muito obrigado pela ajuda.

Att
Joel

Leonardo Nunes

New member
Ok joel, se quiser doar o 2 tempos eu sou candidato hehehe. O 4 tempos é uma boa escolha, espero que
você goste muito dele. Boa sorte ai com sua nova escolha. Abraço.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Joel,
Se tiver tempo vago, vc ainda pode salvar o seu motor, mesmo tendo adquirido outro.
Retire a camisa do motor e tente lixar onde houve a deformação (na carcaça de alumínio). Use a camisa como um gabarito "passa-não-passa". Depois disso, poderá usar o restante das peças para remontar o seu motor. Acredito que só a carcaça que deformou e mesmo assim, só na área do escape. Tente isso com calma e sem stress. Vai ressuscitar o seu velho companheiro de sempre.:cool:

Ademberd

New member
Joel, vai sentir uma diferença enorme, o 4t é mais silencioso e tem uma ótima arrancada além de não precisar misturar óleo no combustível, o que você precisa ter na bike é um velocímetro de boa qualidade que marque as quilometragens percorridas para poder efetuar a troca de óleo do Carter, procure usar óleo 10w30 sintético, boa sorte, qualquer dúvida estamos aí.

Joel

New member
Joel, vai sentir uma diferença enorme, o 4t é mais silencioso e tem uma ótima arrancada além de não precisar misturar óleo no combustível, o que você precisa ter na bike é um velocímetro de boa qualidade que marque as quilometragens percorridas para poder efetuar a troca de óleo do Carter, procure usar óleo 10w30 sintético, boa sorte, qualquer dúvida estamos aí.

Bom dia, estarei abrindo um tópico no forum 4T a respeito do óleo a ser utilizado, pensei que o correto fosse o mineral, tanto que até já o comprei.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vamos dizer que o óleo mineral é bom, o semi sintético é muito bom e o sintético é ótimo.
Se quer ter uma durabilidade maior no motor e evitar aquecimentos desnecessários, use o oleo sintético ou o semi-sintético. Evita a formacao de borra, mantém a viscosidade em alta e baixa temperatura, evita a formação de espuma de óleo e é melhor trocador de calor que o mineral. Outra coisa, é antioxidante, ou seja, evita corrosão e tem características de melhor adesão a metais. Os chineses não iam mandar colocar um óleo classe A mesmo, principalmente porque é direcionado para um mercado alternativo (mais barato) de transporte. Mecânica e manutenção simples.

Última edição: