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MECÂNICA GERAL
Carburação 2T e 4T
Motor liga e para ao desafogar e desacelerar
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<blockquote data-quote="SBP" data-source="post: 13232" data-attributes="member: 2949"><p>Boa noite Manuel,</p><p>vamos lá:</p><p>para padronizar nossa linguagem, em relação ao afogador vamos usar acionado/ativado/ligado quando ele estiver atuante, restringindo a entrada de ar (ele é como uma segunda borboleta que vem antes da principal, logo após o filtro de ar, e que quando desligado/desativado deve dar abertura total ao ar).</p><p>Continuando seus testes e ajustes, você realmente precisaria de uma broca para aumentar o jato/pulverizador principal, pois ele não possui nenhum tipo de ajuste da vazão (isso fica a cargo do fluxo de ar e diâmetro do orifício). Essa broca seria tipo assim (é o kit que eu tenho, paguei isso aí, cerca de 8 reais entregue em casa):</p><p><a href="http://www.ebay.com/itm/20Pcs-Mini-Micro-HSS-Twist-Drill-Bit-Set-0-3mm-1-6mm-Craft-Model-Tool-HAP-/191725248617?hash=item2ca3b72069" target="_blank">http://www.ebay.com/itm/20Pcs-Mini-Micro-HSS-Twist-Drill-Bit-Set-0-3mm-1-6mm-Craft-Model-Tool-HAP-/191725248617?hash=item2ca3b72069</a></p><p>Por sorte o jato/gicleur da lenta, que é o mais atuante até "entregar" a função para o principal (ou seja, em todas as arrancadas e acelerações até cerca de 1/6-1/4 da borboleta) possui um parafuso de ajuste! Nos carburadores dos últimos kits este parafuso vem tampado com uma tampa metálica e você não consegue vê-lo. A boa notícia é que já fucei nisso e é só remover essa tampa com cuidado que terá acesso ao parafuso de ajuste, que consegue dosar o gicleur da lenta.</p><p>Segue tópico referente ao assunto:</p><p><a href="http://bicicletamotorizada.net/threads/1850-Boa-not%C3%ADcia?highlight=not%EDcia" target="_blank">http://bicicletamotorizada.net/threads/1850-Boa-not%C3%ADcia?highlight=not%EDcia</a></p><p>Sugiro que antes de mais nada (isso é claro, se não for mesmo nenhuma obstrução, não for falta de óleo no filtro de ar etc) prossiga com testes com esse parafuso.</p><p>Outro assunto importante é o ajuste de válvulas. É muito importante que seja feito esse ajuste periódicamente para tudo estar tinindo (esse ajuste é feito com lâminas de espessuras específicas, e apesar de não ser muito complexo, não convém fazê-lo sem noção nenhuma e sem as lâminas). Se tiver as lâminas (custam cerca de 40 reais) posso ajudar com os procedimentos para ajuste (até se não me engano existe algo aqui no fórum sobre o assunto).</p><p>Mas continuando com o parafuso do seu carburador. Para ajustá-lo é bem simples (e espero que resolva).</p><p>Você deve parafusá-lo (rosqueando em sentido horário, delicadamente) até que encoste no fundo (não aperte, apenas encoste).</p><p>Desse ponto você deve observar o parafuso e ir desrosqueando (sentido anti-horário) até o ponto de melhor ajuste (lembrando que extremos de mistura não permitirão o motor funcionar). Quanto mais você desrosquear, mais combustível terá (mais rica a mistura).</p><p>Para fazer esse ajuste, sugiro começar tirando 2 voltas e meia a 3. Esse seria o ajuste correto, pois mais que isso (3,5+) já é sugerido que o jato seja maior. Menos que 1 volta e meia é sugerido um jato menor. Pode ser que seu parafuso com a vibração do motor tenha se rosqueado, "fechando" a passagem de combustível do gicleur da lenta, que deve estar insuficiente (faça os testes para confirmar isso).</p><p>Na verdade esse não será o único parafuso usado nesse ajuste, pois o parafuso plástico (preto) também deverá ser mexido juntamente (este parafuso "da lenta" é simplesmente uma pequena "trava" do acelerador, que abre um pouquinho a borboleta para permitir o motor funcionar em marcha lenta). Quanto mais você rosqueia esse parafuso, mais acelerado o motor ficará (mais aberta a borboleta e maior o fluxo de mistura). </p><p>Sugiro que comece com a lenta meio acelerada, e em seguida vá reduzindo sem deixá-la morrer. Nesse momento vá para o parafuso do gicleur e tente perceber o ponto em que fica com a maior RPM (isso se não tiver um tacômetro). A sugestão é que deixe levemente mais rica que isso (cerca de 1/8 a 1/16 a mais desrosqueado).</p><p>Tente acertar a vida com esses 2 parafuso e depois veja se ela roda bem em todas as faixas de aceleração sem o uso do afogador. Se sim, terminou!</p><p>Se não, talvez seja necessário mexer nos pulverizadores.</p><p>Boa sorte!</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="SBP, post: 13232, member: 2949"] Boa noite Manuel, vamos lá: para padronizar nossa linguagem, em relação ao afogador vamos usar acionado/ativado/ligado quando ele estiver atuante, restringindo a entrada de ar (ele é como uma segunda borboleta que vem antes da principal, logo após o filtro de ar, e que quando desligado/desativado deve dar abertura total ao ar). Continuando seus testes e ajustes, você realmente precisaria de uma broca para aumentar o jato/pulverizador principal, pois ele não possui nenhum tipo de ajuste da vazão (isso fica a cargo do fluxo de ar e diâmetro do orifício). Essa broca seria tipo assim (é o kit que eu tenho, paguei isso aí, cerca de 8 reais entregue em casa): [URL]http://www.ebay.com/itm/20Pcs-Mini-Micro-HSS-Twist-Drill-Bit-Set-0-3mm-1-6mm-Craft-Model-Tool-HAP-/191725248617?hash=item2ca3b72069[/URL] Por sorte o jato/gicleur da lenta, que é o mais atuante até "entregar" a função para o principal (ou seja, em todas as arrancadas e acelerações até cerca de 1/6-1/4 da borboleta) possui um parafuso de ajuste! Nos carburadores dos últimos kits este parafuso vem tampado com uma tampa metálica e você não consegue vê-lo. A boa notícia é que já fucei nisso e é só remover essa tampa com cuidado que terá acesso ao parafuso de ajuste, que consegue dosar o gicleur da lenta. Segue tópico referente ao assunto: [URL]http://bicicletamotorizada.net/threads/1850-Boa-not%C3%ADcia?highlight=not%EDcia[/URL] Sugiro que antes de mais nada (isso é claro, se não for mesmo nenhuma obstrução, não for falta de óleo no filtro de ar etc) prossiga com testes com esse parafuso. Outro assunto importante é o ajuste de válvulas. É muito importante que seja feito esse ajuste periódicamente para tudo estar tinindo (esse ajuste é feito com lâminas de espessuras específicas, e apesar de não ser muito complexo, não convém fazê-lo sem noção nenhuma e sem as lâminas). Se tiver as lâminas (custam cerca de 40 reais) posso ajudar com os procedimentos para ajuste (até se não me engano existe algo aqui no fórum sobre o assunto). Mas continuando com o parafuso do seu carburador. Para ajustá-lo é bem simples (e espero que resolva). Você deve parafusá-lo (rosqueando em sentido horário, delicadamente) até que encoste no fundo (não aperte, apenas encoste). Desse ponto você deve observar o parafuso e ir desrosqueando (sentido anti-horário) até o ponto de melhor ajuste (lembrando que extremos de mistura não permitirão o motor funcionar). Quanto mais você desrosquear, mais combustível terá (mais rica a mistura). Para fazer esse ajuste, sugiro começar tirando 2 voltas e meia a 3. Esse seria o ajuste correto, pois mais que isso (3,5+) já é sugerido que o jato seja maior. Menos que 1 volta e meia é sugerido um jato menor. Pode ser que seu parafuso com a vibração do motor tenha se rosqueado, "fechando" a passagem de combustível do gicleur da lenta, que deve estar insuficiente (faça os testes para confirmar isso). Na verdade esse não será o único parafuso usado nesse ajuste, pois o parafuso plástico (preto) também deverá ser mexido juntamente (este parafuso "da lenta" é simplesmente uma pequena "trava" do acelerador, que abre um pouquinho a borboleta para permitir o motor funcionar em marcha lenta). Quanto mais você rosqueia esse parafuso, mais acelerado o motor ficará (mais aberta a borboleta e maior o fluxo de mistura). Sugiro que comece com a lenta meio acelerada, e em seguida vá reduzindo sem deixá-la morrer. Nesse momento vá para o parafuso do gicleur e tente perceber o ponto em que fica com a maior RPM (isso se não tiver um tacômetro). A sugestão é que deixe levemente mais rica que isso (cerca de 1/8 a 1/16 a mais desrosqueado). Tente acertar a vida com esses 2 parafuso e depois veja se ela roda bem em todas as faixas de aceleração sem o uso do afogador. Se sim, terminou! Se não, talvez seja necessário mexer nos pulverizadores. Boa sorte! [/QUOTE]
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